Anna Laitano 08/09/2013Emocionante e inspiradorConfesso que comecei a ler este livro sem pretensão alguma, ia apenas ler alguns parágrafos para ver o estilo narrativo e formar uma opinião sobre o que me esperava e decidir onde ele ficaria na minha pilha de "próximas leituras". Porém, o que encontrei me impediu de soltá-lo tão logo quanto eu pretendera.
Nick Vujicic é evangelizador e palestrante motivacional, então, como dá para imaginar, o livro é de não-ficção. Aqui, portanto, o autor nos conta um pouco de como foi sua vida convivendo e enfrentando as dificuldades físicas pertinentes à deficiência que ele tem desde o nascimento, mas também sobre dificuldades emocionais; não apenas as dele, mas também as de pessoas que o procuraram pedindo ajuda enquanto ele viajava pelo mundo dando suas palestras.
A narrativa dele é leve e descontraída, o que faz o virar de páginas ser rápido, natural e muito agradável. Com capítulos razoavelmente longos, o livro aborda diferentes temas a cada capítulo: relacionamento, trabalho, família, religião, política, etc. Sendo assim é basicamente impossível não se conectar em algum momento, ou sentir arrepios e os olhos marejados com algumas das histórias.
Apesar de livros de não-ficção causarem preconceito em uma considerável parcela dos leitores (na qual até algum tempo atrás eu me incluía), não me desinteressei pela leitura em nenhum momento. Pelo contrário, após a leitura eu me sentia renovada, mais leve e esperançosa, algo que nunca havia acontecido com outro livro. E, honestamente, por mim a leitura poderia durar para sempre, apenas para prolongar esta sensação maravilhosa. Sabe aquele tipo de livro que te faz rir, chorar, e você sempre quer mais? Era exatamente isto.
Nick Vujicic é uma pessoa maravilhosa, com a capacidade de fazer com que você enxergue a si mesmo e aos que o cercam de forma diferente. Seu outro livro (primeiro a ser lançado pela Novo Conceito) já está no topo da minha lista de desejados, e espero sinceramente que ele não pare de escrever nem tão cedo, porque pelo que eu já li posso tranquilamente dizer que recomendo a todos.
site:
www.queridaprateleira.com.br