Skyllar 08/04/2021
Chaos Walking, vol. 3 é encerrado com chave de ouro.
A Guerra, o último livro da saga Mundo em Caos, é tudo de mais perfeito que existe e eu não poderia imaginar outra coisa.
Uma das minhas sagas prediletas ?
Todd e Viola, mais uma vez, são espetaculares como protagonistas. Sou admiradora deles. Tendo que coordenar povos diferentes e tentando ter o controle da situação, eles são dignos de liderança e sabedoria.
Uma batalha já estava travada e isso graças ao David Prentiss (prefeito/presidente) e a Sra. Acoyle, no qual quero dar um ênfase específico nesses dois: eles são poderosos e o ar de magnificência que eles exalam, suas falas e ações, é grandioso. E eu jamais poderia esperar todos os altos e baixos que construíram a Guerra entre os spackles, nem mesmo poderia cogitar a possibilidade dessa união para que a paz seja conquistada.
Para mim, foi tudo inesperado, desde o início da trilogia até o final dela. Tudo tão bem alinhado e condizente, a motivação, as perguntas e respostas, cada lado teve seu propósito para colaboração nessa guerra. E que guerra!!!
Eu preciso falar sobre a narração do spackle: é a coisa mais linda que eu já li. O modo que é retratado o céu, a terra, o retorno e a fonte, é inexplicável. É tão lindo e puro. O sentimento que é se passado através das palavras na narração de um spackle é esplêndido, magnificente. Era tão transparente e genuíno que eu sentia a emoção em todas as palavras, devo dizer que foi algo que mexeu bastante comigo.
Sentir tudo o que os personagens transmitem em palavras é um ponto chave que Patrick Ness entende muito bem e arrasa.
É impressionante a forma que todos os personagens apresentados têm uma finalidade para a trilogia e por mais que alguns não apareçam tanto, e para aqueles que são considerados personagens principais, todos eles, são tão significativos e bem escritos. Perfeitamente escritos.
Surtei tanto por esse livro e chorei tanto também, principalmente pelo final. Nada poderia deter as minhas lágrimas de tanto que elas caíam. ?
O final é aberto, mas diz tanto do futuro do Todd e da Viola. Eles lutaram todo esse tempo e o mínimo que poderíamos querer é que eles tenham amor, paz, conforto e evolução, e se eu tenho essa opção de escolha, é assim que o livro acabou. O fim de algo é apenas um novo começo.
A relação do Todd e da Viola só confirmou que eles são os maiores do mundo. ?
Por Todd e Viola, eu dou a minha vida e eu vou dizer: eu morro de amores por esses dois. A relação deles é tão linda, apaixonante. O amor que eles sentem um pelo outro é mais forte do que qualquer coisa nesse universo e esse é o meu conceito favorito. Enfim, tudo por Tiola.
Foi uma honra acompanhar essa aventura, esse caos. Me sinto lisonjeada por ler essa obra de arte. ?
Citações do livro:
? ?? Mas salvá-lo teria uma consequência mais grave? ? Bradley pergunta, com cuidado, porém sério, tentando me fazer ver. ? Pense cuidadosamente agora. A primeira coisa que você faz em qualquer lugar é lembrada para sempre. Define todo o futuro.?
? ??Você sentiu a emoção quando nós os perseguimos subindo a colina ? o prefeito diz. ? Eu notei. Ela brilhou em seu Ruído como uma fogueira. Todos os homens no exército sentiram a mesma coisa, Todd. Você nunca está mais vivo do que em uma batalha.
? E nunca está mais morto depois dela ? eu digo.
? Filosofia ? ele sorri. ? Eu não sabia que você era filósofo.
? ?Nos observando. Observando a Terra.
Me levanto para encontrar o Céu.?
? ?Você já viu muito, até demais, mas nem é um adulto ainda. Você nunca viveu com a Terra. O coração da Terra lamenta ser tarde demais para salvar o Fardo...?
? ?Que eu não estava só.
Mas, antes de eles fazerem tudo isso, houve choque, houve desgosto, houve horror, houve vergonha.
Aqui finalmente estava a Terra. E ela tinha medo de me tocar.?
? ?Depois ele me viu com olhos de um guerreiro, de um general e líder.
Eram os olhos do Céu.
E eles olhavam para mim como se me reconhecessem.?
? ?Os olhos da Terra veem os clarões e sentem a dor e depois morrem como um fogo em extinção...
E eu escuto o Céu enviar imediatamente um comando de retirada.?
? ?Eu encaro Todd. Estou olhando para ele fixamente.
Mas não o escuto.
Não escuto nada.
Pensei que fosse apenas o horror da guerra que o traumatizou, que o chocou e o deixou meio nublado, mas isto é diferente. Isto é quase silêncio.?
? ?A Terra olha profundamente dentro de si mesma para encontrar o novo Céu e não há rejeição por parte do escolhido. A vida passada acaba e deve ser deixada para trás, pois a Terra precisa que o Céu a proteja e o Céu não pode ter outra coisa além da Terra.?
? ?Será que odiamos tanto o paraíso que queremos nos certificar de que ele seja um monte de lixo??
? ?Mas eu coloco a mão em sua nuca...
E ele diz:
? Viola?
E eu me aproximo dele.
E beijo sua boca.
E sinto como um...
Finalmente.?
? ?? Nós queríamos paz! ? Bradley grita para o Céu, enquanto vemos as bombas caírem quase sem efeito, exceto pelos pobres spackles debaixo elas. ? Esta é a ação de um homem!?
? ?Eu estava errado. Os homens não podem ser transformados. Eu sempre serei quem eu sou. E você sempre será Todd Hewitt, o garoto que não consegue matar.?
? ?Que coisa triste são os homens. Não conseguem fazer nada bom sem ser tão fracos que acabam estragando tudo. Não conseguem construir nada sem destruir tudo depois.
Não foram os spackles que levaram a gente pro nosso fim.
Foi a gente mesmo.?