Fernanda4153 03/10/2024
Celaena Sardothien, que mulherrrr
O livro nos conta a realidade vivida pela jovem Celaena Sardothien, uma moça que mesmo com pouca idade carrega consigo uma grande quantidade de histórias e títulos, como o de a maior assassina de Adarlan (e do mundo) e a herdeira da guilda e trono do Rei dos Assassinos da região. O livro inicia tratando sobre a realidade vivida pela assassina, que vive como escrava nas Minas de Sal de Endovier como castigo determinado pelo Rei por todos os crimes que a jovem cometera. Porém, Celaena recebe uma oferta vinda do herdeiro do Rei, Dorian Haviliard, um príncipe em busca de um campeão para vencer a competição criada por seu pai. A jovem vê a oferta como uma grande oportunidade de se ver livre da escravidão, já que sabia que se continuasse por lá, morreria. Mesmo com sua pouca idade, o passado de Celaena é repleto de mistérios, os quais não só os personagens como nós leitores não sabemos, a personagem revela pouco sobre si, deixando apenas migalhas do seu passado surgirem durante a narrativa.
Ao chegar ao palácio, a jovem precisa adotar outro nome, Lilian, para preservar sua identidade e não se tornar um grande alvo dos outros competidores. Já que sua trajetória e realizações seriam um grande chamativo. Porém, mesmo com outro nome, Celaena recebe um chamado para descobrir quais os males que circundam o castelo de vidro, e tudo isso devido aos assassinatos em série que vem ocorrendo durante a competição promovida pelo rei de Adarlan.
O livro inteiro retrata a evolução e luta de Celaena para se manter viva na competição e no castelo, além de desenvolver sua relação com o capitão da guarda Chaol Westfall, com o príncipe Dorian e com Nehemia Ytger, princesa de Eyllwe. Além do desenvolvimento da protagonista dentro do mistério dos assassinatos.