Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo




Resenhas - Sombra e Ossos


7348 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitor.Wegner 16/11/2024

Um universo fascinante
Bom, eu nem sei por onde começar a descrever o quanto eu amei o universo desse livro, ele é cheio de magia e reviravoltas impressionantes. Por ser um livro de fantasia, eu achei um plot fácil de se teorizar, mas na hora da leitura nada do que ocorreu se passou pela minha cabeça. Eu estava preso na construção de um romance que parecia ser perfeito, até que as reviravoltas começaram.
Eu adorei a personagem principal, achei a construção da Alina muito boa, conseguindo libertar seu verdadeiro poder apenas quando ela conheceu a si mesma. Entretanto, eu não gostei muito do Maly, achei fofo as suas cenas juntos, mas no geral achei ele sem sal. Por conta disso eu achei o romance dos dois meio sem graça, foi muito fofo, mas a falta de personalidade do Maly afetou um pouco a narrativa, por isso, na minha opinião, o livro não é perfeito.
Em várias partes da leitura eu me perdi na pirâmide social que existe, não entendendo quem ficava acima de quem, eu senti falta de uma explicação maior sobre isso.

Eu dei 4,5 estrelas pois eu procurava a muito tempo um livro do gênero, com magias elementais e vários reinos, então talvez essa nota tenha se dado por eu ter finalmente me divertido com uma leitura desse tipo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Taty.Ribeiro 12/11/2024

Amei o Grishaverso, mas não memorizei sua hierarquia mágica!
Nota 4/5 estrelas (????).
Este é o 1° livro da trilogia Grisha, e está marcando meu retorno à leituras de fantasia após longos 3 anos sem ler nada do gênero (sempre foi meu gênero favorito, mas os sistemas de pirâmide com séries infinitas de livros me deram uma cansada e acabei dando um tempo). Embora seja um livro pequeno se comparado a outros de fantasia eu demorei a engatar na leitura e finalizei em quase 2 meses.


CONTEXTUALIZANDO O MUNDO GRISHA:
- A história se passa majoritariamente num país chamado Ravka, cuja capital é a cidade de Os Alta e o sistema de governo é uma monarquia (liderado por um Rei/Rainha). Há duas entidades militares, o Primeiro Exército (composto por militares comuns) e o Segundo Exército (composto por Grishas).

- A DOBRA DAS SOMBRAS é uma região desprovida de luz e divide o mar de Ravka, sendo habitada somente por Volcras, criaturas monstruosas comedoras de gente que só sobrevivem na total escuridão do lugar.

- Neste mundo, cheio de cidades e países com nomes praticamente IMPRONUNCIÁVEIS, a sociedade é formada por pessoas comuns e Grishas vivendo juntos, mas a convivência não é tão pacífica. Os Grishas são pessoas praticantes da "Pequena Ciência" (vulgo magia pra mim) e são divididos em 3 ordens: Corporalki, Etherealki e Materialki, cada uma com uma série subdivisões e cores distintas, ou seja, especialidades definidas de acordo com os elementos que podem manipular (Conjuradores, Sangradores, Curadeiros, Aeros, Inferni, Hidros e por aí vai).
OBS: Se me perguntar o que é o que, definitivamente não vou saber responder pq estou enferrujada quanto aos mundos de fantasia, mas espero entender melhor essa hierarquia de poderes Grisha nos próximos livros.


HISTÓRIA E PERSONAGENS-CHAVE:
ALINA é uma jovem que foi criada em um orfanado em Keramzin (vilarejo no sul de Ravka) onde cresceu ao lado de MALYEN, seu melhor amigo e paixão secreta. Ambos se tornam soldados do Primeiro Exército - ela para função de cartógrafa e ele para rastreador. Após um tempo de treinamento militar eles são enviados para uma missão dentro da Dobra das Sombras, onde obviamente houve ataques de Volcras e MALY foi brutalmente ferido, no desespero de tentar salvá-lo ALINA desbloqueia poderes que desconhecia, se descobrindo assim uma Grisha. Seu poder extraordinário desperta o interesse do líder do Segundo Exército, o misterioso DARKLING, que a leva à força para a corte real em Os Alta para ser treinada como uma verdadeira Grisha.


CONCLUSÃO:
Com certeza vou ler os outros livros da trilogia, até porque iniciei esta leitura com o objetivo de assistir a série da Netflix (prefiro ler antes de assistir), gostei demais de toda a construção de mundo e principalmente do modelo de magia, apesar de ter finalizado com evidente dificuldade em diferenciá-las.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



analu203 08/11/2024

A série melhorou muita coisa?
Esse foi o primeiro livro desse universo, e confesso que gostei bastante dele (eu vi primeiro a série).
Porém tem coisas que eu acho na série muito melhor, mas isso faz parte do processo, fiquei ansiosa para o próximo
Mirelly48 09/11/2024minha estante
Também assisti a série antes. Me arrependo disso, entretanto. Acho que teria aproveitado melhor a leitura sem esses conhecimentos.




Rejane Melo 05/11/2024

Estou aqui só para ler Six of Crows depois
Devia ter ignorado esta trilogia, pois queria ler Six of Crows e fui enganada pela série que coloca essas duas histórias juntas e como se passam no mesmo universo resolvi começar pelo "começo".
Neste primeiro livro, o estilo de escrita é fácil e envolvente. A trama é bem desenvolvida o suficiente para mascarar o fato de que boa parte dela é uma história de colégio interno, com transformações, dramas de garotas rivais, rivalidades mesquinhas, bailes e um pouco de romance com o cara mais atraente do pedaço. Bardugo consegue criar um cenário “exótico” para sua história — uma terra de fantasia inspirada na Rússia do início do século XX.
No mais, achei a Alina muito sem graça, não sinto que ela protagoniza a história, está só observando e sendo levada igual ao leitor. O romance com Mali não convence, achei ele muito boy lixo, sempre diminuindo o potencial da menina, querendo moldar ela e fazer ela voltar a ser a Alina que ele conhecia... Nesse ponto prefiro o Darkiling, sem querer dar spoilers.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



szninesz 31/10/2024

Interessante
Acho que pra quem lê muitas fantasias, não vai gostar tanto, pois, pode achar um pouco clichê já que o livro não inova no gênero. como eu não leio tanta fantasia, adorei! poderia ter apressado menos alguns acontecimentos mas fiquei com vontade de continuar a trilogia ?.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alana.Lima 28/10/2024

Minha segunda tentativa com a saga grisha. A história é interessante, mas não me prendeu. Achei legal os poderes, as divisões, mas acho que falta um a mais. Vou dar mais uma chance no futuro.
comentários(0)comente



Thalita @desabafoliterarioo 27/10/2024

"EU ESPERO POR VOCÊ HÁ MUITO TEMPO, ALINA. VOCÊ E EU MUDAREMOS O MUNDO"

Sombra e Ossos é uma fantasia que possui pessoas que manipulam matéria ? conhecidos como Grishas ?, criaturas sombrias, profecias e intrigas políticas. Tem como ambientação inspirada na Rússia imperial. A história envolve uma trama recheada de joguetes, magia, segredos e traições.

Nesse universo existe um local que é tomado por uma pura escuridão, onde nela habitam seres terríveis. Essa escuridão é mais conhecida como: Dobra das Sombras. Ravka é um país dividido por conta dessa dobra. E a missão de Alina Starkov e Maly Oretsey, amigos de infância, consiste em atravessá-la.

Maly é atacado durante a travessia, e isso acaba despertando um poder, até então adormecido, dentro de Alina. É um poder raro, e a sua descoberta acabou levando-a até o Grisha mais poderoso de Ravka, Darkling.

Sendo mantida no pequeno palácio, acompanhamos Alina em suas tentativas de dominar esse novo dom, ao mesmo tempo em que acaba entrando, sem perceber, nas intrigadas presentes da corte. A presença e o desejo de Darkling em estar ao lado dela em algumas ocasiões me levou a questionar a real motivação dele, fazendo com que lesse mais e mais os capítulos.

É meu primeiro contando com algum livro escrito pela autora Leigh Bardugo. Me surpreendi positivamente com a história de Sombra e Ossos. Gostei da escrita e do universo criado pela autora. E que universo curioso! Em alguns momentos confesso que fiquei perdida na divisão desse universo, mas depois de procurar mais sobre ele entendi melhor. 

Não achei que os acontecimentos da história ocorreram rápido demais. Digo que foi logo direto ao ponto, porém, teve momentos que pedia para serem mais detalhados... Gostei dos personagens principais e secundários. Não vejo a hora de ler o segundo volume, porque aquele final pede por mais. Sentir o ódio puro do Darkling no capítulo final hahaha

O mapa presente no início do livro foi uma mão na roda para compreender melhor os acontecimentos e me ajudou a fixar os nomes dos lugares ao redor do reino.  Por várias vezes eu verifiquei o mapa.

Iniciei sem grandes expectativas, e acabei gostando. Contando os minutos para chegar na tão famosa duologia Six of Crows e depois ver a adaptação logo em seguida.
comentários(0)comente



Rep_Boy 27/10/2024

Não estava na vibe...
EU GOSTEI, ACHEI UNS BONS PLOT TWISTS E GOSTEI DO ROMANCE! OS PROBLEMAS PRINCIPAIS Q N ME FIZERAM AMAR ESSA HISTÓRIA FORAM O FATO DA LEITURA SER LENTA: SIM, EU COMECEI ESSE PQ ESTAVA NA VIBE DE FANTASIA MAS QUERIA ALGO MAIS CURTINHO (ENGANO MEU, 280 PÁGINAS ARRASTADAS SENDO Q 60% NÃO ACONTECEU NADA). O OUTRO MOTIVO FOI QUE NÃO FIQUEI APEGADOAOS PERSONAGENS, TORCENDO NEM NADA DO TIPO!
GOSTARIA DE LER AS CONTINUAÇÕES (PARA DPS LER SIX OF CROWS), MAS NÃO VAI SER TÃO CEDO, ESPERO Q OS OUTROS MELHOREM!
comentários(0)comente



Daiane.Duque 27/10/2024

Adorei a história
Antes de ler o livro, vim olhar a opinião de quem já tinha lido e achei muito dividido, pessoas que tinham amado, outras que até gostaram da história mais que precisavam ler essa trilogia para dar continuidade no restante dos livros e outras que simplesmente odiaram. Eu confesso que comecei a leitura com receio do livro pelas opiniões negativas, e até com uma certa preguiça, depois quando foquei e entrei na história eu simplesmente achei ele incrível. Um livro fácil de ler, não fiquei confusa com a história em momento algum, sempre acontecimentos novos que faz com que você queira ler mais e mais. Com relação a protagonista Alina não achei ela insuportável como vi em alguns comentários acredito que a construção da personagem foi muito bem feita, justamente por ela não ter ideia do poder que tinha, ela se depreciava em todos os sentidos, porém com o passar da história ela começa a ter a noção do seu poder e quão rara ela é, achei maravilhoso ver o crescimento  dela. Já o Maly achei que acaba ficando como um personagem secundário esquecido uma boa parte do livro aparecendo mais nas lembranças da Alina, mas extremamente importante para sua fuga dela e para que ela visse seu real potencial.
O meu conselho é viu um livro que despertou seu interesse de algum modo, viu resenhas positivas e negativas, mas mesmo assim ficou em duvida, lei se não gostar deixe-o de lado e livro que segue.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



7348 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR