spoiler visualizar1996 11/09/2019
Leve, cativante e sonhador
Bom, eu confesso que nunca tinha ouvido falar de Anne de grean gables, depois de muito tempo de relutância decidi assisti a série da netflix, e me encantei com a personagem e toda a sua propensão ao drama logo de cara, me senti traída por não conhecer a história antes, já que ela è conhecida por permear os corações de tantas pessoas por tantos anos. Terminei o primeiro livro em dois dias e já estou ansiosa para o próximo.
O livro fala sobre uma órfã que de tanta solidão e falta de referência desenvolveu uma imaginação muito frutífera, uma sinceridade ingênua, um carisma incomparavel, uma hábito de falar sem pensar e uma paixão por livros, oque proporcionou a ela um extenso vocabulario, para uma menina de sua idade. Causando sempre estranhesa as pessoas ao seu redor, mas com o tempo sempre as cativa. Ela foi adotada por engano por um casal de irmão ja velhos e solteiros, que queriam um menino, ao inves de uma menina, para servir de ajuda na fazenda. Mas acabam se rendendo a estranha criatura ruiva e magra, que usa palavras dificeis, e é indiscutivelmente muito esperta para a sua idade.
Quase metade do livro, a autora detalha a adaptação de Anne em grean gables, suas travessuras, que são sempre muito hilárias, as belas amizades que ela cativa, seus conflitos por ter uma mente acelerada, e uma evidente baixa auto estima, por ser ruiva.
Ela frequenta a escola e conhece Gilbert blythe, o jovem mais bonito da escola e também o mais inteligente, gilbert brinca com o cabelo ruivo de anne sem intençao direta de ofende-la. E ela se dispõe a não perdoa-lo, e a ser melhor que ele nos estudos, criando uma certa rivalidade por ele, e que depois de algumas tentativas de reconciliação por parte dele e despresadas por ela, A rivalidade é correspondida.
Os dois se afundam nos estudos e apartir daí o livro vai ganhando um clima menos infantil, e a autora resume alguns anos dos personagens, sem muitos detalhes, com mais responsabilidades, sem tirar a essencia dos personagens, eles passam de pré adolescentes, para adolescentes pré adultos, apesar de anne ter 15 anos apenas, ela começou a lhe dar com algumas escolhas que vão ditar vida dela. Diferente da série Anne e Gilbert quase não se comunicam, com exceção do final, em que eles finalmente conversam, sem rancores e rivalidades, essa é a parte mais fofa dos dois no livro.
A narrativa é Leve, cativante, e impressionante. Amei a maneira que os personagens são descritos, e as falácias de Anne em relação a algumas pessoas que quase sempre era compatíveis com o que todos pensavam, mas pelo decoro, não podiam admitir. E isso é expressado ingênuamente por ela.
O primeiro livro me apresentou uma Anne aventureira, dramatica, ingenua, intenssa, como tambem é na serie da netflix,
porém alguns dos personagens, e temas abordados na série não fazem parte da historia original, como o amigo de Anne e uma senhora que ambos são gays.( Mas é claro que esses assuntos raramente seriam abordados na época em que o livro foi escrito) entre outros personagens que não são apresentados no primeiro livro.
A série deu outra visão do livro sem mexer na essência dos personagens. Nela a relaçao deles são mais exploradas, de um jeito leve, de olhares imcompreendidos e secretamente apaixonados, e uma rivalidade mais abrandada, comparada ao livro.
a série o foco central é na adolescência travessa dela, algumas descobertas de Anne, e um amadurecimento um pouco mais lento, dando a ela um papel um tanto infantil comparado com Gilbert.
Pois na série ele perde o pai, e passa por uma fase de amadurecimento, ele lhe da com questões de autoconhecimento, e explora outros lugares e apesar de os dois serem muito fofos na tela, me senti um pouco indiferente á relaçao deles, uma falta de sintonia no amadurecimento dos dois. Porém fizeram um trabalho lindíssimo na série, os personagens foram muito bem interpretados oque tornou as variações do roteiro não tão relevantes.
o livro apesar de seguir um rumo bem menos moderno que a serie, é belíssimo nos diálogos, na narrativa, e no fluxo dos pensamentos de Anne, a autora detalha a natureza com a mestria de quem é rodeada por ela, e eu curiosa pesquisei cada planta e arvore e flor por ela citada, oque me fez imergir mais ainda na historia, o livro merece todo o sucesso que tem, acabei de terminar o primeiro e minha ansiedade me empede de jantar hoje, me sinto sabotada em um modo Anne, mas começarei o segundo hoje mesmo.
Minha nota é 5 pois achei a escrita da autora inteligente, ainda que as vezes um pouco compacta.
A autora não deixou a criança interior dela morrer, pois só assim conseguiria capturar a infância da personagem com tantos detalhes.