Gabriel.Maia 12/07/2022
A nota baixa mais triste da minha vida
Minha história com Percy Jackson é antiga. Foi graças a essa saga que eu comecei a gostar de ler, então tenho uma estima muito grande por esse universo. Após ficar alguns anos sem ler nada, preso numa ressaca literária tenebrosa, eu voltei a ler e fiz minha primeira releitura da saga e a magia continuava lá. Foi como se estivesse lendo pela primeira vez, acompanhando as aventuras de Percy, Annabeth e Grover, enfrentando os monstros junto com eles, rindo das piadas de adolescentes, tudo isso foi incrível, como na primeira vez.
Mas agora, após ler com a visão de quem tem uma carga literária bem mais extensa, eu pude perceber que a história é muito fraca e cheia de furos, os vilões são péssimos e não passam nem um pingo de apreensão ao leitor, além de ser uma história muito clichê feita exclusivamente para pré-adolescentes.
Dessa vez eu li em inglês para treinar minha leitura na língua e acredito que isso tenha colaborado para limpar essa mística da nostalgia que eu tinha em torno desse livro, que no fim das contas não é tão bom quanto eu me lembrava. Mas a vida é isso. Nós crescemos e nossos gostos mudam. Eu só tenho a agradecer por tudo que essa saga fez por mim, me incentivando a ler e a ser curioso, me levando a conhecer muito da mitologia grega e fazendo eu me interessar pela cultura grega em geral.
Admitir que as coisas da sua infância não tem mais o mesmo gosto pode ser uma tarefa extremamente difícil e triste mas é necessária para que você note sua evolução como pessoa e entenda que você não precisa viver se agarrando ao seu eu do passado, mas que pode e deve aceitar as mudanças que ocorrerão inevitavelmente.
Enfim, obrigado tio Rick!