Caio Henry 12/02/2024
Casais Inteligentes
Livro muito bom, ponto importante é que é super inclusivo. Todos os exemplos dos livros se encaixam tanto pra casais que ganham muito dinheiro quanto pra casais que estão começando a sua vida agora, e isso falta nos livros de finanças de hoje em dia, pois, não citam exemplos reais, e quando citam, só se encaixam pra quem já ganha rios de dinheiro.
Eu consegui me identificar e consegui identificar a minha parceira logo de cara, pois nas primeiras páginas do livro já foi apresentado os perfis, sendo eles:
? Financista, poupador, desligado, gastador e o descontrolado.
Depois de me identificar e identificar a minha parceira, a leitura ficou ainda mais agradável. Do início ao fim do livro pude pensar sobre nós dois como um casal e quais decisões devemos ou não tomar.
Todo o conteúdo do livro, ao meu entendimento, tem uma finalidade: Conseguir orientar os casais a atingirem a liberdade financeira.
Pra atingir esse objetivo o livro mostra pra gente como economizar, investir, se programar e qual é o tempo certo de fazer algumas coisas, como por exemplo uma viagem, comprar um carro, um imóvel e até quando cogitar a ideia de ter um filho. Então financeiramente esse livro é uma faculdade e deveria ser lido por todos os casais.
O que eu não esperava é que, além da parte financeira, o Gustavo Cerbasi entra na área do relacionamento do casal. Como o dinheiro, ou pior, como a falta do dinheiro causa problemas no casal e nos ensina a como passar/prevenir de momentos de crises no relacionamento. E o conceito mais interessante me foi apresentado na página 115:
?Muitos responsabilizam a pessoa amada pela rotina, quando na verdade isso pode ser consequência da falta de planejamento. E um bom planejamento financeiro pode diminuir bastante a rotina do casamento. Como?
O que vocês acham de incluir, entre os gastos essenciais do mês, uma verba para sair da rotina? Chamo essa verba de finanças da reconquista diária.?
Um dos maiores motivadores do fim de relacionamentos, além da falta de dinheiro, é a falta de novidade, a rotina, é a acomodação por parte do seu parceiro, a acomodação que faz com que o casal não se preocupe mais em se reconquistar, entrando numa rotina chata e cansativa, e que ao longo do tempo, inevitavelmente ocasionará o fim do relacionamento.
Quando o Cerbasi apresentou a ideia da ?verba da reconquista diária? me pareceu óbvio, mas é o óbvio que pouquíssimas pessoas aplicam, e a não aplicação desse ?método? pode acabar sendo o estopim pro fim de um relacionamento.
Nota 10/10 pra esse livro, não só pela parte financeira mas também pelo que eu aprendi sobre mim mesmo e sobre relacionamentos. Superou as minhas expectativas.