Thams 22/10/2009
Um livro que vale a pena
O enredo, a princípio, parece mais do que batido: "menina órfã é adotada por bons cristãos e acaba tocando suas vidas tanto quanto e tocada por eles".
O livro cobre cerca de seis anos na vida da menina Anne Shirley, começando aos 11 e terminando, aproximadamente, aos 17 anos. Nesse intervalo, conhecemos a fundo Anne: suas carências, seus medos, suas esperanças e sua forma romântica de encarar a vida. Rimos com as trapalhadas em que se mete e das coisas que diz. Nos emocionamos com ela. Choramos suas tristezas e torcemos para que se torne a "boa menina" que tanto almeja ser.
L.M. Montgomery conseguiu transmitir não somente as emoções da sua personagem, mas ainda cada cantinho belo nos quais seus olhos pousam de uma maneira sublime. É possível visualizar cada flor, cada rio, cada pôr-do-sol. E tudo se torna lindo além de poético...
Trata-se de uma história de amor, amizade e valorização de virtudes hoje, talvez em boa parte, esquecidas. É preciso preparar-se para o deleite desse livro envolvente (470 página difíceis de largar) com seus risos. lágrimas e uma protagonista forte e apaixonante.
Anne de Green Gables é um livro excelente. Eu recomendo!