Vitor Hugo 01/03/2017Livro para iniciantes...O livro que deu ''fama'' ao Cerbasi, é um bom livro, não posso negar. Mas o público alvo deve ser os casais leigos, que possuem problemas em suas finanças.
Lado positivo: É um livro de leitura fácil, flui muito bem. Com as dicas do autor, qualquer casal com comprometimento consegue equilibrar as contas. O livro fala desde o namoro, passa pelo casamento e filhos e vai até a terceira idade(aposentadoria) e independência financeira.
Lado negativo: Mas apesar de que os ensinamentos do autor são ótimos, faltou falar mais sobre os obstáculos/acidentes que os casais terão no meio do caminho: Desemprego, possíveis grandes perdas nos investimentos, doenças graves, etc.. Tudo isso só foi mencionado no último capítulo e no equivalente a duas páginas...
Sabemos que nem tudo são flores, principalmente para quem casa e quer viver ''feliz para sempre''. Vai existir cobranças de um dos parceiros para consumir e demonstrar posses para o primo, vizinho, irmão, etc.. Se você casou ou planeja ter um relacionamento duradouro, recomendo que escolha alguém que já venha com as mesmas características de perfil financeiro, dentre outros.
Apesar de ter bastante tabelas e alguns exemplos no livro, acredito que faltou um maior aprofundamento em alguns temas, pois ficaram bem superficiais.
Ex: Regime de bens e tipos de investimentos.
Recomendo o livro para iniciantes em educação financeira(principalmente casais) e não recomendo para quem já possui algum nível acima do básico sobre o assunto!!
Se eu tivesse lido o livro a dois anos atrás, talvez minha resenha tivesse sido mais positiva. Recomendo ao leitor deste livro que leia outros livros, blogs, sites, assista vídeos, etc. Para fugir da superficialidade!!