FernandaLuna131 29/05/2020
O que achei de... The lightning thief (+ quotes)
EDIÇÃO: É só a segunda vez na vida que leio um hardcover, apesar de possuir mais de um. A experiência foi bem confortável, tem a mesma fonte da edição em português e a diagramação é ótima. Tirei a jacket (sobrecapa) antes de ler e só botei de volta quando acabei, pra não danificar.
ESCRITA: Rick Riordan é meu autor favorito, ponto. E se tem algo irretocável nos seus livros, é a escrita. Mesmo com o rascunho deste livro tendo sido feito na década de 1990, ela não difere muito do estilo dos livros mais recentes dele (lançados ano passado, por exemplo) o que só mostra a consistência da originalidade e genialidade. É um enredo para crianças, mas ele te leva pelos acontecimentos com interligações incríveis e diálogos bem estruturados, mesmo sendo um universo novo. Além do mais, você SEMPRE ri. Não existe não diversão no Riordanverso.
ENREDO: Trazer para os dias atuais mitos de milênio e apresentá-los para crianças não deveria ser nada fácil, mas acaba sendo. Mesmo através dos olhos de uma criança de 12 anos, o enredo de aventura fantástica traz a dose certa de verossimilhança e até críticas sutilmente entrelaçadas nas observações do protagonista. Além do mais, mesmo fazendo parte de uma série, temos uma aventura única para esse primeiro livro, o que tanto nos satifaz num primeiro volume quanto planta as sementes de curiosidade para o que vem por aí.
PERSONAGENS: Apesar de ter sido o primeiro protagonista do Riordanverso, Percy não deixa nada a desejar para os recentes. Já no primeiro livro, vemos a profundidade da sua mente e boa parte do que vai vir a ser a sua personalidade consolidada. Percy é esperto, leal e até sarcástico e irônico algumas vezes, mas o que mais me chamou a atenção nessa leitura foram suas batalhas internas. Os debates sobre decisões a serem tomadas, a consequência de suas escolhas, suas inseguranças e anseios vindo à tona, tudo para prová-lo. Só hoje percebo quanto ele era complexo desde este primeiro livro. Quanto aos secundários, somos intigados a medida que Percy é - fragmentos de histórias sobre o passado dos amigos e tudo o que está em jogo aqui.
+: Eu também tinha 12 anos quando li pela primeira vez, em português. Este mesmo livro, emprestado da minha madrasta, foi o passo definitivo na estrada que me levaria a ser a leitora que sou hoje. Na época, não tinha noção do impacto que teria na minha vida. Hoje, dez anos depois, eu vejo o caminho que percorri e sou grata de ter a oportunidade de uma nova experiência, dessa vez em inglês. Eu lembrava da maior parte (de tantas vezes que reli até lá pelos meus 15 anos), mas ainda assim, foi a emoção de notar outros detalhes, analisar mais criticamente... ter tido centenas de outras experiências literárias e voltar para esse mesmo livro e dar a mesma nota que eu dei há uma década me traz uma paz tão grande e completa, plenamente agradecida por lá atrás ter podido me aventurar no Acampamento Meio-Sangue - e aquele (ou esse) era só o início da jornada.
"Remarkable, really, the lenghts to which humans will go to fit things into their version of reality."
"Even strenght has to bow to wisdom sometimes."