@vidaliterata 23/11/2022
Sabe aquele livro que vc gostaria de ter lido quando criança? Pois então. Mas este é um conto de fadas modernizado, segundo o próprio autor na introdução do livro. Nele conhecemos Dorothy, uma menininha que mora com os tios e o cãozinho Totó, numa casa humilde na zona rural de Kansas, nos EUA. A vida dela era monótona, sem cor, e tudo muda quando um ciclone (ou tornado) surge e leva sua casa, literalmente, para os ares.
Dorothy acaba dormindo e acorda na Terra de Oz, um lugar com pessoas diferentes e criaturas mágicas. Mesmo assim, Dorothy ainda quer voltar para casa eé aconselhada pela Bruxa Boa do Norte a pedir ajuda ao Mágico de Oz, que mora na Cidade das Esmeraldas. Dorothy então começa uma longa jornada até lá.
Durante a travessia, ela encontra personagens icônicos e cativantes que passam a acompanhá-la na jornada: o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. Todos eles possuem um desejo individual para pedir ao Mágico de Oz; mal eles sabemn que já possuem qualidades dentro deles.
Confesso que a história demorou um
pouquinho pra me prender no começo, mas foi melhorando ao longo dos capítulos e fui me deixando levar.
É um livro bem leve e agradável que trata sobre amizade e autoconhecimento, com personagens bem desenvolvidos e carismáticos.
Foi bacana e divertido acompanhar as
aventuras e o aprendizado dos personagens. E apesar de ser um clássico, é bem tranquilo de ler, sendo ideal para pessoas de todas as idades.
Fiquei até instigado a ler os outros livros da série um dia. Super recomendo!