A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17681 encontrados | exibindo 751 a 766
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 |


BuffoniGui 27/05/2024

Fábula vívida, atemporal e realidade moderna
Após sua morte, o discurso do porco Major leva todos os animais da Fazenda Solar a se rebelarem contra e expulsarem o fazendeiro e seus criados na primeira oportunidade que os bichos têm, assumindo o controle total do local. Ao estabelecer um sistema democrático com os porcos Bola de Neve e Napoleão, a vida dos animais parece melhorar muito para todos, mas o tempo vai revelando a corrupção do poder e a tirania do coração dos líderes que passa a ser pior do que o antigo fazendeiro!

Eu não esperava uma história e escrita tão simples e direta, mas crítica e profunda ao mesmo tempo acerca do uso do poder nos governos. Com um humor sagaz do início ao fim — que vai escalando, ficando ácido e absurdo até a última página da obra —, é uma bela de uma monstruosa reflexão sobre nós mesmos, do nosso coração corrupto, e como podemos ser animalescos uns para com os outros.

Uma obra atemporal de uma sociedade paralela à nossa, recomendado demais para todo ser humano ler!
comentários(0)comente



Caroline457 17/04/2023

Baita crítica ao autoritarismo
George Orwell sabe como metaforizar a história de uma maneira impecável, mesmo por meio de uma escrita curta e fácil. A Revolução dos Bichos é uma fábula simples mas indispensável. 

Podemos perceber no livro, assim como na realidade, que a presença de problemas e da necessidade de um processo de renascimento devido a um período de decadência social na sociedade pode contribuir para o surgimento de movimentos revolucionários. Da mesma forma, a obra nos deixa bem perceptível o fato de que a construção de simbologias, bem como o sentimento de coletivismo e união torna a população mais alienada aos fatos, tornando-os mais suscetíveis à submissão e a violência. O final do livro me deixou bem apreensiva, uma vez que todos os valores construídos no início de enredo entraram pela culatra devido aos interesses individuais de um certo grupo. 


"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS
MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS."
Luiz Figueiredo 26/04/2023minha estante
O final do livro é chocante


Jhaze 26/04/2023minha estante
Grande obra clássica!




Kiki 19/04/2023

Clássico, com leitura fácil e acessível para todas pessoas.
A Revolução dos Bichos é uma dura crítica ao fim levado pela Revolução Russa de 1917, à sua burocratização e sua transformação em ditadura. Não é um ataque ao socialismo em si, mas sim ao totalitarismo. O livro é uma crítica aos movimentos que apesar de pregarem a igualdade, foram distorcidos e se revelarem ditaduras cruéis que favoreciam poucos em detrimento de muitos.
É uma leitura fácil e acessível para todas pessoas. Gostei muito
comentários(0)comente



godochiplay 09/06/2021

Todo mundo deveria ler!
Esse com certeza entra na categoria de livros que todos deveriam ler um dia! Um livro que retrata de forma sarcastica e simples como um governo ditatorial não da certo no decorrer do tempo, que mesmo nascendo de uma ideia boa, se perde no final. É um livro para todas idades, pois mesmo retratando de um assunto bem pesado, o escritor faz dele um "conto de fadas"(como diz o proprio subtitulo do livro), que até para uma criança seria um bom livro(não levem ao pé da letra e deem ele para uma de 7 anos ler, vocês entenderam o que quis dizer...). Enfim, todo mundo um dia deve dar uma chance para esse livro, se tivesse 10 estrelas daria sem pensar duas vezes.
comentários(0)comente



Dani 20/10/2020

Leitura surpreende e atual
Quando iniciei a leitura tinha expectativas e fiquei meio surpresa com ia acontecendo aos poucos pois não parecia ser real mas o livro consegue facilmente ser interpretado de várias formas nos mais variáveis assuntos, fiquei pasma com o final que ficou um pouco em aberto assim como muitas injustiças que acontecem no nosso cotidiano, ótima leitura ainda mais para quem gosta de aspectos sociais.
Simone 20/10/2020minha estante
Está na minha lista




Ayla 04/10/2020

Mudam as peças, o jogo é o mesmo
Uma fábula que em poucas páginas explica de maneira simples como os regimes totalitários se implantam e absorvem completamente as nações sem que lhes seja possível insurgir ou denunciar as condutas paradoxais pelas quais estão absortas.
Reflexões necessárias e atualíssimas.
comentários(0)comente



Nat @nat.amora 02/10/2020

Incômoda semelhança com a realidade
Uma fábula de 1945 sobre uma fazenda onde os animais, cansados de serem explorados e maltratados pelos homens, resolvem organizar uma rebelião. Os bichos conseguem expulsar os humanos e passam a administrar a propriedade.
.
Aos poucos os porcos, que são considerados os animais mais inteligentes da fazenda, assumem a liderança da comunidade e passam a tomar as decisões.
Valendo-se de técnicas de manipulação e alienação, acabam por instalar um regime opressor e ditador tal qual aquele dos humanos.
.
Os mandamentos idealizados assim que a fazenda foi tomada vão gradualmente sendo adaptados de forma a embasarem as atitudes dos líderes, sem que os outros animais compreendam bem o significado disso.
.
Conforme vão explorando os outros animais, os porcos acumulam cada vez mais regalias e vão se assemelhando, inclusive fisicamente, aos humanos.
.
Uma sátira brilhante que faz um paralelo com a forma de organização e distribuição do trabalho em um sistema capitalista, demonstrando que as relações de poder que usualmente se formam entre os próprios trabalhadores após uma ruptura no regime vigente poderiam corromper aquele ideal de igualdade.
comentários(0)comente



Cheles 24/09/2020

Incrível
Me surpreendi muito com essa leitura. Simples, direta e te faz questionar muitas coisas.
comentários(0)comente



Gabriel Gomes Passos 22/09/2020

Uma gigantesca crítica social em formato de livro, e Revolução dos bichos que foi usada para protestar contra o autoritarismo da revolução russa, ganhou o mundo e hoje é uma dos livros mais lidos do mundo.
comentários(0)comente



duda medeiros 12/09/2020

desesperadamente atemporal
a leitura dessa obra é algo ambíguo, ao tempo que é leve, por se tratar de animais as vezes esqueço na verdade são nosso reflexo, e denso em alguns aspectos, pelo mesmo motivo.
As analogias são geniais, George Orwell nos mostra uma perspectiva geral de todos os personagens adentro em um modelo do governo intitulado, no livro, de Animalismo.
O burro Bejamin representa as pessoas que estão convictas dos acontecimentos mas praticam o ativismo de sofá, o cavalo Sansão é o otimista que dá a vida ao trabalho, sustentando seus superiores ociosos ? a verdadeira felicidade, dizia ele, estava em trabalhar bastante e viver frugalmente?. Os porcos são os políticos que detêm maior poder, Napoleão é a imagem explícita de um ditador, os cachorros o poder corrupto, violento e manobrista da polícia.
No geral, a mensagem que George quer que captemos é a mesma que Maquiavel nos trouxe, e que tanto foi julgado, na obra O Príncipe: é melhor ser temido que amado e o poder corrompe o homem.
Se trata de uma obra atemporal e muito lúcida, a leitura deveria ser obrigatória.
comentários(0)comente



Diandra Camila 03/11/2020

? Mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco?
comentários(0)comente



Tiago.Marques 06/09/2020

Sim, os bichos na fazenda se revoltaram
Sim, os bichos na fazenda se revoltaram contra os seres humanos.
Claro! Estavam cansados de serem explorados, mal-tratados,portanto decidiram arquitetar a revolução e assumir a total independência.
Porém o desenrolar da história mostra como mencionado no livro que TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS BICHOS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS.
comentários(0)comente



Lelouch_ph 08/11/2020

Ao contrário do que muitos pensam Orwell não falava somente da URSS quando escreveu este livro, ele denunciou todo e qualquer regime totalitário que tentou dominar uma população com a bandeira da liberdade e justiça ou com extremismos inúteis, essa obra é atemporal e deveria ter mais atenção nas escolas, um povo informado tem uma chance maior de provocar uma mudança e como Orwell afirma em outro livro chamado 1984, mesmo que essa mudança não ocorra com essa geração, a fagulha desta mudança foi acesa e nada poderá apagá-la, creio que essa resenha parecerá escrita por um revolucionário kkkkk, mas meu intuito é mostrar que este autor não é o que os americanos tentaram passar dele e que ele merecia um pouco de atenção nas escolas, tenham certeza que faria bem aos nossos jovens conhecer suas ideias.
comentários(0)comente



Bruna França 12/11/2020

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
comentários(0)comente



Alyne.Queiroz 28/08/2020

Ótimo livro
O autor se utiliza da história de uma granja, onde os animais se rebelam contra os humanos, pra mostrar as contradições e arbitrariedades do movimento socialista russo, muito legal, uma dica é assistir antes o seriado Trotsky na Netflix, vc vai conseguir enxergar perfeitamente o paralelo entre as histórias
comentários(0)comente



17681 encontrados | exibindo 751 a 766
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 |