Edj 12/02/2009
Valioso testemunho da História política brasileira
A qualquer um que procure estudar a História do Brasil contemporâneo, ainda permeada por um marxismo rasteiro, a figura de Carlos Lacerda quase sempre aparecerá como a de um ser desprezível, reacionário, oportunista e antidemocrático: foi o estopim da morte de Getúlio, pregou a intervenção militar contra a eleição ganha por JK e foi um dos artífices do "golpe" (palavra com conotação ideológica profunda demais para deixar sem aspas) de 1964.
Só por esse motivo, a leitura de "Depoimento" já assume importância capital, pois promove uma dialética necessária no estudo dessa figura polêmica, mas sem dúvida fundamental à compreensão da História nacional.
No entanto, o livro oferece muito mais que isso. Lacerda era também um exímio crítico das peculiaridades do jogo político brasileiro, mostrando uma visão lúcida e até profética de uma época em que reinavam os extremismos e destemperos. E isso vindo de uma pessoa que por mais de 20 anos, desde o fim do Estado Novo até o advento do AI-5, esteve no centro da vida política do Brasil.
Como se todos esses elementos já não bastassem, também enriquecem o livro diversas anedotas e "causos" ocorridos ao longo da trajetória do autor, que demonstram o insuspeito valor de certas sutilezas na construção da História de um país.