Fred 05/04/2021Escrito p criticar o stalinismoE acertando em mta democracia"Por quê deveria trocar um tirano a três mil milhas daqui por três mil tiranos a uma milha daqui?"
Começo a falar desse livro com essa frase tirada do Filme "O Patriota" porquê foi a primeira coisa que veio em minha cabeça ao ler a última pagina desse livro.
Uma história escrita por um socialista com intenção de criticar a ditadura stalinista, mas que aos meus olhos consegue abranger muito país democrata por aí, inclusive o nosso.
A história mostra como os animais de uma fazenda se revoltam contra seus donos humanos sobre a alegação de que são tratados como escravos. Ao tomarem posse da fazendo, são criados alguns mandamentos afim de manter a ordem e a IGUALDADE entre os animais, mas quando um deles começa a tomar gosto pelo poder, igualdade é tudo o que não se vê aqui.
Existem situações que é impossível não comparar com a nossa, como por exemplo no livro quando alguns dos mandamentos dos animais eram sutilmente alterandos na madrugada. Isso me fez lembrar de ocasiões em que deputados/vereadores aprovam leis na calada da noite justamente pra população não saber ou qdo souber, já ser tarde demais. Há personagens aqui que você consegue ver em qualquer tipo de protesto. São aqueles militantes que vão desde o que é roubado e estorquido na cara dura pelo político Y e ainda sente orgulho de gritar o nome dele nas ruas com um "Y Livre!" até aquele que chama o político X de mito mesmo qdo o X toma um atitude idiota sob a desculpa de que "se não for assim, o Y volta e vai ser pior". Há também aqueles personagens que são os "em cima do muro". É aquele cidadão que diz "político é tudo igual", que vota porque é obrigado, vê a merda acontecendo todos os dias e só aceita.
A Revolução dos Bichos pra mim, é aquele tipo de livro que você não sabe se aplaude por tentar abrir seus olhos ou se te revoltar por mostrar o quanto você é burro.