A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17681 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Clara 03/03/2024

Só li porque vou ter que fazer duas provas sobre esse livro e eu já tinha ele parado na minha estante por anos
Junior 03/03/2024minha estante
Mas é bem interessante falando sociologicamente. Qnd vc compara com as relações trabalhistas e políticas capitalistas é isso aí tudinho né




skuser02844 01/05/2023

Camaradas do céu. Que história!
Bom dia! O sol já nasceu lá na fazendinha!
Acorda o bezerro e a vaquinha
Tá na hora de acabar com a burguesia"

Não é nenhum segredo que este livro é uma crítica em forma de metáfora sobre um governo totalitarista. Mais em específico sobre a revolução Russa do qual George Orwell viveu.

Tudo se passa na fazendinha chamada granja do solar, onde os animais são explorados, mal tratados e forçados a trabalhar e conviver com a pior espécie que já pisou na fase da terra. O ser humano.

Mas se o ser humano não coloca ovo igual uma galinha, não dá leite igual a vaca (Por favor não pensar besteira), não tem a força do cavalo e nem consegue dar a seta no trânsito igual qualquer primata. O mistério que fica é, qual é a sua utilidade na fazenda?

Essa pergunta surge de um velho porco e como se fosse o Crack nos anos 80, acaba viciando a todos e fazendo com que uma fagulha de revolução surja no coração dos nossos pobres escravos.

O tempo passa e o porquinho Karl Marx vai de bacon. Mas suas ideias continuam permeando as mentes desses bichos. Dia após dia. Exploração após exploração. O que antes era um sonho, agora se tornava um grito de socorro. E como todo grito de socorro, se não vier junto de um soco bem dado, não valeu de nada. E esse grito vêm com uma sequência de patadas, mordidas e coices.

Pronto, animais comandando a fazenda. Só alegria e felicidade. Dá para deixar a gente sonhar como diria o Ronaldinho Gaúcho. Porém não é muito assim não. Os porcos assumem a liderança e começam o trabalho de tornar a granja do solar grande de novo.

Apartir daqui é spoiler e spoiler é coisa de comunista. Capitalista mesmo compra o livro e vê o resto da história.

Eu amo este livro de paixão e por boa parte da minha vida entendi ele de uma certa forma. Sempre achei que fosse uma crítica ao comunismo como um todo. Claro que o fato do escritor ter vivido este período e ter escrito essa metáfora como forma de sátira do que ele viveu, é um grande reforço para a forma como eu pensava antes. Só que mesmo com essas questões eu gosto de ver o livro como uma grande sátira do totalitarismo como um todo. Uma sátira da exploração. Do quanto somos vítimas de um sistema que existe antes de nós e vai continuar depois que partirmos. Somos pequenas peças que existem para que os donos da máquina continuem fazendo ela funcionar enquanto eles possam comprar leite condensado ou jet-ski. Somos o que Rick e Morty denominou como "Escravidão com algumas coisinhas a mais".

Por fim, vivemos escolhendo entre humanos e porcos. Uma pena que ainda vai levar um tempo até percebermos que são a mesma coisa.
Arengueira.Guimara 03/05/2023minha estante
KKKKKKK mano mds, eu acho esse livro chato com todas as minhas forças mas vendo sua resenha deu vontande de ler só pra ver se mudo de opinião, comédia demais.


skuser02844 03/05/2023minha estante
Te dizer que tive o mesmo problema de início, não consegui animar ler logo de cara. Depois que me passaram o contexto e me disseram o que significava o livro eu me animei e li ksksksksksmsm




pjmvitoria 03/02/2023

é um ótimo livro com uma mensagem bem semelhante e igualmente importante a de 1984, do mesmo autor.
não amei mas recomendo a leitura.
comentários(0)comente



www.jo 25/04/2023

Simples e bom
Me sinto mal dando menos de três estrelas pra um classico como esse. É um livro simples, na narrativa e pra ser entendido, e bem curtinho, o que eu gostei. Uma das partes que eu mais gostei sobre foi o final em aberto, um final que não precisa de continuação. Crotica social foda nesse livro, mas isso já era esperado. Enfim, gostei, um livro clássico mas bom e simples de ser lido.
comentários(0)comente



Isac 02/06/2023

Atemporal!!
Quando falamos de um livro que atravessa gerações e o conteúdo nele continua sendo atual, a Revolução dos Bichos é esse livro! Nele Orwell crítica o regime político da antiga União Soviética (atual Rússia) que na época era liderada por Stálin. A crítica é feita à toda sua forma de governo e por extensão qualquer governo que se assemelha, o que é muito oportuno, pois a obra foi escrita no período da Segunda Guerra Mundial.

No livro Orwell usa de animais para fazer uma crítica social e política. Na história os animais liderados por porcos, fazem uma revolução local tomando a fazenda para si e expulsando o fazendeiro, defendendo os ideais como liberdade, igualdade e direitos, mas na prática vemos que não funciona assim e quem está no poder sempre vai oprimir e gozar de mais direitos e regalias que os demais, uma crítica social direta sobre o favorecimento dos ricos em cima dos proletariados.

Se você quer ter uma visão diferenciada sobre o assunto, esse é o livro, recomendo muito! Único ponto negativo é a história curta ou sou eu que me acostumei com livros longos? Seja como for, o livro atinge seu objetivo.
comentários(0)comente



Deysiane 17/05/2024

"era impossível distinguir quem era homem, quem era porco"
Eu poderia dizer que o pequeno número de páginas é um defeito (é tão bom que eu queria mais!), mas na verdade o livro é completo; ele mostra de forma breve como até mesmo a educação está comprometida se, desde a infância, as crianças forem instigadas a agir de determinada maneira, já que a falta de instrução pode gerar situações nas quais evitem dar uma opinião, "a despeito do terror [...] e do hábito arraigado após tantos anos, de nunca se queixarem, nunca criticarem, pouco importava o que se sucedesse".
E apesar de tudo ter começado com as melhores intenções, os animais logo se esqueceram do conselho que o velho Major deu na pág. 15: "Lembrai-vos também de que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios [...]. E principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais."
Ainda que o livro seja repleto de referências, as críticas podem ser observadas em qualquer relação humana, e é essa generalidade que faz com que esse clássico seja o que é. Mais que recomendo sua leitura, imploro!
Lizard King 22/06/2024minha estante
Impossível não ficar emocionad@ com essa frase no final do livro. A relação com nossa realidade e como é atual impressiona demais!
Ótima resenha! Deu vontade de revisitar a obra.




Chim.Jinx 16/09/2023

A Revolução Dos Bichos ?
Gostei muito da temática do livro. Não tinha muita expectativa (porque meu cunhado quem me apresentou e ele não tem bom gosto pra livro ?) , mas me impressionei, de verdade. Li uma versão especial com desenhos (não infantis, aquelas BEM realistas), então foi mais fácil de imaginar os cenários.
Nicolas523 16/09/2023minha estante
Esse livro é muito bom, me fez passar muita raiva com algumas situações. ?


Vehalcantara 16/09/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ?


Chim.Jinx 16/09/2023minha estante
/Nick
Simm, senti muita raiva lendo ?


Chim.Jinx 16/09/2023minha estante
/Vehalcantara
Com certeza




Lav5 19/06/2023

Não é um gênero que eu gosto muito, então acho que foi por isso que não gostei tanto. Mas o livro é bem escrito, com várias críticas a sociedade Socialista e, para quem gosta desse tipo de livro, é muito bom.
comentários(0)comente



Paulo.Henrique 12/02/2024

Manipulação e controle da informação..
De toda as mensagens da fábula a que mais me deixou inquieto é a manipulação e controle da informação. A maneira como a informação é distorcida alterando a percepção dos ?animais? com a finalidade exclusiva de se manter no poder, seja na promessa de mudança ou na melhoria das condições de vida foi me provocando uma sensação de indignação absoluta.. Da bem pra se fazer um paralelo com o Brasil atual, principalmente quando se observa a polarização política e o uso das redes sociais para difundir informações seletivas ou distorcidas, influenciando a opinião pública..
comentários(0)comente



Blind Q. 09/09/2024

Apesar de ser um livro de crítica política, consegue ser bem fluido e didático na mensagem que busca passar
comentários(0)comente



LeonardoGS89 07/04/2024

A Revolução dos Bichos é uma obra que transcende o tempo e o espaço, se destaca por sua narrativa envolvente e sua habilidade em discutir temas profundos de maneira acessível.
George Orwell, através de uma linguagem clara e um estilo de escrita direto, consegue transmitir uma mensagem poderosa sobre a natureza do poder e a facilidade com que os ideais podem ser corrompidos.
A trama se desenrola de maneira que mantém o leitor envolvido, com reviravoltas que são tanto surpreendentes quanto pensativas, a progressão dos eventos é bem estruturada, levando a momentos de tensão e revelações que são tanto impactantes quanto significativas, uma obra que se destaca por sua narrativa cativante e ritmo ágil.
A habilidade de Orwell em contar uma história complexa com clareza e fluidez é notável, os personagens, embora sejam animais, são ricamente desenvolvidos e apresentam uma gama de personalidades que refletem a diversidade do comportamento humano.
A história começa com uma revolução idealista, onde os animais da Fazenda Solar, que depois viria a se tornar Fazenda Animal e no final voltaria para o antigo nome, se unem contra a opressão humana, no entanto, à medida que os porcos assumem o controle, a utopia prometida se desfaz, a liderança de Napoleão, um dos porcos, torna-se cada vez mais autoritária, e os princípios da revolução são abandonados em favor do poder e do privilégio, a transformação dos porcos, que gradualmente adotam os vícios humanos, serve como uma metáfora para a corrupção inerente ao poder absoluto, a frase icônica ?todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros? ressoa como um eco das promessas traídas e da hipocrisia que pode surgir em qualquer sistema político.
Orwell demonstra uma maestria na construção de um mundo fictício que, apesar de sua simplicidade superficial, é repleto de camadas de significado e simbolismo.
A história flui de forma que cada capítulo contribui para o desenvolvimento do enredo e dos personagens, culminando em um final que é ao mesmo tempo inesperado e inevitável.
comentários(0)comente



Isa 21/10/2020

A Revolução dos Bichos é perfeitamente esplêndido
Impressionante como o livro a Revolução dos Bichos, publicado em 1945, explica de forma brilhante o comportamento atual dos nossos políticos. Ainda estou tentando assimilar tudo que foi lido.
A critica que essa obra traz, de forma metafórica, me fez refletir muito em como a essência de um sistema é apagada quando envolve o poder. Sem dúvidas é um livro que deve ser lido por todos.
Vinicius 24/10/2020minha estante
Crítica perfeitamente esplêndida




Erick.Prates 01/10/2020

Atemporal
Uma leitura fácil mas ao mesmo tempo muito profunda, uma sátira política inteligente e muito bem escrita da ditadura stalinista;
Acredito que o George Orwell tinha a intenção de criticar qualquer regime totalitário e ditatorial mas principalmente a restrição de liberdade.
comentários(0)comente



Paty.Vilela 15/08/2020

Clássico dos clássicos
Incrível como passam-se os anos e este livro continua atual. Conversa muito com a época sombria que estamos vivendo. Ao final da leitura, eu estava com receio e nenhum pouco esperançosa com o futuro que nos aguarda. Orwell escreve muito bem, não deixando a leitura ficar cansativa em nenhum momento. Nota máxima. Todo mundo deveria ler!
comentários(0)comente



17681 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR