Rafittha 29/04/2024
O Mágico de Oz
Um clássico maravilhoso!
Já fazia muito tempo que não consumia nada sobre O Mágico de Oz, tudo o que eu me lembrava era de Dorothy e sua jornada em uma terra estranha e mágica e sua busca pelo retorno ao seu lar. Agora, involuntariamente após a leitura, sobra o sentimento de contentamento e a lamentação. O primeiro pela oportunidade de adentrar em um universo tão incrível e único e o segundo pelo sentimento de querer ter lido antes. Visto como um dos maiores contos de fadas da história e através de uma construção simples, O Mágico de Oz, torna-se um clássico obrigatório e indispensável que pauta a construção do imaginário até a contemporaneidade.
De forma engenhosa e confiante, L. Frank constrói uma narrativa completa que versa sobre o valor da amizade e o poder de acreditar em si mesmo. O autor trata a autoestima, a cooperação mútua e mostra, da forma que só um conto de fadas é capaz, que muitas vezes aquilo que buscamos está dentro de nós e que não há melhor lugar no mundo do que o nosso lar. Com personagens cativantes, profundos porém simples, que compõem uma perspectiva sobre a vida.
Dorothy é uma personagem cativante, decidida e forte, com uma personalidade à frente do seu tempo. Mas é o espantalho que rouba a cena. Um personagem complexo e com um desenvolvimento perfeito e com um destino inevitável.
Recomendo a leitura para todos, inclusive, incentivo para que leiam para todas as crianças que puderem. De fato é uma história com muito a acrescentar para o desenvolvimento do imaginário infantil e consequentemente uma construção de cenário de vivência. Funcionou perfeitamente para mim como uma leitura de descanso e relaxamento em meio a leitura mais densas e a correria do dia a dia.