Amphitryon

Amphitryon Ignacio Padilla




Resenhas - Amphitryon


15 encontrados | exibindo 1 a 15


ToniBooks 20/02/2023

Os gêmeos espaços vazios
"Mesmo assinando meus livros com o meu nome verdadeiro, contínuo a escrever o que os outros querem que eu escreva". Essa fala de um dos narradores de "Amphitryon" (Thadeus Dreyer), acredito ser uma reprodução do pensamento de seu autor, Ignacio Padilla. De fato, o livro trata da manipulação ou - melhor dizendo- da construção arbitrária de nossas identidades. Ignacio deixa transparecer em sua escrita um realismo cru e talvez pervertido (ou revestido) pela essência existencialista, na qual, para cada escolha que tomamos, roubamos a alma de quem poderíamos ter sido.
comentários(0)comente



Arsenio Meira 23/02/2013

Acabei de ler agora. Ufa!
Inesquecível, e sob a capa do cenário histórico e policialesco, com algumas pinceladas de espionagem, o romance revela um instigante (e inquietante) confronto entre o tão propalado "comportamento humano" e suas insodáveis justificativas.

Ainda nem sei o que escrever sobre o livro. Mas voltarei.

O enredo ainda ferve em meu juízo atordoado.

Recomendo, com fervor.
comentários(0)comente



Túlio 14/06/2023

Ótimo!
Eu vinha de uma ressaca literária das brabas, então para mim, esse livrinho de 170 páginas funcionou muito bem. Foi uma excelente surpresa! Não esperava tanta coisa assim. Comparações são sempre ruins, pois podemos trazer prejuízos para ambos os lados. Mas uma vez dito isso, para se ter uma referência do que esperar, acredito que esse livro especificamente poderia ser classificado como uma mistura de Roberto Bolaño com Simenon. Tem essa pegada com uma escrita ao melhor estilo latino, muito bonita, as vezes até "floreada", e a trama, que aos poucos vai fluindo para uma espécie de investigação policial.

Fiquei surpreso com a qualidade da narrativa. Só bons escritores conseguem fazer muito em tão poucas páginas. Vale a leitura!
comentários(0)comente



Flavia 20/02/2022

Jogo humano
Muito bem articulado, o livro mostra diversas faces e visões da trajetória de vida de várias pessoas e tudo isso sendo desenvolvido ao longo da história real das duas grandes guerras. Sem fôlego aqui! ????
comentários(0)comente



Rebeca 27/08/2012

Intenso!
O Livro é bom, mas não é uma leitura fácil... História complexa, com muitos personagens e com enredo confuso, mas bem desenvolvida!
comentários(0)comente



João Marcos 21/04/2020

Uma partida de xadrez
Amphitryon é uma experiência para além da leitura. O livro dá ao leitor a oportunidade de construir a história por si próprio, com os pontos de vista que diferentes narradores à quem o autor dá voz. É uma constante construção e desconstrução de nomes e do que é fato ou não. Uma revisão incessante de quem é peão e de quem é o rei na partida de xadrez construída por Ignacio Padilla.
comentários(0)comente



Refugios das Letras 27/04/2020

Um livro muito difícil de resenhar. Escrito com maestria, segue uma história que transcorre todo o século XXI e cujo tema principal está em constante mutação. As informações são disponibilizadas homeopaticamente e em momentos selecionados para o leitor se sentir no lugar de um conspiracionista, e a cada mudança de narrador - 4 no total - dificilmente as teorias elaboradas se sustentam.
Qual o mistério? Na realidade são vários, sendo que revelar a existência de qualquer um deles seria um spoiler covarde, e aí minha dificuldade de escrever qualquer coisa sobre a obra. A boa notícia é que já nas primeiras páginas é possível perceber a qualidade técnica e artística do autor, e continuar a leitura é ato automático. É incrível como tanta coisa acontece e tantas reviravoltas são possíveis em menos de 200 páginas. Muito recomendado aos fãs de mistérios e ficção histórica relacionada às grandes guerras.


site: https://refugiosdasletras.blogspot.com/2020/04/amphitryon-ignacio-padilla.html
comentários(0)comente



Ricardo Santos 04/07/2020

Jogo de um mestre
Mais um exemplo de obra classificada como "alta literatura" que utiliza elementos da literatura de gênero, no caso o romance policial noir, resultando num livro híbrido, disposto a romper barreiras, mesmo que involuntariamente. O mexicano Ignacio Padilla lança o leitor no meio de um tenso jogo literário, movido a traições, identidades falsas e ambições frustradas ou recompensadas. O autor utiliza as brechas e as sombras da História, dos fatos sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, para brincar com a realidade de maneira inventiva e sutil, movido por uma ironia triste. A tradução irretocável de Sérgio Molina e Rubia Prates Goldoni faz com que nos encantemos com a prosa desencantada de Padilla. Partidas de xadrez são um elemento central na trama. Amphitryon se constrói justamente como um partida de xadrez calculada e minuciosa, na qual a movimentação errada das peças poderia custar a frustração do leitor. O que tornaria o livro algo meramente rocambolesco e confuso. Mas Padilla apresenta o jogo de um mestre.
comentários(0)comente



Thayla209 01/03/2022

Genial!
"seus livros não nascem da história, e sim dos amplos espaços vazios que ela vai deixando ao se estender sobre o tempo dos homens e das nações."
Primeira leitura do ano concluída com sucesso. Desenvolvimento e reviravoltas surpreendentes, a todo momento o autor insere uma proposta nova que cativa o leitor de uma forma a querer entrar no livro e desvendar os mistérios junto com os personagens, a cada página a estória vai ficando mais envolvente e com um vocabulário extremamente rico e instigante.
Foi meu primeiro livro do autor e fiquei muito triste ao saber do seu falecimento, pretendo ler tudo já publicado pelo mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hyslei.Roman 02/07/2023

Um livro escrito por uma mente genial!
Incrível a capacidade do autor de mesclar fatos histórios e desenhar a narrativa toda a partir disso. A descrição de casa pensamento dos personagens me cansou um pouquinho, mas essas passagens são necessárias para entendermos todo o contexto.

Também tive um pouco de dificuldade para acompanhar as muitas reviravoltas (!!!) e precisei fazer um diagrama para não me perder na leitura kkkkkkkk

Entendi o plot final mais ou menos na metade do livro, mas segui a leitura avidamente porque eu queria muito saber de que forma tudo se conectava! Em resumo, um livro escrito por uma mente genial!
comentários(0)comente



Patyys2 13/12/2023

Amphitryon
A sinopse parecia interessante, um história com sósias, um homem que possui diversas histórias se passando por outra pessoa, porém o livro inteiro é muito confuso, tem tanta mudança de nomes, mistura com uma partida de xadrez, uma hora ele é um personagem, logo em seguida já está completamente diferente.
Se me perguntarem se entendi a história, se eu lembro dos fatos para fazer uma resumo do livro, sinceramente não serei capaz.
Li o livro no automático, lia as palavras, sabia quem eram os personagem, entendia as menções ao xadrez, mas não me conectei a história, não absorvi a trama e a essência do livro.
Talvez devesse reler, porém após essa primeira leitura, não sei se estaria disposta a reler.
comentários(0)comente



Felipe | @fe.ituras 26/06/2023

Ótima surpresa!
Me deparei com esse livro em uma promoção, adquiri sem pretensão nenhuma e me surpreendi positivamente!

___________________________________________

Se você quiser ler um texto somente sobre essa obra, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas
comentários(0)comente



Mariana 13/01/2021

Em alguns momentos a leitura é fluída, mas em outros ela é bem densa, enfadonha e um pouco confusa, talvez por conta dos personagens e das diferentes perspectivas. É uma leitura que pede um pouco mais de atenção, especialmente porque trata de um assunto bem delicado. No geral gostei do desenrolar da história mas não leria novamente.
comentários(0)comente



Wilson 31/05/2023

Livro confuso, com personagens que ficam pelo caminho
Esse livro, apesar de ter um pano de fundo que gosto demais (xadrez) não conseguiu prender a minha atenção. Quando começava a me conectar com algum personagem, ele sumia. O começo ainda foi legal, mas à medida que a leitura foi avançando, inversamente, meu interesse foi diminuindo. Enfim, consegui terminar de forma arrastada.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR