Marvin 27/09/2014
Entendendo a vida em Cristo
Essa obra ajuda-nos a entender como o caráter do cristão é formado a partir do propósito eterno de Deus em nossas vidas, e além disso, explica de uma forma clara como vencemos as iniquidades e o que leva o cristão a perder o envolvimento com Deus.
Primeiramente a obra explica que Deus criou o homem à Sua imagem para que ele seja o Seu representante legal na terra assim como diz na palavra. Não só a sua imagem como também faz uma relação do homem e a mulher com Cristo e a Igreja, pois não é bom que o homem esteja só e que a Igreja é a noiva de Cristo, pois ela O completa. A palavra também nos ensina que além dessas anteriores devemos ter comunhão com Deus, guardar o Éden para que nenhum mal venha invadi-lo, sujeitar a terra e também muito importante, ter domínio sobre a criação, ou seja, não deixar que a carne assuma o controle. Outro ponto importante fala sobre a maturidade, pois só haverá maturidade para aquele que busca crescimento, pois crescer é ser transformado pela renovação do nosso entendimento. O que impede o cristão de ter uma comunhão satisfatória com o Senhor e acabar perdido é a desobediência. Deus se entristece, e o resultado é uma certa escuridão e fechamento interior.
Para vencer as iniquidades devemos ter algumas atitudes como odiar e abominar coisas que induzem ao pecado, resistir, combater e cruscificar. Além disso, devemos aceitar o Espírito Santo e nos arrepender daquilo que temos feito de errado, confessando os pecados a Cristo através da oração. Procurar medidas práticas para afastar o pecado e buscar ser cheio do Espírito Santo ajudará a nos mantermos na santidade. Voltando a falar da maturidade, na Palavra diz que precisamos discernir as ações que operam em nosso interior, pois são essas forças que influenciam o homem em seu comportamento. Precisamos entender que embora sejamos cristãos salvos no Senhor, ainda lutamos contra essa tendência da velha natureza do homem. Uma força que devemos buscar para o nosso interior, é o Espírito Santo, que foi colocado sobre nós como Sua parte ativa para agir e expressar-se em nós, porém, há outros seres que também querem se expressar através do homem e que não podemos deixar, são os espíritos malignos ou demônios. Hábitos antigos de alguns cristãos convertidos os levam devolta ao pecado e também somos colocados a prova para resistir a tal pecado e tentações, mas depois da provação vem a vitória.
Portanto, esses detalhes me levam a entender o quão importante é estar na presença de Deus e apesar de parecer difícil, Ele nos garante uma vitória que vale a pena para uma vida ao Seu lado. Um cristão bem formado apresenta características da beleza de Cristo como a irrepreensibilidade, transparência, humildade, coração ensinável, coragem e violência para se tornar valente, fome e dependência de Deus e o mais importante, a aliança, que nos mantêm nas condições para recebermos as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.