Mary Manzolli 10/07/2021
Muito legal para os adolescentes
Para ser honesta, a leitura deste livro não foi, exatamente, uma escolha planejada. Comprei baratinho numa dessas feiras de rua com a intenção de passar para a Elis, minha filha, quando ela estivesse preparada e já faz uns bons anos que está aqui meio encostado. Encomendei os livros do mês de julho, mas ainda não chegaram, então fui "cavocar" a estante aqui de casa em busca de algo para preencher o vazio enquanto a minha encomenda não vem.
Mas até que foi uma boa pedida já que venho de uma sequencia de obras com temáticas densas, e acabou sendo um "relax" bem-vindo. É um livro voltado para o público jovem e pesquisando descobri que, na verdade, este é o primeiro volume de As aventuras de Samuel John, que possui outros dois volumes.
Mas falando do livro, achei a história muito criativa e adorei o subtitulo "Os portões ? um romance estranho para jovens estranhos" porque a gente vai lendo e é, exatamente, isso. O enredo, a princípio, até parece uma besteira adolescente de um garoto, seus amigos e seu cachorro tentando evitar que demônios vindos do infernos, dominem a Terra, mas na verdade é cheio de citações e mensagens subliminares, várias notas de rodapé e curiosidades que explicam Ciência, Literatura, Filosofia e Religião numa linguagem simples e bem humorada, um prato cheio para jovens curiosos.
No final das contas o que era para ser apenas um passa tempo despretensioso, virou uma indicação. Além de diversão garantida para os adolescentes também tem muita informação interessante para acrescentar. Até eu que sou macaca velha, aprendi umas coisinhas.
Eu costumo ler quase todos os livros que dou para a Elis e sempre faço o exercício de enxergar o contexto com a cabeça dela para que possamos discutir depois, então para mim não é uma novidade este tipo de leitura, mas para um adulto não habituado, é compreensível que as percepções sejam outras, então se for para encarar esta indicação, que seja com mente aberta.
Sigam-me no Instagram @marymanzolli. Lá tem outras resenhas.