FernandaLuna131 29/06/2020
O que achei de... The sea of monsters (+ quotes)
EDIÇÃO: se The lightning thief foi só o segundo hardcover que li na vida, The sea of monsters foi o primeiro que li só uma sentada. É o menor dos cinco livros, e meu amor pela série transformou numa leitura impossível de largar. Eu adoro que a edição brasileira manteve a mesma tipologia de fonte desse original, então é ainda mais confortável. As novas artes da capa são simplesmente fantásticas.
ESCRITA: Sempre me encanto com a habilidade de Riordan de contar um assunto tão denso quanto mitologia grega de uma forma tão lúdica - esse é sem dúvidas o seu maior mérito como escritor. Não me permito esquecer que esse é um livro voltado para crianças, mas que não é de forma alguma um ponto fraco para um leitor adulto. A escrita leve, fluida e muito verdadeira dele é totalmente sem defeitos pra mim.
ENREDO: Eu adoro como os livros do Riordan, mesmo fazendo parte de séries, têm surpresas únicas para cada livro. Esse livro aqui é um mergulhar mais profundo na trama que só tivemos um vislumbre no volume anterior - a famosa ponta do iceberg. Novos personagens, novas peças no enredo, novos ambientes, novas descobertas sobre nosso protagonista e personagens mais próximos, uma mistura de tudo para expandir o que hoje conhecemos como Riordanverso. Aqui ainda estamos no começo, mas já dá pra perceber o tom de tudo. O fato de termos saído do Acampamento para explorarmos o que há de mitologia fora dos EUA é fascinante.
PERSONAGENS: Eu tinha doze anos quando li O mar de monstros, então obviamente não era metade da leitora que sou hoje. Foi só nessa releitura que eu me dei conta da profundidade de Percy. Notei isso no primeiro, e foi uma espécie de choque, e segui abismada com ele nesse segundo. Já conseguimos ver mais como sua mente trabalha, como ele luta com suas emoções, e ainda assim é tão honesto e sincero em tudo o que faz. Ter mais um vislumbre no passado de Annabeth e ver mais da verdadeira face de Luke é um trunfo do livro, que vai dar base pros mistérios a serem revelados nos próximos. E é impossível não se apaixonar por Tyson. Ele é um dos grandes ícones dessa série.
+: Há dez anos, eu só tinha os dois primeiros volumes da série, e por meses eu reli O mar de monstros, louca pra ler os seguintes. Ler novamente, desta vez em inglês, após tantos anos sem reler, ainda conseguiu me surpreender com alguns fatos que eu não me lembrava, e me fez relembrar de elementos que sei que vão fazer a diferença lá na frente. Percy Jackson é uma aventura e tanto. Ansiosa para os próximos!
"We both seek knowledge. We both admire greatness. Neither of us needs to stand in the shadow of men."
"If I could tear this all down, I would do it better'. Don't you ever feel that way? Like you could do a better job if you ran the world?"
"Brace yourself."