labbacchio 26/12/2021
I can survive well enough on my own
Bem, vamos lá.
Sinceramente, uau. É isso que tenho a dizer, uau. Eu, definitivamente, não estava esperando gostar tanto desse livro. Trono de Vidro é ? ou ao menos para mim foi ? simplesmente incrível. O desenvolvimento é ótimo, os personagens são envolventes, as críticas sociais são boas, a ideologia não é genérica e os acontecimentos não são previsíveis. Nossa, sério, como um primeiro livro de saga pode ser tão bom?
Hm, vou tentar detalhar melhor as coisas que citei nesse parágrafo anterior colocando tudo em pontos ? me sinto muito organizadinha quando divido minhas opiniões por pontos ??.
Primeiro ponto: ótimo desenvolvimento. Cara, eu realmente não consegui identificar uma falha sequer no desenvolvimento desse livro, tudo acontece de forma plausível e muito bem desenvolvida ? e não é todo primeiro livro de saga que é assim, hein. As relações dos personagens tem um desenvolver relativamente lento e muito agradável, e, em muitos momentos, se você para pra analisar, dá pra ver grande semelhança com relações reais, nada perto daquele negócio fictício e forçado que muitas vezes é visto.
Segundo ponto: personagens envolventes. Sendo bem sincera, não sou aquele tipo de pessoa que se envolve facilmente, mas os personagens desses livro aaa ? pausa dramática ?, lindos, lindos, lindos!!! Sério, os traços únicos das personalidades de cada um, a forma como aos poucos iam mostrando como, de fato, eram pessoas maravilhosas, eu achei tudo tão incrível. Celaena, Dorian, Nehemia, Chaol ? principalmente ele, óbvio ?, todos eles são perfeitos.
Terceiro ponto: ideologia não genérica. No começo do livro eu até cheguei a achar que Trono de Vidro poderia ser mais uma fantasia com uma história genérica e previsível, mas o resto do livro me mostrou o quanto eu estava enganada. Ao ponto que você ia lendo, era claro como tudo aquilo não passava de uma mera introdução; era claro como ainda havia muito a ser visto e descoberto. Comecei achando que seria uma coisa, e no fim tudo aconteceu de forma diferente.
Quarto ponto: acontecimentos não previsíveis. Sendo bem honesta, sou uma pessoa bem paranoica, então, em grande parte das vezes, eu já consigo prever metade das coisas que vão acontecer no desenrolar do livro. No entanto, em Trono de Vidro isso praticamente não aconteceu ? exceto por uma única coisa, mas seria spoiler se eu a citasse. Entretanto, esse nem é o ponto principal; quando digo que não achei previsível, quero dizer que não tenho ideia alguma do que acontecerá nos próximos livros ? tipo, real, eu quero muito ler o próximo agora, porque não consigo nem pensar no que poderia acontecer no desenvolver dessa saga.
Quinto ponto: boas críticas sociais. Trono de Vidro conta com ótimas críticas relacionadas ao autoritarismo e ao totalitarismo, e eu realmente adoro esse tipo de crítica, então isso provavelmente contribuiu para eu ter amado tanto esse livro.
Todavia, por mais que tenha tido todos esses pontos positivos e que eu tenha adorado, se eu dei nota 4 obviamente tenho do que reclamar ? pra eu não ter do que reclamar o livro tem que ser perfeito, sinceramente. Olha, vendo de agora não posso dizer que teve tanta influência assim, mas o começo realmente demorou bastante pra prender minha atenção. Eu devo ter demorado em média 3 dias pra passar das primeiras 50 páginas ? e eu não sou de demorar ?, entendo que seja um livro introdutório, mas esse começo foi bem cansativo mesmo ? e até pareceu meio genérico nessa parte, então creio que muita gente deve acabar desistindo só pelo começo (dica [lê-se ordem]: não façam isso). Ademais, outra coisa que também pode incomodar um pouco é que em certos momentos o livro fica meio confuso, mas pode-se dizer que isso é porque a própria protagonista está confusa, e o modo como o leitor vai descobrindo tudo junto a ela ? era pra ser um parágrafo de reclamação e até aqui to falando coisa positiva, tão vendo aí como é bom? ? é magnífico. Enfim, essas foram as únicas críticas negativas que tive en relação a Trono de Vidro, e nenhuma grande o suficiente para me fazer tirar mais de uma estrela.
Sobre recomendação, acho que já deve ter ficado meio ? extremamente ? óbvio, mas vou deixar mais claro. Sim, eu, definitivamente, recomendo esse livro ? tipo, recomendo MUITO. Depois que você passa do começo, a leitura passa a ser rápida e fluida ? fora que a escrita também é simples, leve e envolvente ? , e quando você menos espera já acabou.