Paloma 28/06/2018ExcelenteLançado em 1884 e escrito por Mark Twain, o livro foi escrito como uma continuação de ?As aventuras de Tom Sawyer?, mas o grande sucesso de ?As aventuras de Huckleberry Finn? tornou-o independente deste.
O livro narra as aventuras do menino Huck Finn, após escapar do seu pai alcoólatra e violento e da viúva que tentava ?civilizá-lo?, tendo como companhia o escravo fugitivo Jim.
Nessa minha primeira leitura do autor, fiz o mais difícil e fui ler o livro no idioma original e sofri um bocado. Mark Twain diferencia (com razão) as linguagens dos personagens: a maioria fala de um jeito ?caipira?, Huck além de falar desse jeito ainda comete erros por ser criança e Jim tem ainda uma linguagem diferente por ser escravo e não ter estudo. Então, para digerir tudo isso em inglês foi bem complicado.
Apesar dessa minha dificuldade específica, o livro tem uma narrativa bem fluida e divertida. As peripécias dos protagonistas são muito engraçadas. Huck é muito esperto e sabe se virar. E como a história é narrada por uma criança tem um toque ingênuo.
Entretanto, o livro é bem polêmico. Por retratar a sociedade sulista da época, é considerado racista por muitos. O que as pessoas não compreendem contudo, é que o autor faz sim uma crítica social e não é porque usa a palavra nigger (que é considerada extremamente preconceituosa hoje em dia) que ele é contra os negros. Pelo contrário, por ele ter feito um retrato extremamente fiel é que as pessoas o condenam. Ademais, muitos que baniram a obra nas escolas públicas não consideram Huck Finn um bom exemplo a ser seguido, já que ele não gosta de estudar nem ir à missa, conta mentiras e ainda ajuda um escravo a fugir.
Acho que o livro é extremamente rico, sabe ir do drama para a comédia sem perder o tom e ainda traz muitas reflexões sobre liberdade, amizade e o que é certo e errado.
Um clássico a ser lido e relido por todos. Livro excelente!
?Mas é sempre assim, não faz diferença se você faz o certo ou o errado, a consciência de uma pessoa não faz sentido, apenas vai pra cima dela de qualquer jeito. Ela ocupa mais espaço que todo o resto das entranhas da pessoa e mesmo assim não funciona?
https://aragakibr.wordpress.com/2018/06/28/the-adventures-of-huckleberry-finn/