Valquiria Apa 30/08/2013
Quando iniciei a leitura não tinha expectativas, não sabia o que ia encontrar ao virar as páginas.
Ler este livro foi um desafio, tanto quanto resenhá-lo não só pelo tema, mas também por haver muitos termos médicos e científicos.
Como o próprio autor diz, a Experiência de Quase Morte (ou EQM) é um tema complexo e que cada pessoa que vivencia o faz de uma maneira diferente. Não cabe aqui, portanto, discutir ou justificar se tal experiência é ou não real, ou se os lugares em que o autor relatou ter passado existem realmente ou não. Indo por este lado estaria abordando um tema igualmente complexo que é a religião, o que também não importa aqui.
O que eu fiquei imaginando desde o inicio da leitura foi a angústia e a dor que os familiares de Eben passaram durante todo aquele período.
Ver um cirurgião e cientista renomado e, acima de tudo, pai de família saudável, ativo e que está acostumado a curar os outros (ou pelo menos que faz o possível para que isto aconteça), do outro lado da historia, com uma doença grave que, até então não tem motivo aparente e que não responde aos tratamentos não deve ter sido nada fácil. Ver as esperanças se esvaindo e a certeza da morte aumentando dia após dia, menos ainda.
Desde as primeiras páginas admirei (e admiro) a tamanha força, amor e fé que uniu esta família.
Apesar de não relatar em detalhes a EQM pela qual Eben passou (em relação a lugares e tal), não posso deixar de dizer que cada vez que me deparava com capítulos em que ela - a EQM era relatada eu me lembrava de uma novela que eu assistia quando criança, chamada A Viagem. Não pelas senas em si, mas pela sensação de paz que os personagens e ambientes traziam. Desta forma pude ter uma pequena noção do que Eben sentia – ou vivenciava – durante seu estado de coma. Não dor, nem sofrimento e sim, amor, gratidão e aprendizado imensos.
Até agora fico imaginando o tamanho da mudança que este fenômeno causou na vida deste homem e de sua família, curando as feridas do passado e por que não dizer o futuro também?
Fiquei imaginando quão feliz e ao mesmo tempo difícil foi ver a recuperação de Eben, as dúvidas e as incertezas quanto ao futuro dele, uma vez que seqüelas ficariam depois de tanto tempo em coma.
Tem também a questão da batalha que ele trava até os dias de hoje, para tentar mostrar ao mundo que a ciência e a religião podem sim andar lado a lado.
Uma Prova do Céu é um livro envolvente que nos deixa, acima de tudo, uma mensagem de fé e esperança e nos mostra quão importante é termos a família ao lado em todos os momentos.
Super recomendo a leitura, porém, devo registrar aqui que se EQM é um tema do qual você tem receio ou, você não gosta de livros com termos médicos e científicos, talvez seja melhor você deixar este livro para uma próxima vez.
Quanto à edição e diagramação não tenho nada de que reclamar. A revisão foi muito bem feita, o livro é curto bem como seus capítulos. Aliás, preciso dizer aqui que quando falei que cada vez que me deparava com capítulos em que ela - a EQM era relatada, quis dizer que os capítulos são alternados entre a vida da família e acontecimentos enquanto ele esta em coma, relatos do que o autor vivencia durante seu estado de coma e há também capítulos em que Eben nos conta seu passado.
Apesar do tema e da escrita – me refiro aqui mais uma vez aos termos técnicos - serem um tanto quanto difíceis de assimilar, foi uma leitura rápida em que mal vi as páginas passarem.
A capa me encantou em sua simplicidade, aliás, foi por causa da borboleta que eu realmente quis ler o livro.
Espero que tenham gostado da resenha, este livro fez parte da Promoção Julina da qual o blog participou.
site: http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/2013/08/resennha-uma-prova-do-ceu-dr-eben.html