Maira Giosa 09/09/2021Depois de assistir à série Anne with an E, da Netflix, comprei toda a coleção de livros da autora canadense Lucy Maud Montgomery (em ebook, em inglés, por pouco mais de R$ 2). Foi uma das aquisições que menos valorizei, tanto pelo dinheiro quanto pela literatura, mas que está se mostrando infinitamente valiosa.
Não é muito difícil imaginar um retrato de Anne, no alto de seus 11 anos: ruiva, sardenta, tagarela, vivaz, imaginativa e inteligente. De uma energia vital e alegria contagiantes, Anne vê beleza em absolutamente tudo, inclusive nas tristezas e dificuldades de sua pouca idade.
Como qualquer criança cheia de imaginação, ela é uma espoleta, que ama a vida, os novos amigos e conhecidos. Viver ao seu lado é como um sopro de ar fresco. Anne me fez sonhar junto com ela ao pé da janela de seu quarto, rir de suas atribulações de criança e amá-la como a uma irmã.
Foi com mais surpresa ainda que, de certo ponto em diante, Anne se transforma de menina levada em uma moça mais comedida, embora ainda vivaz, mas com os pés mais no chão do que nas nuvens. A transição foi um pouco rápida, e me senti como a própria Marilla, que poderia ter presenciado a infância de Anne para sempre.
Mas ainda me resta uma série inteira de livros pela frente, e não vejo a hora de continuar acompanhando as aventuras de Anne de Avonlea.
site:
https://www.instagram.com/livrosdamaira/