A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17678 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


hemisouls 15/11/2024

A vontade do oprimido é de se tornar um opressor
Gostei bastante desse livro. A escrita é fácil e ele é curtinho, então a pessoa termina ele rápido que nem percebe.
Há uma crítica nele, como todos os livros de Orwell, mas esse eu gostei mais. A partir do momento que você percebe que os mais manipuláveis são os que não tem quase nenhum conhecimento, uma chavezinha gira dentro da sua cabeça. Recomendo muito esse livro, ele é muito essencial para a humanidade.
comentários(0)comente



BArbara1093 15/11/2024

.
Uma boa crítica, um livro fácil também, tive que ler pela escola, mas mesmo se não fosse desse jeito seria bom ler.
comentários(0)comente



Laryssa.Kellen 14/11/2024

Atemporal!!!

Incrível como George consegue escrever algo a tanto tempo e ele ser ao mesmo tempo tão atual. A crítica social que esse livro trás é completamente sensacional e nos dá um choque de realidade avassalador.
comentários(0)comente



Lara2025 14/11/2024

Não esperei nada, entregou uma boa história
Bom, eu acho que o livro retrata problemas muito importantes e que normalmente não pensamos em relação ao totalitarismo e ao antigo governo soviético de uma maneira leve e fácil de entender. É uma história legal, triste e engraçada ao mesmo tempo
comentários(0)comente



Agat(h)a 14/11/2024

Uma bomba super estimada
Livro ruim da peste, da primeira vez que li fiquei acanhada e acabei dando 5 estrelas GRANDE ERRO porque é um livro HORRIVEL RASO e IRRITANTE
aurashiiii 14/11/2024minha estante
Deus abençoe a vida dos leitores sinceros??


Agat(h)a 14/11/2024minha estante
ninguém ira me calar!!!!!!


aurashiiii 14/11/2024minha estante
KKKKSSKSKS




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberta.Carmo 14/11/2024

Primeira obra do Orwell
Primeiro livro que li do Orwell. Há muito tempo com vontade em realizar a leitura de alguma obra do mesmo, e decidi começar por essa. É de fácil compreensão, a crítica passada no livro é muito boa!
A leitura é cativante, e dá para realizar em 1 dia.

Aproveitei meu dia de folga e foi uma ótima escolha de leitura. Recomendo e muito, já estou ansiosa para ler outras obras dele.
comentários(0)comente



Marina.Deodato 13/11/2024

Um retraro lamenteavelmente preciso de como um sonho compartilhado por muitos pode ser manipulado para se tornar a chibata de poucos
"[...] De certa maneira, era como se a granja tivesse ficado rica sem que nenhum animal houvesse enriquecido - exceto, é claro, dos porcos e dos cachorros"

Li "A Revolução dos Bichos" pela primeira vez aos 15 anos e me surpreendi profundamente com o que encontrei. Durante muito tempo, me fizeram crer que era uma fábula que criticava o comunismo/socialismo, e lembro que ESCOLHI lê-lo porque minha irmã mais nova, que aos 12 anos já era uma das menininhas mais politicamente conscientes que eu conheço, leu e me disse que era, na verdade, uma crítica ao capitalismo.

Durante a leitura, questionei-me se ela estava realmente certa, afinal, todos os capítulos descreviam o que eu tinha aprendido na escola sobre a Revolução Russa, e a cada ação dos porcos eu tinha mais e mais raiva do regime socialista. Isto é, até que eu ler a frase mais amarga que uma garota de 15 anos já tinha lido. "[...] As criaturas olhavam de um porco para um homem, de um homem para o um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era aporco". Foi aí que entendi que minha irmã estava certa.

Mais tarde, vim descobrir que a ideia equivocada que eu tinha desta obra era fruto da propaganda política da Guerra Fria. Quando lançado, os aliados capitalistas "censuraram" a obra por ser abertamente uma crítica aos Russos, que estavam ajudando a combater os Nazistas, contudo, assim que começou a Guerra Fria, o polo capitalista se apropriou e distorceu a obra de Orwell para os próprios interesses. Desta forma, "A revolução dos bichos" foi usado como instrumento para alimentar o imaginário popular como se o comunismo fosse o próprio Bicho Papão comedor de criancinhas.

O ponto é que Orwell escreveu umca crítica ao processo de formação de governos totalitárioa e a hipocrisia de como o processo socialista russo se desviou de seu objetivo inicial, tal qual Napoleão distroceu as falas de Major para tornar ele e os outros porcos a classe opressora, sustentando seus luxos e vícios com o trabalho de outros animais sem nunca produzir nada, da mesma maneira que os homens.

Isso é particularmente interessante quando consideramos que em uma fazenda, porcos só contribuem para a economia quando vão para o abate. Acho que isso diz muito sobre a função e destino das classes opressoras,

É uma fábula de advertência sobre como as ditaduras nascem, e por isso, faz sentido que em momentos de grande polarização política ele seja um dos primeiros livros da lista de livros banidos. Em um país em que as pessoas não leem, é fácil dominá-las com ameaças inexistentes, como os porcos faziam com o "retorno" do Sr. Jones.
comentários(0)comente



Eduardo 13/11/2024

Revolução dos bichos
Podemos tirar várias analogias como o cancelamento da internet, políticas públicas de certo politico A que dão certo após o B assumir muda nome politica pública e assume os louros . Mostra o culto ao líder
comentários(0)comente



Gustavo..rz 13/11/2024

Uma analogia do prelúdio de 1984
"As criaturas lá fora olhavam de porco para o homem, e de homem para porco, e de porco para homem novamente; mas
já era impossível dizer quem era quem."


Leitura muito boa, fluida e interessante. A história é muito bem conectada e a metáfora com figuras históricas como Stalin é evidente. As produções de Orwell me fazem ter muita vontade de revirar a história por trás de suas obras, estou extremamente vidrado no período da revolução bolchevique. Não é atoa a relevância que seus livros possuem, deveria ser uma leitura obrigatória.
comentários(0)comente



JewweSchaffer 13/11/2024

Primeiro conto do Orwell que leio
Poderia ter terminado o livro em 1 dia já que o mesmo é curto e fácil de ler, uma sátira muito boa ao totalitarismo e corrupção do poder com referencias claras a Trotsky e Stalin. Apesar de ter uma clara critica a união soviética comunista, é mais sobre corrupção do poder quando o mesmo é controlado por uma pequena porção de seres. Também há criticas ao capitalismo mas são mais sutis. Minha única critica seria ao final que surge de repente, mas curti a história mesmo assim, os únicos personagens que tive um afeto foi o brabo Sansão e o pobre Bola-de-neve, agora irei ver como foi a adaptação em animação que fizeram do livro que também foi o primeiro longa-metragem animado britânico (mesmo que o filme seja criticado por mudarem o final por que foi financiado pela CIA ainda tenho vontade de ver).
comentários(0)comente



FabiaSabado 13/11/2024

Ser igual não garante igualdade
Uma fábula que merece a fama que tem!
Um manifesto sátiro ao antitotalitarismo, em especial, ao Stalinismo (socialismo implantado na União Soviética de viés autoritário que inspirou o conto).

Por meio do universo distópico criado pelo autor, a sociedade não possui existência autônoma, isto é, devido o empobrecimento ideológico, a falta de pensamento crítico e a ignorância coletiva dos animais (equiparado aos humanos) estes são manipulados e explorados à medida que a sua inocência intelectual aceita qualquer narrativa inventada ou falsificada que lhes forem apresentados, sem que busquem questioná-las ou repensá-las

À medida que os animais sofrem durante a narrativa e o sistema totalitário vai se criando e agravando, o leitor se revolta com os personagens e questiona "meu deus, por que eles não reagem?", e é exatamente isso que deixa a leitura intrigante e emocionante, entender que eles não o farão..

No papel de espectador, é interessante reparar na ingenuidade dos animais quando sempre justificam a sua realidade ruim pela lembrança de uma pior. Por terem a memória de um evento traumático, eles aceitam como justo qualquer coisa posterior a ele, porque, mesmo que seja pior, não são capazes de reconhecê-lo como tal.

Ainda, a ironia presente quando os animais acreditam que expulsar os humanos da fazenda é um ato reconfortante (já que assim serão comandados pela mesma espécie) é digna de reflexão, já que é o momento em que se discute a máxima principal do livro: "todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros", isto é, existem classes inferiores em todas as espécies, mesmo que se afirmem como iguais. Porque ser igual em nada tem a ver com garantir igualdade.

Ao fim, o mais interessante é perceber a passagem do tempo no que diz respeito ao esquecimento dos acontecimentos. Os anos passam, a memória esfria e naturalmente os animais esquecem dos princípios e fundamentos que narraram toda a sua existência até então.

"Em certo sentido, a Fazenda parecia ter ficado mais rica sem que nenhum animal enriquecesse"
comentários(0)comente



larafaleiro 12/11/2024

Boa crítica e fácil leitura.
A crítica de Orwell sobre o governo de Stalin é clara, e a mudança de um Napoleão oprimido pra um Napoleão opressor é interessantíssima de ler.

Talvez eu não tenha conhecimento o suficiente pra entender o motivo de alguns falaram que o livro é anticomunista, já que pra mim a crítica do autor não é ao socialismo em si, e sim ao risco do ser humano sentir o poder em suas mãos.

Minha única ressalva em relação ao livro é a falta de "problemas" e críticas ao personagem que retrata o Trotsky (Bola de Neve), fora isso, achei um bom livro.
comentários(0)comente



Lyncoln 12/11/2024

Alerta as revoluções utópicas!
É uma crítica feroz ao demonstrar que os oprimidos, ao obterem uma fagulha de poder, podem acabar se tornando opressores, com falsa filantropia, alienação, ignorância (essa, mãe de todos os problemas), doutrinação e propaganda manipulativa. Isso expõe bem a dualidade entre a visão utópica do bem social e a natureza corruptível e ambiciosa do poder, mostrando que revoluções são esperanças disfarçadas de um diabolismo sangrento
comentários(0)comente



17678 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR