Carol 17/01/2021Impressões da CarolLivro: Humilhados e Ofendidos {1861}
Autor: Fiódor Dostoiévski {Rússia, 1821-1881}
Tradução: Fátima Bianchi
Editora 34
416p.
"Humilhados e Ofendidos" é o primeiro romance publicado por Dostô, após seu regresso da prisão, na Sibéria. É considerado um marco de transição, a ponte que o leva às obras da maturidade: 'Crime e Castigo', 'O idiota', 'Os demônios', 'O adolescente' e 'Os Irmãos Karamazov'.
Ivan Petróvitch, alter-ego de Dostô, é o narrador e o primeiro trouxa que nos é apresentado. Ivan é noivo de Natacha, filha do honesto Nikolai Ikhmiêniev. Natacha é bela, é jovem, é volúvel e foge com seu "instant love" Aliócha, filho do mau caráter Valkóvski, que vê seus planos de riqueza ameaçados pelo casal de jovens inconsequentes e taca o terror.
Em paralelo, Ivan, o corno manso, fica encabulado com o véio Smith e seu cachorro Azorka. A curiosidade faz com que ele conheça a órfã Nelli, a personagem com maior discernimento da história inteira e, surpresa, as tramas irão se interligar.
Porém, preciso falar dele, destacar o embuste mor, Aliócha. Aliócha despertou, em mim, os instintos mais primitivos. Aliócha é pintado como um rapaz encantador e simples. Aliócha, na real, possui sérios problemas de deficiência intelectual, agindo como um bebê o tempo todo e é disso que resulta a atração que exerce sobre Natacha e Kátia, mulheres ditas espertas.
O livro é sobre a importância do perdão, sobre como a mágoa pode destruir laços familiares. No entanto, EU não perdoo Aliócha! Fosse eu Valkóvski, teria interditado meu filho há tempos. Teria interditado os jovens todos, à exceção de Nelli.
"Humilhados e Ofendidos", mesmo com as cenas melodramáticas, possibilita a Dostô umas experimentações literárias interessantes: a construção de personagens mais complexos, a abordagem de temas, que lhe serão caros, como o arrependimento, o perdão, as relações familiares, a diferença entre classes etc.
Ainda não é o melhor Dostô, mas já prende o leitor, que deseja saber como o enrosco vai se desenrolar.? Li "Humilhados e Ofendidos" para o debate no grupo de apoiadores do Canal Chave de Leitura, da @alineaimee.