Toda nudez será castigada

Toda nudez será castigada Nelson Rodrigues




Resenhas - Toda nudez será castigada


33 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Rachel254 28/07/2022

Sou suspeita no quesito Nelson Rodrigues, porém tão interessante quanto a história, é a resenha contida no final deste exemplar, recomendo à todos que façam esta leitura com atenção.
comentários(0)comente



Carlos Bennoda 11/11/2022

Meio mé
Toda uma volta pra esse final? Gente, leiam tudo é rio que é bem melhor. Tô decepcionado com o Nelson e tô com medo do livro que comprei dele, espero que seja melhor.
comentários(0)comente



Liliane 27/09/2024

Gostei bastante do livro, que na verdade é uma peça de teatro. Já conhecia um pouco da história e da premissa, mas o desfecho me surpreendeu. No entanto, acredito que a obra peca um pouco na falta de detalhes.
comentários(0)comente



Paula1882 26/07/2021

Uma obra que me causou muito incomodo por dois motivos diferentes. O primeiro é a abordagem de assuntos que nos faz enxergar o que de mais podre temos dentro de nós, mas esse incomodo não é ruim. O segundo é pela forma como as personagens femininas são descritas e pelo desfecho que causa nojo, esse sim foi um incomodo negativo.
comentários(0)comente



yapeixoto 24/06/2024

Comecei a ler a tirinha do Leandro Assis no Instagram e quis saber mais da história do que ele já desenhou, aí decidi ler o teatro.

É uma peça que trata de uma família completamente conservadora, mas com personagens que são nada mais nada menos do que bem hipócritas, como era de se esperar.

De Geni até Serginho, passando por Herculano, Patrício e todas as mil tias: dessa turma quero distância.
comentários(0)comente



Dk 17/10/2024

Nelson Rodrigues me dá vontade de ir ao teatro!
Acho que já disse isso aqui. Dessa vez cheguei a sua obra motivada pelas postagens semanais do ilustrador Leandro Assis, que fez uma adaptação maravilhosa da peça! Mas confesso que enquanto leio, sempre fico imaginando os atores e atrizes dando vida a essas estórias da sociedade de bem. É mais um exame minucioso da perturbadora natureza humana.
comentários(0)comente



Thai 21/03/2016

Herculano é um católico praticante que acabara de perder a esposa. Tem um filho de 18 anos chamado Serginho que ficou tão abalado com a morte da mãe que fez o pai jurar que jamais se relacionaria com qualquer outra mulher.

Desolado, Herculano pensa até em suicídio, o que chama atenção de sua família, principalmente de seu irmão Patrício, que então o apresenta à Geni, uma prostituta com quem ele se relacionava.
Herculano se revolta com a ideia de Patrício e sente repulsa por Geni, dizendo que jamais se relacionaria com outra mulher, principalmente uma mulher da zona como ela.

-
Herculano: "Ninguém te humilha! Você está debaixo de tudo! Você é um mictório público! Público!"
Geni: "Pois olhe. Você me disse que tua mulher não chegava a meus pés. [...]"
-

Patrício consegue reverter a situação, fazendo com que Herculano vá atrás de Geni. Eles começam então a se relacionar às escondidas, já que Serginho jamais aceitaria o relacionamento do pai com a prostituta.

Um dia Serginho flagra Herculano tendo relações com Geni. Ele fica transtornado, enche a cara e arruma briga com um homem boliviano num bar. Logo em seguida eles são presos e Serginho acaba sendo estuprado pelo boliviano e depois disso ele surta.

Herculano se casa com Geni, Serginho cisma que precisa se vingar do pai pela memória da mãe e ainda temos sua louca família no caminho. O que esperar do final dessa história de Nelson Rodrigues?

***
Por ser uma peça de teatro, o livro é todo escrito de uma forma diferente e está sempre mudando de cena.

A história já começa com Herculano escutando uma gravação de Geni, então tudo alterna entre passado e presente. No começo é um pouco confuso mas tudo vai se encaixando aos pouco e você acostuma com toda essa mudança.

Quem está acostumado com a forma com que o autor escreve, vai pegar o ritmo fácil. Este foi meu primeiro contato, então tive um pouco mais de dificuldade, mas nada que não pude ler em algumas horinhas, já que o livro é super curtinho.

Alguns aspectos me lembraram um pouco Bukowski, talvez por isso eu tenha gostado.
Como eu disse no começo, é uma história curta, direta, suja e pesada, então tão recomendo pra todo mundo. Eu já estou acostumada a ler coisas assim então foi tranquilo pra mim.

site: curaleitura.blogspot.com
comentários(0)comente



Thamires.Ohtsubo 18/11/2024

Toda nudez será castigada
A forma nua e crua com que Nelson escreve sobre a vida, sobre as circunstâncias, sobre a hipocrisia do ser humano me cativa.
Apesar de a leitura em forma de roteiro nao ser a minha preferida, nessa peça não atrapalhou a compressão. Pelo contrário, fiquei com vontade de assisti-la, de tão bem ambientada e descrita.

A hiprocrisia da família de Herculano e a ?supresa? final da peça são os ouros dessa obra para mim.

Leitura rápida e sensacional. Nelson é realmente incrível!
comentários(0)comente



Dynne 09/10/2024

Escândalo íntimo da família tradicional brasileira
Eu comecei a acompanhar essa história pela adaptação em quadrinho do Leandro Assis, que vale ressaltar está maravilhosa.
Nelson Rodrigues captou bem a essência das famílias moralistas que abominam o que consideram pecado, mas que dentro de quatro paredes fazem igual ou pior.
Fiquei presa ao enredo desde o primeiro quadrinho, e a cada plot twist eu ficava mais e mais ansiosa para saber o que aconteceria em seguida.
Enfim, foi uma ótima leitura que me fez ficar curiosa com outras obras do autor. (Mas queria ler com os traços do Leandro Assis tmb)
comentários(0)comente



Luiza_y 26/08/2024

Eu ia lendo e colocando um ponto de interrogação a cada frase que passava tamanha incredulidade e essa nem é a pior do Nelson...
comentários(0)comente



olramnaeg 06/01/2016

Resenhando Celeremente: Toda Nudez Será Castigada.
A peça conta a história de Herculano e Geni. Geni é uma prostituta e Herculano um católico praticante. Após a morte de sua mulher, Herculano e seu filho, o jovem de 18 anos chamado Serginho, ficam muito abalados e juram um ao outro luto eterno. Herculano, mais abalado que o filho, a principio, desperta a atenção de sua família para um eminente suicídio. À vista disso, seu irmão Patrício resolve por fim a esse sofrimento apresentando-o a prostituta Geni. Num primeiro momento Herculano sente apenas repulsa por essa ideia e por Geni, num segundo momento quem irá correr atrás da Geni é Herculano. Quem não aceita de maneira nenhuma essa relação do pai com Geni é seu filho Serginho. Ele vive em estado permanente de luto e por diversas vezes cobra de seu pai o juramento que ele o fez de nunca mais fazer sexo com outra mulher. Ao descobrir e ver seu pai nu com Geni no jardim, Serginho surta e arruma briga com um boliviano, que o estupra na cadeia. A partir daqui acontecem muitas reviravoltas curiosas e divertidas.
comentários(0)comente



mariaemebe 24/06/2024

Minha primeira vez com Nelson Rodrigues
E eu achava que iria gostar mais. Não que seja uma narrativa ruim, não é isso. Mas se leio imaginando como uma peça em seu texto final, acho que fica faltando algo. Consigo, inclusive, contextualizar no momento histórico e acho que cumpre a sua função, mas apenas sinto falta de uma escrita melhor elaborada (e não estou falando de erudição ou norma culta). A minha sensação é de que poderia ser/dizer mais. Não me encheu os olhos. Talvez eu precise dar a chance pra uma segunda vez com o autor.
comentários(0)comente



gabie_uriel 29/02/2024

Nossa que livro bom! Eu adorei o modo como as cenas foram construídas e os esquemas de durante uma conversa se mostra um passado que explica a conversa atual, simplicidade genial!
Os personagens são ótimos mas estaria mentindo se dissesse que eu achei eles perfeitamente bem desenvolvidos, acho que teria sido bom se existissem algumas outras cenas com mais desinvolvimento das relações dos personagens para ficar melhor.
No mais não achei um texto pesado como muitos disseram, ele tem seus pontos de choque mas no geral achei tranquilo.
Dentre os textos de Nelson não diria que é o melhor mas é um texto ótimo e me agradou demais.
Fico feliz em dizer que esse texto será o texto de uma peça de teatro que irei fazer ano que vem, fico grata a esse texto e fico feliz de ter tido a sorte de fazer logo de primeira um texto tão bom como esse!
comentários(0)comente



lucasfrk 20/05/2023

Toda Nudez Será Castigada ? comentário
Esta paródia/retrato dramática(o) da sociedade urbana carioca dos anos 1970 carrega um amálgama de temáticas e questões essenciais da dramaturgia rodrigueana, tais como: a dissolução familiar, a dicotomia do velho e do novo, a família como símbolo de um passado, a impossibilidade do homem moderno, a homossexualidade, a prostituição, a comicidade trágica, a pulsão de morte, entre outros. Nelson Rodrigues traz uma veia expressionista a esta peça, pois, assim como em Vestido de Noiva, Valsa Nº 6, Boca de Ouro e Bonitinha, Mas Ordinária, Toda Nudez Será Castigada narra os fatos através da ótica de uma personagem (neste caso, Geni narra os acontecimentos através duma gravação, ao que Herculano rememora e reimagina os eventos).

O fanatismo tramitado nos diálogos obscenos traz um efeito corrosivo, por vezes humorístico, num misto de degradação e santificação, de pornografia e de castidade, de grotesco e de sublime, e de trágico e de cômico. Aliás, nesta como em muitas outras peças de Nelson, a figura mais moralmente ?pura? e digna de empatia é o arquétipo da prostituta. Esta última fase é a mais subestimada pelo academicismo, mas é a que capta com mais potencial dramático e expressivo a atualidade da temática e o controverso discurso rodrigueano.
comentários(0)comente



Trevosinha 19/01/2022

Esse livro é muito bom. Li praticamente em um dia. ( grande coisa kkkk). História muito chocante foi por isso que teve muita censura kajahjaka
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR