spoiler visualizarRodrigo719 04/07/2023
??? A Genêsis da Terra-média
Silmarillion certamente abrange muito mais do universo de Tolkien, com um nível de leitura bem diferente de O Hobbit e o Senhor dos Anéis. Dessa vez o texto não flui de forma fácil: personagens, eventos, objetos, locais com inúmeros nomes difíceis de se ler e pronunciar. Acho que essa foi minha maior dificuldade com esse livro, pois chega uma momento que fica difícil diferenciar as raças dos Ainir, Valar, Maiar e entre os Elfos e homens.
Entretanto, a história de Tolkien de forma alguma deixa a desejar, a rebelião de Melkor ( aqui confesso que Sauron ainda permanece o maior vilão da Terra-média e dos elfos, mesmo não tendo o mesmo nível de Melkor, a malignidade no caráter de Sauron ainda assombra), a criação de elfos e anões, as batalhas, tudo nos relembra a incrível mente do autor.
Beren e Luthien foi o conto que eu mais gostei, esperava uma história de princesa sendo resgatada, mais o a história foi bem mais profunda, o amor de Luthien deixou de ser sentimental e entoou uma coragem que desafiou o inferno inexpugnável de Melkor (algo que nenhum Elfo ainda tinha conseguido) de forma que você fica na expectativa de alguma desgraça, Beren sofre as agruras de amar uma filha de Reis. A cena de confronto contra Melkor fechou com chave de Diamante a ação do conto. E mais uma vez, assim como Arwen, Luthien sacrifica sua imortalidade em favor do seu amado.
A Queda de Númenor e o desafio de Eärendil (aqui está, entre os milhões ,um nome que é bonito de falar, quase divino) também são dignos de filmes, aqui conhecemos mais sobre Sauron e suas intenções.
Em suma, Silmarillion é um livro difícil de ler, não leria de novo ( mas fiquei tentado a ler o conto inteiro de Beren e Luthien), é de fato um desafio, mas um prato cheio para os fãs de plantão.