@zurcenila 04/01/2020(Resenha) Livro - Gayle Tzemach Lemmon - A costureira de Khair KhanaUma história inspiradora sobre uma mulher fantástica que deveria ser leitura obrigatória para homens e mulheres de todo o mundo. Uma lição de determinação e solidariedade.
A jornalista Gayle é uma escritora e pesquisadora sobre a vida das mulheres em lugares de guerra e em um projeto onde buscava mulheres empreendedoras num Afeganistão tomado pelos Talibãs, conheceu a história de Kamila Sidiqui e suas irmãs.
Eu já tenho lido sobre aquela região e todas as histórias sobre as mulheres que sobreviveram a este regime me emocionam profundamente.
Essa é a história de uma professora de Khair Khana no Afeganistão que se vê obrigada a se afastar de seu emprego quando os Talibãs tomam o poder, obrigam que todas as mulheres larguem seus empregos, são proibidas de estudar, não podem circular na rua sozinhas e muito menos sem o chadri (ou burca). As mulheres perderam a liberdade, a possibilidade de sustentar suas famílias.
Kamila não se deixa abater e procura sua irmã Malika, que é uma costureira e pede que a ensine o ofício. Com a ajuda das irmãs, Kamila monta um ateliê em sua casa e começa a oferecer suas costuras para os comerciantes da região. Cada saída de casa é um salto no escuro, ela pode ser presa, agredida ou morta, mas nada disso a esmorece e ela vai em busca de seus objetivos. O sucesso é tamanho que em pouco tempo elas precisam contratar mais costureiras. Em pouco tempo o ateliê vira uma escola para jovens.
Sua história ganha fama e Kamila envereda para participar de uma ONG que ajudará milhares de pessoas. A história não termina por aqui. Leia este livro incrível para saber mais!
O Afeganistão é o retrato de destruição, violência, covardia, mortes, sem energia elétrica, saúde.. e ainda assim essa mulher levou esperança para muitas famílias e salvou inúmeras da penúria e da fome.
É uma história de força, superação, determinação, família, solidariedade e fé.
Recomendo! Boa Leitura