Garcia 23/07/2020
“Ele sentiu-se violentamente mal. O suor estava escorrendo sob seu cabelo e das costas de suas mãos.
Ele estava morrendo.
Talvez não neste mês. Talvez não neste ano. Mas de algum modo, em algum momento, de uma maneira qualquer e numa velocidade que não era da sua escolha.”
・
Agora aposentado, George passa os dias desiludido em casa tentando se ocupar com uma obra no jardim. Sua esposa, Jean, gostaria que o marido arrumasse ocupações fora da residência, já que sua presença atrapalha os encontros com o amante. A filha Katie acaba de marcar o casamento com Ray, pretendente reprovado por toda a família, e o filho Jamie demora a entender se realmente está apaixonado pelo namorado. Um belo retrato de uma família tradicional.
Ao provar um terno em uma loja de departamento, George descobre uma pequena mancha no quadril. Imediatamente lembra a morte precoce de um amigo próximo e no ato começa a pensar que está com câncer. Essa percepção o acompanhará até as últimas páginas.
O livro possui uma premissa simples que é contar o cotidiano de uma típica família inglesa, porém, com um grande foco na saúde mental de George e as consequências de viver sem demonstrar seus sentimentos. Todos estão ocupados com os preparativos do casamento de Katie e não percebem que os comportamentos do chefe da família mudaram muito.
A capa induz o leitor a pensar que encontrará uma leitura leve e descontraída, porém, é surpreendido com temas como saúde mental, pensamentos suicidas, a inevitabilidade da morte e como o abuso de remédios controlados pode ser o estopim para um surto psicótico. Por tratar de assuntos densos, o autor insere alívios cômicos para que a narrativa não fique muito sombria.
Alguns personagens são melhor construídos que outros e alguns clichês gays são utilizados em Jamie. Nada que incomode muito, mas é perceptível que o autor não se demorou em criar um cenário mais real. O livro é bem escrito, mas muito extenso e alguns trechos poderiam ser suprimidos, pois, não acrescentam à história. No geral um bom livro para passar o tempo. 3,5/5.
site: https://www.instagram.com/p/CC__NoODwzz/