Li 03/10/2012DESAFIO LITERÁRIO 2012 - OUTUBRO - GRAPHIC NOVEL *OFICIAL*Sinopse: Poder, conspiração política, luxúria, messianismo, esses são alguns dos ingredientes da série de quadrinhos Bórgia: uma espécie de biografia não autorizada da família que é tida como precursora dos Corleone e que expõs os pecados da igreja católica do final século XV. Uma fase que tinha mais escândalos que o governo de Richard Nixon ou de Fernando Collor. Uma época que o Vaticano certamente gostaria de apagar dos livros de história. Todos os atos praticados por Rodrigo Bórgia, e sua família, para se tornar o papa Alexandre VI estão na obra contada por um dos mais cerebrais roteiristas da Nona Arte da Europa, Alejandro Jodorowsky. A coleção, que está sendo lançada em julho no Brasil, conta com o traço do mestre das histórias em quadrinhos eróticos, Milo Manara, conhecido por retratar as mais belas mulheres em quadrinhos e autor de séries famosas em todo o mundo.
Comprei a série porque tinha interesse em saber mais sobre os Bórgia, uma família com dois papas e muitas histórias escabrosas... Eu adoro uma historinha envolvendo a igreja católica.
O livro é interessante... Uma leitura que proporciona uma visão geral de quem foram os Bórgia, mas não é o tipo de obra que se pode ler em qualquer lugar. Eu sabia que era puxado para o erótico, mesmo porque um dos grandes "pecados" desta família foi a luxúria, mas não imaginei que seria tanto!
O trecho abaixo é um diálogo entre Rodrigo Bórgia e sua amante Vanozza, mãe de seus quatro filhos e casada com um velho impotente que Rodrigo arranjou para poder visitá-la sem problemas:
"-Eu nunca... Jamais... Parei de te amar, mas eu queria... Tanto... Que nos casássemos... Tenho fama de puta...
- Eu bem queria fazer isso, mas sou casado com uma puta mais ciumenta que você.. A igreja..."
O bom de graphic novel é que acaba rápido, caso você não goste do livro! Agora sei que não é meu tipo preferido de leitura, não gostei muito do formato... Apesar de gostar muito de HQs e de romances, misturar os dois não deu muito certo para mim.
*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*