O olho de JADE

O olho de JADE Diane Wei Liang




Resenhas - O olho de JADE


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Ladyce 20/06/2012

Leve, nem tão detetivesco, nem tão romance
Peguei no último fim de semana esse livro de mistério. Não o coloquei de lado porque sempre sobrava alguma coisa, alguma cena interessante a ser lida, sobretudo sobre a China moderna, a China de hoje. Como vivem? O que fazem? Mas o mistério é muito vago. E parece que a autora ficou entre um romance comum e um detetivesco. Acabou sem ser nenhum deles. Uma história quase interessante. Um mistério quase inexistente. Tudo no meio, tudo quase, quase...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Skywalker1 17/08/2021

Livro bom mas que faltou desenvolvimento
Gostei MUITO da história mas faltou um pouco de desenvolvimento dos personagens, e o final foi bem vago, quero muito ler o segundo livro para ao menos dar uma segunda chance, pois foi uma história confortável de ler, não foi uma leitura ruim mas poderia ser melhor.
comentários(0)comente



Lála 29/01/2013

Resenha O Olho de Jade - Na Toca Com a Coruja - http://www.natocacomacoruja.com/
Diane Wei Liang conta a história de Mei Wang, uma detetive particular chinesa, bela, independente, bem-sucedida e com alguns luxos da China moderna, como ter seu próprio escritório, carro e um secretário. A autora retrata seus dias em busca de uma antiguidade chamada ‘O Olho de Jade’, cujo tio Chen pediu que investigasse.
Ao longo da investigação, a trama dá voltas entre a China antiga e moderna, mencionando as mudanças políticas e o quanto isso afetou a vida da população chinesa.

A narrativa em terceira pessoa se mantém sempre focada nos atos e pensamentos de Mei, o que faz com que a visão da história seja unilateral. A escrita é simples e flui bem, porém sem sobressaltos nem emoções.

Um ponto decepcionante na história é que a personagem tem uma facilidade muito grande de obter informações na sua investigação. Ela nunca dá um passo em falso e em todos os lugares que procura ela consegue informações preciosas e precisas, fazendo com que a sua jornada atrás do olho de jade seja sem graça e sem emoção.

Uma questão engraçada é a facilidade com que as personagens secundárias têm em contar sobre a sua vida. Não sei se é cultural, se os chineses contam a sua história pra qualquer um que os diga “bom dia”, mas em todos os diálogos, após três perguntas (incluindo “qual o seu nome?” e “como vai você?”) eles falavam desenfreadamente sobre a sua história de vida inteira, às vezes até sem terem perguntado nada. Isso contribuiu significativamente para que Mei conseguisse as informações necessárias para a sua investigação sem ter tido muito trabalho.

A sinopse do livro promete romance e investigação policial, particularmente, eu continuo esperando pelos dois! Cenas interessantes de investigação e um romance melhor elaborado cairiam bem no livro e fariam jus à sinopse.

Se estiver interessado em cultura chinesa, vale a pena conferir o livro pelas questões políticas ou até mesmo pelas descrições da cidade de Pequim, que parece aglomerada, feia e suja, como qualquer cidade com 10 milhões de habitantes (para efeitos de comparação São Paulo tem 20 milhões!).
No fim das contas, acabou por ser uma leitura sem compromisso, sem frio na barriga e sem a sensação de ‘quero mais’.
comentários(0)comente



Tatiane Silva 15/08/2019

Mistério nem tanto...
Mei Wang é a primeira mulher a se tornar detetive em Pequim. A pedido de um amigo íntimo da familia tenta encontrar um selo de Jade pertencente a dinastia Han que há tempos atrás foi roubado de um museu.

A leitura, sinceramente não foi uma das melhores que li, havia ali um mistério a ser desvendado que teve seu desfecho um pouco atribulado e não correspondeu as minhas expectativas. Um romance que ficou meio no ar, não formaram exatamente um casal e nem foi um daqueles pares românticos que me fez torcer por eles , mas esse livro teve uma característica que mereceu minha atenção , em decorrência das suas investigações, Mei Wang trouxe a tona fatos que aconteceram em tempos conturbados da história chinesa, na Revolução Cultural.E essa parte para mim foi interessante, me levou a pesquisar um pouco mais sobre essa fase em que milhares de chineses morreram na chamada "fome generalizada" devido ao fracasso do plano econômico vigente na época e onde a oposição começou a ganhar força , infelizmente acompanhada por episódios de violência. Portanto a leitura valeu a pena nesse sentido, retratar fatos históricos onde pude ter uma visão dessa época e conhecer um pouco mais sobre a China.
comentários(0)comente



oliveira.0 27/11/2023

Não há muito o que falar.
Como li em uma resenha, não sei como não abandonei esse livro. sempre havia algo que chamava atenção para iniciar um capítulo, mas não chegava a entregar alguma coisa quando terminava ele. a autora, com certeza, ficou entre um suspense e um romance e acabou não fechando em nada. há mistério sobre a china antiga, é interessante, mas é só isso. uma leitura que não deve esperar muita coisa a não ser do que é falado na sinopse do livro. lado positivo é garantir conhecido por aquela época da china que é bastante interessante, mas fora isso, nada do incomum no livro ou surpreendente.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR