A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17687 encontrados | exibindo 1606 a 1621
108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 |


Matheus.Queiroz 04/07/2022

Realista e assustador como condiz muito com o cenário político atual! Leitura extremamente necessária. E que porco desgraçad0ooo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wane 25/11/2022

A narrativa é uma alegoria e uma sátira sobre o totalitarismo, mais especificamente fazendo uma referência a Revolução Russa, de 1917.

O livro começa a história na fazenda Granja do Solar, onde os animais que ali viviam estavam em extrema insatisfação com a vida que levavam e com a gestão dos humanos.

Assim, surge entre os bichos, sobre a influência dos porcos, a ideia de uma revolução. O movimento tinha como principal objetivo colocar os animais no porde, para assim construir um novo lugar onde os bichos teriam uma vida melhor e digna, onde os humanos não seriam mais pertencentes da granja. A revolução ocorre e os porcos ficam no comando por serem consideradosos animais mais "inteligentes", condenando e criando as leis, fazendo assim a centralização do poder em suas patas.

É interessante ver a descrição de cada personagem e a percepção que cada um deles tem sobre os acontecimentos, personagem esses que fazem uma referência muito forte com a realidade.

Em particular, acho muito interessante o papel do burro, o único personagem que consegue ver a realidade e os acontecimentos de forma mais crítica, já presumido o que iria acontecer, mesmo que o mesmo não faça questão de declarar a sua opinião sobre os fatos para os demais animais. Dessa forma, eu poderia até afirmar que o animal mais inteligente da granja seria o burro.

É um livro de leitura rápida com uma narrativa tranquila. Quem nunca a leu pode até julgá-la como uma história infantil, devido ao título e aos personagens da história, que são realmente bichos. Mas na verdade, o livro é uma fábula sobre poder, política e relações humanas, carregado de crítica e realidade, que abre as portas para diversas reflexões...
comentários(0)comente



Ricardo.Santos 04/09/2021

Moinho de vento
A história retratada por Orwell não poderia está sendo tão atual.
Podemos perceber que a ignorância em aprender e abrir bem os olhos os levam a "queda" eminente sem que nem se observe a própria.
A manipulação da história descrita e apresentada pelas mudanças nos (mandamentos), nos alerta e nos faz voltar os olhos para o fato de nos dias atuais estar-mos cada vez mais a mercê da manipulação, e vivendo exatamente assim como os bichos da fazenda do solar, aonde o proletariado trabalha cada vez mais por menos, para que gozem de riqueza aqueles que têm o poder.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
MoreiraFabio 30/06/2021minha estante
Perfeita análise!




alice kaspbrak 06/11/2021

todos deveriam ler
amei demais demais, é uma metáfora muito boa que todos conseguem compreender, vai me ser útil em debates, na escola e até em conversas sobre o totalitarismo (e comunismo tbm?)
Edileide 06/11/2021minha estante
Livro bom demais ?




maria18434 02/09/2021

quatro pernas, bom; duas pernas, melhor!
eu jurava que a leitura seria cansativa, mas eu li em 1 dia e o livro me surpreendeu bastante, não imaginei que em menos de 100 páginas seria isso tudo que falam. mas sim, é um livro extremamente inteligente e necessário, com frases impactantes e críticas a tantas coisas... gostei principalmente do final, aquela reviravolta dos porcos que pode ser interpretada de várias formas
comentários(0)comente



Ruanna 18/03/2022

Melhor Obra de George Orwell
Não sei nem o que falar dessa obra mais que sensacional, magnífica, surpreendente e fantástica criada por George Orwell, minha primeira leitura dele e me encontrei sem palavras pra descrever. O que ainda consigo falar é que está no meu TOP 5 de leituras de 2022.

A forma como ele usa de uma distopia pra retratar um dos momentos mais marcantes da nossa história moderna chega a ser SURREAL de tão impactante e avassaladora, uma leitura que simplesmente você não consegue parar de ler até o fim.

Dica: quem for professor(a) é um excelente livro pra se usar em sala de aula!
comentários(0)comente



Flavia Sena 01/07/2021

Antes de tudo, acho que é muito importante ler os textos complementares (pelo menos na minha edição, existiam). O autor menciona que a história foi baseada nos eventos acerca do socialismo na União Soviética, mais especificamente na tentativa de derrubar o "mito" que fazia as pessoas serem manipuladas ou passarem pano, evitando críticas. Arrisco dizer que ele foi como um "Benjamin", mas que em vez de ficar quieto, tentou acordar os outros através de suas narrativas (e talvez algumas outras ações que desconheço). Entendi que ele não era contra o socialismo, como algumas pessoas acabam comprando a ideia desse livro, mas sim simpatizava com seus ideais sem deixar de ser crítico. Já o texto do Hitchens ajuda a amarrar alguns nós e contextualizar o que aconteceu na realidade e como foi abordado no livro, também fazendo críticas.

Eu diria que esse livro é um "resumão" de como o poder afeta as relações e suas consequências, num labirinto de manipulações que só sendo desconfiado ou calejado pela vida pra perceber. Os animais tinham diferentes níveis de percepção, fazendo com que a tirania de alguns ultrapassasse os limites.

Como reflexão, ficou reforçado pra mim que "fake news" sempre existiram, só mudaram de veículo. Na verdade, hoje já há tanta informação circulando que somos vencidos pelo cansaço, por não saber em que confiar, e faz pensar por quantos filtros aquela informação passou até chegar a nós. Parece inevitável considerar que a gente só sabe o querem que saibamos.
comentários(0)comente



rosesinwinter 01/09/2021

a revolução dos bichos - 2021
eu li o livro na expectativa que tivesse o mesmo impacto que 1984 teve em mim, mas não foi esse o caso. não consegui me conectar com os personagens, com a história e nem com a leitura, toda hora estava me distraindo.
já li representações melhores de movimentos e períodos políticos, acabei de decepcionando um pouco. entretanto, eu recomendaria esse livro para os meus alunos caso eu fosse uma professora de história e também ao meu irmão, quando ele aprender sobre esse contexto histórico.
li, mas não gostei e muito menos amei, dou uma nota de 3 estrelinhas de 5.
comentários(0)comente



Souzariiana 10/07/2022

Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder...
Wow! Que livro!!

Sinceramente queria realizar uma resenha, porém não tenho palavras pra descrever o misto de emoções (raiva, alegria, tristeza) ao qual percebia a semelhança da vida real, relatada neste livro de forma lúdica. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Osman.Siqueira 02/07/2021

Estamos numa situação semelhante
Que livro revelador! Mostra como funciona o poder autoritário e manipulador representado por um porco chamado Napoleão que aos poucos vai minando os direitos mais preciosos dos outros animais que não tem nenhum entendimento, o fruto do seu trabalho, a vida e ainda consegue embutir com suas mentiras o fato que está correndo tudo muito bem e que foi tomada as iniciativas corretas para proteger a integridade e o bem estar de todos. Estamos vivendo um tempo semelhante aqui em nosso país.
MilaMagalhães 10/07/2021minha estante
Quero muito ler esse livro




Karen 15/03/2022

incrível
?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco?.

Esse livro nos faz pensar se não vivemos como eles, se o poder não nos sobre a cabeça e se nossas ações e ganância não prejudica o outro.
Uma incrível analogia sobre o que acontece atualmente com a gente.
comentários(0)comente



Thiago Duarte 22/10/2022

Quatro pernas, bom, duas pernas, ruim.
Livro que conta a história de uma rebelião causada pelos animais de uma fazenda contra seus donos, pois, para os bichinhos, a vida deles não passa de uma exploração para satisfazer as necessidades dos homens. É nesse sentido que os animais unem forças para expulsar o fazendeiro Jones de sua fazenda a fim de que eles consigam tomar o controle e viver harmoniozamente.

Encabeçada pelos porcos, mais especificamente Bola de Neve e Napoleão, os quais são considerados os mais inteligentes, a rebelião tem êxito e o objetivo maior- expulsar o homem da fazenda- é conquistado. É então que se estabelece uma ideologia chamada de Animalismo a qual é regida por sete mandamentos que fariam dessa nova sociedade justa, igualitária e adversa a qualquer costume que fosse provindo ou que os fizessem ser comparados ao ser humano.

Entretanto, por mais que em certo momento aquela sociedade perfeita imposta pelos porcos de fato acontece por um curtíssimo período, ela, na verdade, acaba sendo em um todo utópica, uma vez que os porcos que vão tomar a frente de comandá-la, por eles serem os mais inteligentes e conseguirem ser bons de lábia e mais do que isso: manipuladores. Por sua vez, aquela sociedade deixa de ser harmônica, democrática e passa a ser uma ditadura, pior ainda de quando os animais tinham os humanos como seus donos.

Nessa fábula deliciosa, divertida e muito cheia de controvérsias, faz total sentido o que Maquiavel já dizia: "Dê poder a um homem, e verás quem ele é." Nesse caso, o arquétipo desse homem na narrativa é atribuído aos porcos os quais através do seu poder de persuasão conseguem convencer que suas ideias são as melhores para todos os animais, mesmo elas sendo totalmente antiéticas.
comentários(0)comente



Danilo 11/03/2022

Homens são porcos
Uma ótima sátira que representa o regime de Stalin na antiga união soviética.
Muito atual, infelizmente.
Recomendo
comentários(0)comente



17687 encontrados | exibindo 1606 a 1621
108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR