Heidi Gisele Borges 25/03/2021becodonunca.com.brEva Ibbotson (1925-2010) é uma autora que sabe como prender o leitor. Suas histórias são tão gostosas de ler que somos transportados para dentro delas. Cada personagem tem sua qualidade, até quando tias são sequestradoras de crianças indefesas.
Esse é o segundo livro da autora que leio, o primeiro foi O Segredo da Plataforma 13, que é igualmente fantástico.
Em Missão Monstro (Editora Rocco, 200 páginas) as três irmãs, Etta, Coral e Mirtes, precisam de muita ajuda, mas necessitam ser especiais, por isso resolvem se passar por babás em Londres, a fim de arrecadar esse tão indispensável apoio. A missão, nesse momento, é escolher três crianças e levá-las à ilha em que as tias - como são conhecidas - moram.
Nessa ilha ficam os animais que estão doentes. Eles sabem que ali podem ser tratados com carinho e atenção, assim saem de onde moram e migram até ali. Mas acontece que, de repente, esses animais começam a não querer ir embora, afinal, na ilha é muito agradável, então agora há mais e mais trabalho para as irmãs.
Uma coisa perturbava as tias. Nos últimos tempos, os animais vinham para a ilha e simplesmente não queriam mais ir embora. Muito tempo depois de terem sido curados, permaneciam ali. Parecia que estavam sabendo de alguma coisa.
Acaba que cada uma realmente consegue sequestrar e levar uma criança para a ilha, mas uma delas, a tia Mirtes, por motivos de falha na escolha, leva um menino difícil e mimado. Era assim porque conseguia tudo o que queria, isso de bens materiais, porque a presença dos pais não podia ter, pois não tinham tempo para ele.
Lá na ilha as três crianças sequestradas, Minette, Fábio e Lambert, encontram um lugar maravilhoso – claro que, como crianças da cidade, precisarão se acostumar, e ainda mais com os estranhos animais, como o minhocão, o kraken, a bulbri...
Então, Etta leva Minette e Fábio para a montanha, onde se encontra a bulbri, uma ave gigante - veja na capa do livro a comparação entre ela e a outra ave, assim poderá ter uma noção do tamanho. O mais engraçado - não para a bulbri, com certeza - é que ela estava entupida, por isso a tia precisa tirar o seu ovo, bem... do lugar de onde os ovos saem.
Enquanto isso as tias babás sequestradoras começam a ser procuradas em Londres.
Assim já dá para saber que o livro é bastante divertido e sem problemas em exagerar, criar – alguns podem achar que aquelas aves, ou mesmo o minhocão, ou o kraken, não existem, mas geralmente são pessoas sem imaginação - e falar de detalhes que alguns autores ou leitores ficam cheios de pudores desnecessários.
Descobrimos qual é a missão monstro, que na realidade não tem muito a ver com os monstros, primeiramente. É um livro muito bacana, mesmo com a parte de Fábio sendo brasileiro e descrições estranhas de seus costumes. Uma história de amor à Natureza, que permite uma leitura agradável, gostosa.
Primeiro parágrafo
"Sequestrar crianças não é uma boa ideia. Mesmo assim, às vezes, tem que ser feito."
Lido e resenhado em março/2013.
Beco do Nunca
becodonunca.com.br
site:
http://www.becodonunca.com.br/