spoiler visualizarBruna.Gotuzzo 10/08/2020
Me surpreendi muito!
O livro é muito divertido assim como o primeiro, mas agora com mais familiaridade com o mundo e com a historia. Nesse livro Percy começa a sonhar com seu amigo Groover correndo de alguma criatura, enquanto isso ele , Anabeth e Tyson seu novo amigo terão que salvar o acampamento e a arvore de Thalia que está envenenada antes que seja tarde demais.
A parte do Tantalus no acampamento me deixou muito confusa tmb, pois na mitologia ele cometeu um enorme crime oferecendo a carne do próprio filho aos deuses, então eu não consigo comprar ele no acampamento cuidando dos semideuses. Me pareceu muito que ele era uma versão do Argus Filch e do Snape sabe, servindo apenas para ser o professor do mal. O Dionísio é outro que não entendo, sendo o mais novo dos deuses, vejo ele muito se divertindo com seus primos/sobrinhos/irmãos, dando conselhos e dividindo vinhos, eu sei que essa é a visão do Rick, mas não acho que o Dionísio seria tão grumpy.
Mais uma coisa, o livro da muito protagonismo para o Big Three fazendo com que os outros deuses parecessem muito fracos, sendo que nos mitos não tem um Deus mais forte que os outros, cada um tem o poder de acordo com o seu terreno, e um não pode interferir no outro, se não acontece uma nova guerra de Troia. Um bom exemplo do balanço de poder é no mito do rapto de Persephone, Demeter ficou puta da vida e não cuidou mais dos campos, fazendo os humanos sofrerem e Zeus não tinha poder sobre ela para à obrigar a fazer o seu trabalho. Além de "romantizar" Poseidon, mas isso pode ser relevado já que ele é o pai do protagonista
A parte que o Tyson é clamado por Poseidon e todos riem dele foi tipo... Vocês são burros!? Todos tiveram uma amnesia e se esqueceram o que Poseidon faz com quem zoa seus filhos? Se esqueceram do Odisseu que ficou preso no mar por dez anos após a luta contra Polifemo? Não esperava uma atitude dessas dos campistas nem do Dionisio. Aliás foi muita babacaquice do Percy ficar com vergonha do Tyson por ele ser ciclope e seu irmão , foi ele que orou para que Poseidon o ajuda-se. Mas isso muda com o tempo e ele aprecia melhor o seu irmão e sente muita falta dele quando ele acha que o Tyson morreu na explosão, inclusive eu já sabia que ele não tinha morrido, era meio óbvio.
Ainda falando de deuses com seus filhos, também não gostei muito como o Ares foi retratado nesse livro, ele pressionou muito a Clarisse para ela fazer a missão com sucesso, só se importando em passar do Percy, sendo que na mitologia ele vai pra porrada com um dos filhos de Poseidon quando uma de suas filhas quase foi violentada.
E a parte do Chiron, achei meio meh Rick usar o fato dele ser filho de Kronos para justificar a desconfiança dos deuses. Assim, supondo que essa desconfiança realmente possa ter ocorrido nos mitos, ele (Chiron) já se provou inúmeras vezes auxiliando Heracles, Perseu, Teseu, Aquiles e vários outros heróis, então pra mim não faz sentido essa desconfiança. Mas é o mesmo com a personalidade do Senhor D, não gosto mas entendo que é a visão do Rick e as informações que ele tinha na época.
Mas apesar desses pontos gostei muito do livro, a parte que Percy e Anabeth passam pelas sereias foi legal e me deu muita pena deles, por ambos serem crianças eles não entendem que os deuses não vão formar uma família nuclear, e eles sentem falta e são um pouco negligenciados pelo seu pai/mãe divinos, foi interessante ver esse ponto, principalmente do lado da Anabeth que não acompanhamos muito pelo POV ser do Percy. O que leva ao fato do Luke se sentir traído pelo pai e pelo Olimpo, dá pra ver que o Hermes se sente triste por isso. Aliás Hermes melhor personagem, adoro os deuses trickestes.
Toda cena deles lutando contra Polifemo foi legal, imagino que ficaria legal na série. Gostei da referência do Ninguém e como alguém tinha que abrir a boca pra contar vantagem quando estavam fugindo da ilha, né Clarisse?
Eu já esperava a aparição da Thalia em algum momento, mas não sabia que seria no final desse livro, espero que ela seja tão apelona quanto o Percy, já que é filha de um dos três principais.