Nadini.Maria 18/08/2024Esta é a minha primeira vez lendo o clássico da literatura infantil O Mágico de Oz , de L. Frank Baum. Eu, é claro, vi o filme de 1939 estrelado por Judy Garland , então estava familiarizado com a história.
Recapitulação rápida da história: Dorothy Gale se vê levada para a terra mágica de Oz durante um furacão, matando a Bruxa Má do Oeste no processo. Ela então está em uma missão para encontrar o caminho de casa. Para fazer isso, ela deve visitar o grande e poderoso mago, Oz no Reino Esmeralda - ele é o único que pode conceder seu desejo. Em seu caminho, ela faz amizade com um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão e eles têm muitas aventuras antes de chegarem ao Reino Esmeralda.
Há alguns elementos na história que não aparecem no filme ? a terra da porcelana delicada, por exemplo ? então foi legal ler sobre eles junto com todos os clássicos, como os munchkins, a estrada de tijolos amarelos e os macacos voadores?
Uma ligeira transição aqui, mas o surpreendente para mim sobre O Mágico de Oz foi que ele deu contexto e simpatia aos macacos voadores. Esses personagens literalmente me aterrorizaram quando criança, embora mais por sua representação no filme Return to Oz de 1985 , que abandonou a magia infantil do original em favor da produção cinematográfica garantida para deixar as crianças traumatizadas. (Entre os macacos voadores, os wheelers e a rainha com suas muitas cabeças, pesadelos foram tidos.)
Mas voltando ao material original ? O Mágico de Oz conta uma história moral maravilhosa sobre autoestima, amizade, confiança e não acreditar em tudo que você vê. Acho que uma mensagem moral forte é muito positiva em uma leitura infantil, então esse livro ganhou muitos pontos com migo.
Fiquei chocada com o quanto algumas cenas do livro pareciam mais apropriadas para crianças, enquanto outras pareciam muito mais sombrias (o homem de lata detalhando seus membros sendo cortados, o espantalho quebrando os pescoços dos pássaros). No geral, o filme é muito mais assustador com mais foco na Bruxa Má, mas adorei ver as ideias originais de Baum e como elas influenciaram o filme clássico.