CooltureNews 11/05/2013
Publicada em www.CooltureNews.com.br
Esses contos estão chegando ao final, e no momento tenho um misto de sentimentos, não quero que acabe, mas o seu término significa que o lançamento do livro está próximo. Em todo caso continuo recomendando a todos a leitura dos e-books, pois assim sabemos um pouco mais do passado dos Fantasmas, principais personagens do livro.
Como disse nas resenhas anteriores, os fantasmas são pessoas capazes de não sentir medo, desta forma tornando-se invisíveis para os Ursas, seres criados por uma raça alienígena inimiga dos Homens. Até o momento conhecemos pessoas que desenvolveram tais habilidades de forma natural, ou seja, sem intervenção humana. Desde o principio algo me incomodava em todos esses contos, a humanidade conseguiu conquistar as estrelas e a quase um milênio habita um novo planeta, mas ainda é incapaz de manipular o próprio corpo. Tudo bem que alguns avanços da medicina foram expostos nos outros livros, mas não foram nada além daquilo que vemos como possível em um futuro próximo.
Pois bem, em O Salvador temos justamente a história de como Jon Blackburn, um guardião que perdeu seus pais no ultimo ataque dos Ursas se torna um fantasma, e sim, é através de um processo cirúrgico onde um pedaço de seu cérebro é retirado, justamente aquele que controla as emoções. Tudo sai como o planejado, entretanto essa parte do cérebro não controla somente o medo e sim todas as demais emoções, Jon acaba se tornando alguém impossibilitado de sentir.
Definitivamente foi uma das melhores histórias e o personagem possui todos os ingredientes para se tornar o ponto chave no livro, ou eu assim espero que aconteça. Pena que também foi aquela com o menor número de páginas. Aguardando ansiosamente pela ultima parte dos contos bem como o lançamento do livro pela Suma de Letras.