RAzia1 21/12/2023
"Numa toca no chão vivia um hobbit." ????
Aqui começa o brilhante universo escrito por J.R.R. Tolkien, um grande amigo de C.S. Lewis (um dos meus escritores prediletos, diga-se de passagem).
O pequeno bolseiro, que prezava pelo seu conforto e rotina estável, teve a sua vida drasticamente mudada, depois da visita do aclamado Gandalf.
Bilbo, que não costumava participar de aventuras e que jamais fazia coisas inesperadas, agora embarca em uma importante missão ao lado de treze anões, os seus novos companheiros de viagem.
Essa jornada inesperada mudaria a vida do "Cavaleiro-de-barril" para sempre (talvez exista vida além da estabilidade da sua aconchegante toca).
No fim, após enfrentar Smaug, o dragão, e muitos outros perigos, pode-se dizer que ele também descobriu algo valioso:
"Há mais bem em você do que sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, mescladas em boa medida."
Eu confesso que nunca havia tido contato com livros de fantasia tão brilhantes como este e, agora, acho difícil que qualquer outro livro supere esta obra.
A descrição do escritor é impecável e e impossível não se deixar cativar pelos personagens apresentados no livro.
Coincidentemente, ganhei este livro no dia 21 de setembro deste ano, que corresponde à data em que ele foi publicado inicialmente, em 1937. A brilhante obra infantojuvenil continua a marcar gerações e segue mantendo aceso o legado de Tolkien. Eu recomendo! ?
? Classificação: ??????????