Biografia de Vicent Van Gogh por sua cunhada

Biografia de Vicent Van Gogh por sua cunhada Johanna Van Gogh-Bonger




Resenhas - Biografia de Vincent Van Gogh por sua cunhada


9 encontrados | exibindo 1 a 9


pagin 23/12/2009

Se passava muita coisa em sua cabeça. Com as cartas contidas nesse livro, é possível entender uma fração de sua vida.
É somente para quem tem interesse em sua vida.
comentários(0)comente

Princess 11/09/2011minha estante
Muito bom os detalhes com que a sua cunhada,que ainda bem gostava dele,falava.Até os problemas no dente kkkkk. Amo Van Gogh :),Gosto de Pollock mas Van Gogh era o cara :].

Devia assistir o documentario: o poder da arte- van gogh - bbc pelo youtube.




Rafaela 29/05/2012

Angústia de um gênio.
Reconhecido após a sua morte como um dos mais importantes pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh teve uma vida sombria, perpassada por crises de loucura e depressão. Este volume contém a preciosa biografia escrita pela cunhada Jo van Gogh-Bonger, mulher de Théo, as cartas de Théo ao pintor e a correspondência de Vincent com o pintor e a correspondência de Vincent com o pintor Émile Bernard prefaciadas pelo sobrinho Vincent Willen van Gogh (morto em 1974). Junto com o livro Cartas a Théo (Coleção L&PM Pocket, vol. 21), este livro, pela primeira vez publicado no Brasil, é um documento fundamental para a compreensão da vida e da obra tumultuada e torturada de Vincent van Gogh.
comentários(0)comente



tortajulia 31/05/2022

"O amor da arte nos faz perder o verdadeiro amor."
Logo que eu vi o livro ele me chamou bastante atenção, principalmente por ser escrito pela cunhada do Van Gogh. Essa edição reúne as cartas escritas pelo irmão de Vincent, Théo, e as que o próprio Vincent escreveu durante a vida. É muito interessante para quem tem interesse em saber mais da história do pintor e em ler as cartas que os irmãos trocaram durante a vida. É meio cansativo de ler as cartas mas gostei de conhecer um pouco mais sobre eles.
Tem trechos, principalmente das cartas do Vincent, que são muito poéticos:

"A verdade é que, já que a dita união é tão frágil, estamos todos atualmente navegando em alto-mar dentro de miseráveis barquinhos, com pletamente solitários, enfrentando as grandes vagas de nosso tempo.
...Estamos perto demais das coisas para perceber as distorções."
comentários(0)comente



tolksdorf 12/11/2022

a história do Vincent é tão triste, e essa biografia é só um pouco do que depois foi descoberto sobre a vida do Vicent.

queria que as pessoas valorizassem mais a Joh pq foi pelo amor e empenho dele sobre as obras do Vincent que ele foi reconhecido mais tarde

enfim o livro é uma biografia muito boa
comentários(0)comente



Kaethe 19/12/2022

Esta mulher é incrível! Mesmo nos dias de hoje não conheço alguma outra que seja tão inteligente e ao mesmo tempo que tenha um coração tão grandiosamente amoroso. Inspiradora!
comentários(0)comente



sara.w0 30/03/2023

Vincent e Theo
A biografia escrita pela cunhada Jo e as passagens do irmão Theo passam uma ideia melhor da vida, gênio e dificuldades que o artista passou durante a vida. Ao mesmo tempo que entendo a doenca, percebo que ele foi muito protegido por todos da família e amigos até mesmo quando não deveria. O irmão que era mais jovem acabou carregando um fardo que pra ele não era de modo algum um peso, mas pegou para si a responsabilidade por um irmão instável, sendo que a sua própria saúde já não era lá essas coisas e ainda tinha sua própria família para cuidar. Achei bonita e comovente a ligação de ambos, embora isso não seja uma insinuação de que foi fácil, o que claramente não foi, até porque nenhuma relação é.
Gostei bastante das duas primeiras partes, mas preferia que no lugar das cartas ao Bernard estivessem cartas do Vicent para o Theo ou mesmo Jo. Conforme fui lendo eu fui procurando as obras e até outros artistas mencionados. Queria ir a Amsterdã um dia e ver com meus próprios olhos algumas das obras do grande Vincent Van Gogh que lutou até quando pode, mas por fim, se tornou eternidade.
comentários(0)comente



Captain1 01/09/2023

?Ele descansa em um lugar ensolarado no meio dos trigais?
Estou mais que satisfeita com este livro. Não consigo por em palavras as emoções que senti lendo esta biografia.

Muito se fala dos sentimentos de Vincent sobre o irmão, a doença, o se sentir incapaz e fardo. Mas, tendo essa visão das cartas de Theo, percebe-se que, apesar do cansaço e da própria doença, Vincent ainda sim, era seu consolo. ?Nada me deixaria mais feliz!? - Comentário feito por Theo em 3 de maio de 1890.

Uma relação de irmãos sincera que ultrapassa os limites do que consideramos tempo. Amor em estado mais puro que temos o prazer de poder ler - Apesar de alguns contrapontos.

Sobre as cartas a Émile Bernard, meu único comentário é, o lado político, suas opiniões estão mais evidentes, assim como seu desejo de criar uma casa de pintores - A Casa Amarela.

Agora o ponto Principal - O melhor - Jo Van Gogh-Bonger! Uma mulher extraordinária. Que em honra ao cunhado e sua promessa ao marido, tornou Vincent famoso, respeitando seu desejo, tornar as obras famosas, primeiro, depois a personalidade. Dedicou o resto da vida a isso. Não é de se admirar, um filho pequeno, um acervo de arte, e milhares de cartas guardadas, estas mesmas que no luto a deram consolo. A certeza que tenho sobre, é que Jo amava Theo e vice-Versa. E que o trabalho de Jo perpétua até os dias atuais.

Se conhecemos Vincent Van Gogh, ela é o motivo.
comentários(0)comente



Theo96 12/05/2024

Gostei muito do livro, achei interessante ver um ponto de vista tão pessoal da vida de um artista que eu tanto admito. Provavelmente vou acabar relendo ainda esse semestre! Recomendo bastante, em especial para quem gosta da história da arte!
comentários(0)comente



David 15/05/2024

O verdadeiro amor de irmão: Vicent e Theo
As obras de Van Gogh sempre me chamaram a atenção pelo seu estilo tão único e pela maneira como ele fazia as cores dançarem ao vento.

Mas o que realmente me intrigava ao pensar nele eram as pequenas histórias que ouvia sobre sua vida. Algumas como a do artista que mal vendeu um quadro em vida e que hoje é um dos pintores mais reconhecidos do mundo, ou então o pintor que, em um momento de depressão, cortou a própria orelha, são histórias que chamam a atenção de qualquer um.

Porém, lendo esse livro, percebi que, além de um artista talentoso, Van Gogh teve muita sorte pela família e amigos que o cercaram. Acredito que hoje nem mesmo o conheceríamos sem o apoio que recebeu da família, durante sua juventude e vida adulta, principalmente o apoio de Theo, seu irmão, que cuidava tanto de Van Gogh e enviava para ele cartão tão bonitas.

Além de Theo, sua esposa Jo (cunhada de Vincent) também teve um papel crucial. Mesmo após a morte dos dois irmãos e tendo que cuidar de uma criança pequena, ela não desistiu de mostrar a maravilha das obras de Van Gogh, preservando seus quadros, cartas e história.

Este livro é muito bonito e me fez enxergar as obras de Van Gogh com mais profundidade e significado. Também acabei conhecendo outros autores muito bons que passarm pela vida do Vincent e Theo.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9