Catarina 22/03/2024
Um romance fundacional
Depois de ler, finalmente entendo porque Orgulho e Preconceito é o clássico reverenciado que é. Sem dúvidas, é fundamental na história do romance porque construiu bases muito sólidas para histórias românticas, que nada têm de bobas.
O livro nos apresenta um retrato interessantíssimo da sociedade inglesa da época, revelando um pouco de seu modo de vida, ao mesmo tempo em que desenvolve personagens com características e dramas universais. O tema central, que é a superação dos preconceitos causados pela nossa primeira impressão e muitas vezes reforçados por nosso orgulho, é realmente perspicaz e demonstra uma sensibilidade ímpar da autora à alma humana. Continuamos nos identificando com Elizabeth e Mr. Darcy porque continuamos passando pelos mesmos problemas e dilemas ao tentar desbravar o mistério que é outra alma humana.
E, é claro, Mr. Darcy é a fundação do herói romântico: rico, bonito, de mau temperamento mas que se deixa conquistar e amolecer por uma mulher autêntica e sagaz (e mais pobre que ele), e que acaba fazendo tudo por ela. Eis aqui a obra que fundou esse arquétipo que, sinceramente, nunca deixa de funcionar para uma leitura divertida e que aquece o coração.