Jenickson 02/08/2020
A Revolução dos Bichos
Eu ressignifiquei o que eu entendia por "crítica" após ler este grande clássico contemporâneo da literatura mundial, que tanto foi perseguido, criticado e, claro, censurado (até hoje, inclusive). Então, pude entender o porquê disto.
Uma leitura extremamente rápida e muito fácil de ser compreendida, mas com um significado, uma mensagem muito, muito importante.
George Orwell (que na verdade é um pseudônimo de Eric Arthur Blair) escreveu este livro como uma forte crítica nada discreta à revolução Russa, e ao socialismo soviético que ali estivera implementado. E no decorrer da leitura, e também com grande ajuda dos textos de apoio que contém nesta edição, você começa a enxergar exatamente o que Orwell estava querendo falar a partir da sua fábula.
***
Sobre a história:
A partir do momento em que os animais da Granja do Solar começam a ficar insatisfeitos com a forma que são tratados pelos humanos que são donos do local, reúnem-se e planejam uma grande revolução. Os porcos, considerados os mais inteligente entre os demais, tornam-se líderes do ato. Os cachorros, a força militar. Os cavalos, fiéis servos, e os demais só seguem as regras que lhes são impostas, como as ovelhas, galinhas, etc.
O lema é um só: todos os bichos são iguais (sétimo mandamento)!
Eles constroem sete mandamentos, e a intenção é que todos cumpram, inclusive os porcos. Contudo, não é bem isso que a gente vê no decorrer da trama. Os porcos, líderes, começam a modificar algumas leis para benefício próprio. E paralelamente a isto, os outros animais não paravam de trabalhar arduamente para construir a grande fazenda dos bichos.
A partir de então, começamos a perceber uma série atitudes dos porcos que pouco diferem dos humanos que foram expulsos daquela fazenda, até chegarmos ao fim da história e ver que já não existia mais sete mandamentos, mas sim, apenas um:
"Todos os bichos são iguais, mas
alguns bichos são mais iguais do que outros."
***
Ao ler a fábula, temos a sensação de que sempre haverá estratificação na nossa sociedade, em que um está sempre acima do outro, e nunca, verdadeiramente iguais. Isso acontece inclusive no socialismo, ideologia política que julga a total igualdade entre todos, mas, não é bem isto que vemos hoje e sempre.
Estamos longe, muito longe, de criarmos um modo de viver em sociedade na qual todas as pessoas sejam livres e gozam de sua liberdade em todos os âmbitos, sem ser prejudicados por quem historicamente está acima de você, seja a classe média-alta, políticos, etc. Seja por conta de tributação. Eu só sei que, esta sociedade em que os bichos viveram não está tão distante de nós, e devemos estar muito atentos. Sempre. Democracia, amigos. Democracia.
Quero reler sempre. É uma leitura que nos faz enxergar o mundo de uma forma diferente, ou, na verdade, da forma que ele realmente é.