joaoemanoellz 07/07/2023
Passeando pela estrada de tijolos amarelos...
A primeira vez em que li "O mágico de Oz" a três anos atrás lembro de não ter ficado nada satisfeito com enredo e desfecho da obra.
O universo criado pela mente de Frank Baum já estava presente em minha memória desde a época de menino quando assisti ao clássico filme de 1939 em uma tarde após a escola. Lembro de ter ficado extasiado com todo aquele universo - algo que, como já disse, não ocorreu quando li o livro pela primeira vez.
Foi pensando nisso que resolvi fazer está re-leitura, indo totalmente de cabeça aberta e pensando no livro como ele mesmo, e sem qualquer comparativo com a obra cinematográfica. Chega a ser incrível como esse pequenos detalhes fazem toda a diferença quando você decide acompanhar uma história.
Dessa vez pude apreciar o conto de uma maneira bem ampla, foi prazeroso acompanhar todo o desfecho de Dorothy até conseguir voltar para casa e as lições aprendidas durante a narrativa que está repleta de aprendizados sobre autoconfiança, e até mesmo questões e morais e políticas presentes na Cidade das Esmeraldas.
Não vou me estender muito sobre a narrativa, mas fica aqui a minha indicação, espero que assim como eu vocês também possam viajar junto com Dorothy e seus amigos pela estrada de tijolos amarelos.