O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


June 28/03/2017

Uma leitura densa, porém gratificante
Este com certeza não é um livro de fácil leitura. Muitos nomes e lugares, árvores genealógicas e mapas. A razão é que se tratam de contos soltos, alguns sem relação direta entre si. É uma leitura densa para quem está iniciando no universo de Tolkien, recomendo a leitura após O Hobbit e O Senhor dos Anéis, pois aí vc já estará habituado ao estilo do autor. Mas assim que vc conseguir entrar no ritmo, irá se maravilhar com a capacidade de criação de histórias de Tolkien. São contos belos e tristes, profundos e simples.
ktrix 06/04/2017minha estante




Quesia.Marco 12/08/2024

Um livrão incrível
Nessa edição de o Silmarillion estão compilados alguns contos, junto com a história da trajetória das silmarils, joias criadas por fëanor, que eram extremamente poderosas, e que mais tarde deram origem aos anéis de poder. Aconteceram muitas batalhas entre os seres das trevas e os seres da luz, muitas idas e vindas entre os anéis, e o livro conta detalhadamente cada situação.

Não é um livro simples de ler, sem dúvidas, precisei usar bastante o material de apoio para relembrar os personagens e entender os termos. Mas é incrível pensar em como uma mente tão brilhante criou esse universo tão vasto. Adorei a experiência.
Pedro Angeli 12/08/2024minha estante
Melhor livro que eu já li




spoiler visualizar
Lidia100 28/01/2014minha estante
Gosto muito desse livro apesar de não tê-lo (li o do irmão mais velho ;P)e, realmente, a leitura não é algo fácil, mas, pra quem gosta do universo Tolkien, é empolgante e emocionante. A parte que mais gosto é sobre a criação dos "humanos": a melodia que destoa, e é uma mistura do bem e do mal, cria essa raça vil! Hahaha!




Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien
"Da bem-aventurança e da alegria na vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como as obras belas e maravilhosas, enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas, e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia."
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2012/12/o-silmarillion-j-r-r-tolkien.html
Jéssica 04/08/2023minha estante
Eu amo esse livro




Rapha 14/07/2013

Feanor, Fingolfin, Eru e muito mais
Um livro duro de ler, cheio de personagens e linhagens familiares sem fim. Com uma cronologia nem sempre linear, mas muito bem estruturada. O Silmarillion é um daqueles livros pra se tentar ler mais de uma vez. Comecei a ler esse livro duas vezes e larguei. Na terceira tentativa consegui mas demorei bastante. Não foi uma leitura que fluiu tão tranquilamente quanto outras obras do Tolkien. Talvez meu nível de geekisse não seja tão alto. Agora dentro das mais diversas histórias existem contos muito lindos de se ler. O livro é notavelmente inspirado pela religião cristã em muitas partes do livro é possível reparar que assim como C.S. Lewis, Tolkien também busca muitas referências no livro sagrado. Acima de tudo é uma fantasia que explica muitas coisas sobre as histórias que seguem, "O Senhor dos anéis" e "O Hobbit". Concluindo, é um livro de JRR Tolkien e isso se resume em beleza, talento, desafio e momentos de tirar o folego.
AndreFillipe 12/03/2014minha estante
Pois é Rapha com certeza tem influências cristãs. Inclusive o Tolkien,após a morte dos pais,foi criado por um padre católico e um dos filhos do Tolkien tornou-se padre.




Leonardo 27/03/2020

Mágico
Que livro incrível. Que universo grandioso. Não vou negar, as 50 páginas de nomes,mapas e árvores genealógicas assustaram um pouco. Mas cada capítulo te apresenta uma história fantástica que expande lindamente esse universo.
Catarina 27/03/2020minha estante
Um obra genial !!




Tsu 15/02/2013

A Bíblia de Tolkien
E depois de me ver irreversivelmente enfeitiçado pelas fantásticas/épicas/maravilhosas/apaixonantes/emocionantes (tem uma palavra que junte todas essas em uma?) linhas deste livro, finalmente terminei de lê-lo. Lê-lo e relê-lo, diga-se de passagem, pois não consegui simplesmente terminar de ler, tive que voltar ao começo assim que virei a última página, impelido por alguma força inebriante oriunda da beleza da história (obra de algum feitiço do Professor?). E a releitura foi muitíssimo bem saboreada, palavra por palavra, capítulo por capítulo, como quem teme que uma sobremesa saborosa e comida com pouca frequência termine logo...

É difícil falar sobre o livro do ponto de vista do que ele causa em quem o lê, então vou começar apresentando-o.
O Silmarillion é uma reunião de contos e escritos (até mesmo rascunhos) de Tolkien sobre a origem e as principais histórias da Terra-média, mundo ficcional criado pelo autor, com suas próprias lendas, povos, línguas, deuses, fauna, flora, geografia e, como visto n'O Silmarillion, sua própria história também. O conto principal do livro é a chamada Demanda das Silmarils, pedras preciosas que continham o brilho das árvores dos deuses (uma das maiores de suas obras) criadas pelo maior de todos os elfos que já caminharam na Terra-média e que foram usurpadas por Melkor, um dos Ainur (seres sagrados, ou deuses), que se rebelou contra Eru (o criador de todas as coisas) e voltou-se para o mal, originando-o no mundo, inclusive. Enquanto são contados o destino das pedras e as tentativas de serem recuperadas, a história de Arda (o mundo) se desenvolve com o passar de milênios e a maioria dos mitos, crenças e principais figuras da Terra-média são retratados. Engraçado notar que, após a leitura de O Silmarillion, O Senhor dos Anéis - e se vc não sabe a ligação entre O Senhor dos Anéis, Tolkien e O Silmarillion, pare de ler essa resenha agora e dê ao menos uma googlada antes de continuar - aparenta ser uma pontinha de iceberg, um encerramento de tudo o que ocorreu durante toda a história da Terra (um senhor encerramento, que fique claro) mas pequeno dentro da grandeza dos anos (anos!? ERAS!) anteriores á Frodo e à Sociedade do Anel.

Pois bem. O que torna O Silmarillion uma obra tão memorável para todos(?) que a leem? Citar os motivos poderia tornar essa resenha uma bíblia, além de eu não ter habilidade dissertativa para tanto. Mas eu diria que o teor principal da resposta à essa pergunta gira em torno da explosão vertiginosa de criatividade do autor ao contar as histórias presentes no livro. É tudo maravilhoso, contado de forma graciosa e isso faz com que nós simplesmente não resistamos e nos apaixonemos por cada detalhe contido no livro, a narrativa, os 3 contos principais (a saber, "Beren e Lúthien", "Os Filhos de Húrin", e "A Queda de Gondolin") os Ainur, o amor deles pelos Filhos de Ilúvatar, a beleza e sabedoria dos Primogênitos, a coragem dos Filhos Mais Novos; os Elfos são como uma carne de boa qualidade e os Homens como um tempero muito bem preparado, e as histórias e o mundo são como o preparo da refeição e o majestoso banquete dado.

A forma como cada história se conecta à outra também é algo a se relatar. Os buracos no seguimento da história são imperceptíveis (se é que existem) e isso às vezes faz com que não saibamos dizer se a história de Arda é de fato uma reunião de histórias separadas, épicas em si, e ligadas de forma tênue uma com a outra através de personagens e ações; ou uma única história pensada como um todo, ainda que cada passagem tenha sido pensada em tempos diferentes que diferem da ordem cronológica da obra. Talvez seja as duas coisas.

Outro ponto a se observar é o trabalho exaustivo e extremamente minucioso de Christopher Tolkien na organização dos escritos do pai para formar uma narrativa coesa ao ponto de poder ser publicada da forma como O Silmarillion foi. Belíssimo trabalho.

Não consigo esconder que estou estasiado depois de ter lido esse livro. Essa experiência realmente foi única para mim com relação à leituras, ler o que Tolkien imaginou e consolidou escrevendo me faz mais alegre. É, acho que é esse o sentimento, alegria, eu leio, e o que está escrito toca em mim de forma que nenhuma outra leitura toca e sinto alegria por estar lendo. E é isso. Não sei se consegui passar tudo o que o livro representou/representa pra mim, mas ao menos saciei a minha necessidade de tentar expressar minhas impressões sobre esse épico que é O Silmarillion.
Vinicius 26/02/2013minha estante
Olha, sempre tive vontade de ler o Silmarillion, mas depois dessa sua resenha fiz ele como uma meta de leitura. Gosto muito dos trabalhos do Tolkien, a forma como ele te envolve, o desenvolvimento que ele da para suas histórias e principalmente os detalhes que são fantásticos. Vou ler o livro para poder falar mais sobre ele. ^^




Marcio 11/01/2021

Muitas eras antes de Frodo e Sam
Essa é a minha quarta releitura desse livro que para mim é um clássico. É como se fosse a bíblia da terra média onde veremos a criação desse universo e as histórias dos heróis que viveram essa época.
Báu do Norte 08/02/2021minha estante
Outro me aguardando ? deixa eu terminar de ler Phantastes ? aí são tantos livros que as vezes me perco




Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????




Andy 24/11/2016

A verdadeira bíblia da Terra-Média
Como não continuar apaixonado por este universo que o mestre Tolkien criou, O Silmarillion é um livro fantástico, entender desdes a criação do mundo, sobre os Valars e tudo que se espalhou pela Terra-Média, uma bíblia para o conhecimento dos inícios dos primeiros dias, sobre a ganância de elfos, homens e anões, sobre a Inveja e ira de Melkor, sobre a sabedoria de que cada ser teve sua importância até a Guerra do Anel.
Natalie Lagedo 24/11/2016minha estante
Simplesmente o melhor de Tolkien! Amo muito.




Jessica Alves 20/01/2021

Início do Mundo de Tolkien
O livro nos apresenta o início do mundo de Tolkien desde a sua criação. Entendo a importância e a genialidade do autor em criar um Universo com tamanha destreza, mas muitas vezes me vi de saco cheio do livro. Vários capítulos pra mim foram muitos difíceis, como em um em que ele descreve as localizações de rios e montes e povos. Dou quatro estrelas pela capacidade de criar um mundo incrível como esse, mas em muitos momentos me faltou a poesia que li no Hobbit.
Phelipe.Pjmp 21/01/2021minha estante
É muito fantástico, belo, principalmente os primeiros capítulos. Nunca vou me esquecer de Ainunlindalë - A música dos Ainur.




lunaa.claraa 31/03/2023

O Silmarillion
O Silmarillion narra desde a criação do mundo até a época de O Senhor dos Anéis. O livro foca principalmente na história da Simarils, dos Valar e dos reinos de Elfos, Homens e Anãos desde seu surgimento.

Na minha opinião é melhor começar no universo lendo esse livro, já que ficaria em uma ordem cronológica e com explicações formadas.

Ameia a maneira como o livro foi escrito, recomendo!
Alessandra 31/03/2023minha estante
Obra prima




Poliana Vermecesch 16/03/2023

Perspectiva de quem ainda não leu Senhor dos Anéis
Após assistir a série Anéis do Poder da Prime vídeo e ter concluído com muito gosto O Hobbit, decidi iniciar uma jornada me debruçando sobre os outros livros da mitologia de Tolkien.

Comecei com essa obra já que literalmente conta desde a criação do universo do autor, e meus amigos!!!! Foi o primeiro capítulo mais lindo que eu já li em toda a minha vida!

Além da criação do Universo ele conta a origem de diversas histórias que os personagens de O senhor dos anéis farão referências. A linguagem é bem rebuscada e as genealogias estão sempre presentes então não agradarão todos os leitores.

Eu passei um tempo delicioso com o livro, não tentando me tornar uma especialista no Universo, mas só me deliciando com a fantasia dos contos.

Animada pra continuar a conhecer Tolkien! ???
Cris 07/11/2024minha estante
Comecei agora ?




Gabrimamede 24/10/2022

A sina
Quando se trata de sina por poder essa história é um espetáculo.
A magia elfica, o poderio dos anões e a ambição dos homens, descrevem nossa história até mesmo fora das páginas. Luta por poder, liberdade e a corrupção da maldade nos corações que são expostos e deixa entrar.
julinhajm 22/06/2023minha estante
vc indica ler antes ou dps de hobbit?




1245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR