A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17680 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


psraissafreire 12/03/2021

Uma crítica muito fácil de ser lida
Oi, gente! Depois de ler "1984", comecei a ter uma certa cobiça em ler essa obra que está sendo resenhada. "A Revolução dos Bichos" é um livro curtinho, mas que traz muitas reflexões sobre um período histórico bem conturbado (época que a ditadura stalinista reinava a União Soviética/ atual Rússia). Então vamos lá.

Na chamada Granja do Solar, animais estão cansados de serem explorados pelos seres humanos. Por isso, em nome de um lema que dizia "quatro pernas é bom, duas pernas ruins", eles irão causar uma revolta que fará com que tomem o controle da propriedade, expulsando os odiosos Homens. Porém a demora é curta quando percebem que nem tudo será tão igualitário assim, e os porcos vão tomar o controle em relação aos outros bichos.

Bom, gostei muito de como Orwell conseguiu fazer uma crítica precisa a "funcionalidade" do totalitarismo. O massacre de massas, manipulações de informações, falta de alimento e falsa propaganda foram criticadas de forma fácil a ser entendida. Este livro tem uma escrita bem mais simples se comparada a "1984", porém as duas são obras grandiosas e muito importantes para construção de pensamento histórico. Acho que só não dei 5 estrelas porque achei muito curto, mas vale a pena cada página.

O prefácio e os apêndices presentes na edição lida por mim valem muito a pena ser conferidos, já que contextualiza muito o momento histórico em que a obra foi escrita. Obrigada por ler até aqui!

"Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros."

"[...] aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra."
comentários(0)comente



Yasmim320 01/11/2021

Incrível!
Por mais que o conto seja uma sátira escrita à época stanlinista durante a Segunda Guerra, é extremamente atual e causa ainda extremo desconforto ao se relacionar com situações modernas. Recomendo a todos, leitura super válida.
comentários(0)comente



Tiago1275 16/08/2022

Um livro indicado pra todos, e podem tirar suas próprias conclusões, sobre exemplos de mundo igualitário que alguém pode pregar, se é realmente possível existir. George Orwell foi muito honesto nesse livro não fazendo vista grossa pelas consequências que viu acontecer mesmo vindo de algo que ele acreditava.
comentários(0)comente



Jéssica 07/10/2021

Percebe- se que todos são corruptos em algum momento (homens ou animais). A intenção de uma revolução foi boa, porém a ganância e a busca por poder fez com que tudo fosse perdido, e suas ideologias deixadas de lado. Esse livro é o espelho de nossa sociedade, escravizamos os mais fracos, fazemos lavagem cerebral e aterrorizamos os nossos aliados, e até matamos quem é contra nós. Enfim a maldade e a ganância nos move, sempre achamos que somos melhores e mais inteligentes que os outros. Um livro muito bom, porém que dá muita raiva, e quando vc acha que irá melhorar só piora.
comentários(0)comente



Clara 10/09/2023

Magnífico!
Li pela primeira vez em 2008, aos catorze anos, como paradidático do colégio. Na época, não tinha a maturidade e senso crítico que tenho hoje e gostei, mas nada de mais.
Este mês, tive a oportunidade de reler em ocasião do aniversário de 10 do clube do livro de que faço parte e, sob outra óptica, achei o livro genial e magnífico. Todos deveriam ler esse livro para melhorar o senso crítico.
comentários(0)comente



bookslettie 20/03/2024

"A Revolução dos Bichos" de George Orwell é um clássico rápido e de fácil entendimento.

Nele acompanhamos, literalmente, uma revolução dos bichos na granja em que vivem. Ao decorrer da história o ditado "o oprimido se torna opressor" se torna realidade e é um tanto quanto aborrecedor ver os porcos se tornando tiranos na primeira oportunidade que tiveram.

Considero um livro triste pois retrata muito do mundo no qual vivemos. Recomendo-o para quem quer entender um pouco mais de governos totalitários e como complemento de estudo.
comentários(0)comente



Maria.Luiza 31/01/2023

Eu achei o livro incrível, o George Orwell é um gênio, apresentou ideias sobre o Stalinismo de uma maneira muito fácil de compreender.
comentários(0)comente



Jessica.Woidaleski 14/02/2024

Uma fazenda onde os animais se revoltam com o seu dono e decidem toma-la.
Os porcos assumem o comando dizendo ser a fazenda o melhor lugar.
comentários(0)comente



byanolv 01/03/2023

?Quatro pernas bom, duas pernas ruim.?
Não sei como descrever A revolução dos bichos. Me encontro extremadamente triste e impressionada com o livro. Nunca esperei uma leitura tão fluida e gostosa como foi. 5/5!
Anderson277 03/03/2023minha estante
Tenho o livro 1984,quero trocar pela revolução dos bichos. Tem interesse??




mrafaelas 29/03/2021

Necessário
Distopias frequentemente são leituras mais críticas, difíceis de engolir, mas extremamente necessárias. A revolução dos bichos não é diferente e embora seja um livro curtinho, a crítica e o conteúdo desse livro é absurda. Fora que o texto é de fácil entendimento e tudo ao mesmo tempo que é muito claro é também muito sutil.

Obs.: o box do Orwell da Novo Século ficou simplesmente lindo. Eu estou apaixonada pela arte, conteúdo e qualidade que entregaram.
comentários(0)comente



Camy 17/01/2021

Uma sátira inteligente e afrontosa, que segue várias décadas depois ainda fazendo história...
Bruna.Messias 17/01/2021minha estante
Amoooooo

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros" O IMPACTO DESSA FRASE MEU PAI




Jeff 10/03/2021

Um clássico é um clássico né ??
? O enredo do livro, é bem fácil de ser compreendido e a leitura flui naturalmente.
? Foi incrível ler a obra de George Orwell. Essa sátira traz diversas reflexões, possuindo realizar conexões com os acontecimentos desagradáveis que já aconteceu - e acontecem até hoje - na política pública.
? A representação das características humanas, aos animais são claras, os porcos são a classe opressora, inteligente e que realizam manipulações nas leis para se beneficiarem,
e os outros animais são os trabalhadores que almejam sobreviver e melhorar suas condições de vida.
? Uma granja sem igualdade, ao acesso de informações, sem discussões políticas e sem tempo para a reflexão, é facilmente manipulada.
? Liberdade significa o nosso direito de dizer as pessoas o que não querem ouvir. " Detesto cada palavra que o senhor diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dize-las"
comentários(0)comente



Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Simples e necessário
Uma história nem tão recente, mas muito atual. É preciso um conhecimento pelo menos básico para compreender a ideia do texto, e um conhecimento mediano para entender o texto todo logo de cara.

Vale a reflexão. E vale ler por fora sobre os objetivos do autor nesta escrita e como ela surgiu. Faz tudo ficar ainda mais interessante.
comentários(0)comente



Jenickson 02/08/2020

A Revolução dos Bichos
Eu ressignifiquei o que eu entendia por "crítica" após ler este grande clássico contemporâneo da literatura mundial, que tanto foi perseguido, criticado e, claro, censurado (até hoje, inclusive). Então, pude entender o porquê disto.

Uma leitura extremamente rápida e muito fácil de ser compreendida, mas com um significado, uma mensagem muito, muito importante.

George Orwell (que na verdade é um pseudônimo de Eric Arthur Blair) escreveu este livro como uma forte crítica nada discreta à revolução Russa, e ao socialismo soviético que ali estivera implementado. E no decorrer da leitura, e também com grande ajuda dos textos de apoio que contém nesta edição, você começa a enxergar exatamente o que Orwell estava querendo falar a partir da sua fábula.

***

Sobre a história:
A partir do momento em que os animais da Granja do Solar começam a ficar insatisfeitos com a forma que são tratados pelos humanos que são donos do local, reúnem-se e planejam uma grande revolução. Os porcos, considerados os mais inteligente entre os demais, tornam-se líderes do ato. Os cachorros, a força militar. Os cavalos, fiéis servos, e os demais só seguem as regras que lhes são impostas, como as ovelhas, galinhas, etc.

O lema é um só: todos os bichos são iguais (sétimo mandamento)!

Eles constroem sete mandamentos, e a intenção é que todos cumpram, inclusive os porcos. Contudo, não é bem isso que a gente vê no decorrer da trama. Os porcos, líderes, começam a modificar algumas leis para benefício próprio. E paralelamente a isto, os outros animais não paravam de trabalhar arduamente para construir a grande fazenda dos bichos.

A partir de então, começamos a perceber uma série atitudes dos porcos que pouco diferem dos humanos que foram expulsos daquela fazenda, até chegarmos ao fim da história e ver que já não existia mais sete mandamentos, mas sim, apenas um:

"Todos os bichos são iguais, mas
alguns bichos são mais iguais do que outros."

***

Ao ler a fábula, temos a sensação de que sempre haverá estratificação na nossa sociedade, em que um está sempre acima do outro, e nunca, verdadeiramente iguais. Isso acontece inclusive no socialismo, ideologia política que julga a total igualdade entre todos, mas, não é bem isto que vemos hoje e sempre.

Estamos longe, muito longe, de criarmos um modo de viver em sociedade na qual todas as pessoas sejam livres e gozam de sua liberdade em todos os âmbitos, sem ser prejudicados por quem historicamente está acima de você, seja a classe média-alta, políticos, etc. Seja por conta de tributação. Eu só sei que, esta sociedade em que os bichos viveram não está tão distante de nós, e devemos estar muito atentos. Sempre. Democracia, amigos. Democracia.

Quero reler sempre. É uma leitura que nos faz enxergar o mundo de uma forma diferente, ou, na verdade, da forma que ele realmente é.
Pedróviz 13/08/2020minha estante
Resenha objetiva, clara, esclarecedora. Parabéns.


Jenickson 14/08/2020minha estante
Muito obrigado!




17680 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR