dora!! 29/08/2024
There?s no place like home !!
(escrevendo enquanto ouço as músicas do filme)
O filme de 1939 é um dos meus favoritos da vida, e quando vi que esse livro (especificamente essa versão) estava barata, consegui comprar. A capa é belíssima e tudo muito bem decorado, acho uma graça.
Sobre os assuntos técnicos, eu fiquei bastante decepcionada, na verdade, pois esperava algo bem fiel ao filme ? no caso, esperava que a obra audiovisual fosse parecida com a da literatura. Claro que a culpa foi completamente minha, por manter as expectativas altas, mas ainda assim. Me encontrei tendo uma certa dificuldade com a leitura, porém, pelo menos essa versão, tem uma linguagem bem contemporânea, o que não me deixou confusa em momento algum!
Fiquei muito chocada em como a viagem deles durou, provavelmente, semanas, e que realmente tiveram muitos desafios durante o caminho, algo que no filme não é muito detalhado.
Gostei muito da Dorothy, Totó e Espantalho. O Homem de Lata achei bem hipócrita em muitos momentos, porque dizia-se sem emoção, mas salvava algumas criaturas e outras machucava sem sentir nada, e a questão de ?não ter coração? nesse quesito era esquecido. O Leão eu não senti nenhum apego, mas não desgosto assim como o Homem de Lata.
Acredito que o impacto sobre Oz e os sapatos de cristal são coisas realmente chocantes quando não se sabe, mas já tinha assistido ao filme, então não fiquei tão surpresa.
Enfim, eu achei o livro com muitas citações e críticas que ainda fazem sentido nos dias atuais, o que é genial e triste ao mesmo tempo.
Acho que muitos momentos poderiam ter sido tirados, porque percebi que chegou uma parte que era só enrolação. Também desgostei do ritmo acelerado relacionado à escrita depois dos 70 ou 80% de leitura, porque foi tudo muito rápido; entretanto, por um lado, achei legal essa jogada, para não enrolar com coisas mais chatas, como acontecia em diversos outros momentos.
Eu recomendo a história, mas é aquela para ficar lendo de pouquinho em pouquinho, sem pressa de acabar imediatamente. É um enredo gostosinho de ler e gostei, apesar de ainda preferir o filme!
?