dora!! 14/08/2024
Eu ganhei esse livro em 2018, quando eu estava no sexto ano, e saber dessa história me deixou em um choque completo e até mesmo com medo. Me lembrei da existência desse livro e resolvi reler-lo, porém o medo que antes eu tinha, se transformou em raiva.
O livro é chato e entediante, tendo emoções e causando interesse a partir da parte preta ? o que é muito triste dizer, já que é quando infelicidades começam a aparecer, mas infelizmente é a verdade. Além disso, os personagens são muito irritantes, chegando em um nível de burrice extremo.
Acredito, sim, que nessa posição, os familiares torcem e esperam pelo o bem de um parente que entrou nesse mundo complexo e terrível que envolve as drogas, mas uma coisa é você ser positivo, outra coisa é você causar males apenas por continuar com uma ignorância, achando que milagrosamente tudo irá dar certo, mesmo o esforço dos envolvidos sendo em 10%.
Não sei se a história é verdadeira ou se foi baseada em alguma real, mas se isso realmente aconteceu, sinto informar, mas a família foi muito inocente; principalmente pelo o fato de saberem como as drogas são coisas fortes, era nítido que sem ajuda psiquiátrica e médica, nada iria melhorar, mesmo o Renato e toda a família desejando pela a sua melhoria.
Muitas coisas poderiam ser facilmente resolvidas se os personagens fossem um pouquinho mais espertos.
Detestei ter uma menção ao cristianismo um milhão de vezes. Não estou falando que a autora não deveria ter feito isso, pois provavelmente era a sua crença (acreditem, também é a minha!), mas chega a ser desconfortável como a cada página o mencionavam. Creio que muitas pessoas que não são dessa religião, se sentiram muito desconfortáveis, porque chega a ser maçante o tanto que fica repetitivo.
Também tem as expressões ?Você entende??, ?Entende?? e derivados, que também batiam de frente com a menção à religião.
Além dessas duas coisas, tem o fascínio pelo o governo, que obviamente era outro, porém ainda assim; acredito, sim, que os brasileiros deveriam dar um valor a mais para o Brasil e não ficarem bajulando apenas pessoas de fora, mas esse nível de patriotismo também chega a ser desconfortável.
Escrita confusa e bem desorganizada, ? talvez tenha sido por conta da editora, não sei ? assim como as passagens de tempo e narração.
Honestamente, nem sei o porquê de esse livro ter 1 estrela, porque nem isso merece. Acho que só ganhou essa nota porque o assunto realmente é importante.