O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro




Resenhas - O Estudante


158 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Cainagouvea_34 17/02/2024

Antes de ler esse livro vi pessoas recomendarem ele como essencial. Acredito que muito da aclamação que esse livro tem vem muito da nostalgia, visto que muitos leram ele na infância ou adolescência.
O livro é dividido na chamada parte azul, que apresenta a família dos irmãos protagonistas Renato e Roberto, e a parte negra que mostra à batalha contra a droga por parte de Roberto e sua família. O livro de certa forma é datado com diversas questões que podem ser interpretadas como muito problemáticas para a conjuntura social que vivemos, o livro foi escrito no período da ditadura militar, então é bem comum ver nesse livro uma propaganda muito conservadora, de proteção dos bons costumes e até mesmo de amor exacerbado a pátria, além de em diversos momentos o protagonista Renato, na parte azul do livro citar o então secretário de segurança de São Paulo, Erasmo Dias como um "Exemplo", mas a história mostra que o garoto prodígio está em muito errado.
Sobre o livro em si achei a parte azul bem estressante justamente por esses problemas, além de não manter um bom ritmo. Já a chamada parte negra embora apresente novos problemas acaba sendo bem melhor de ritmo, e mais interessante também, embora seja exagerada em algumas partes, mas apresenta um bom final pro livro.
Acredito que para chocar a audiência a qual o livro foi destinado a autora tenta forçar a visão de que é uma história real, e no começo eu realmente fiquei em dúvida se era ou não, mas com coisas que acontecem mais pro meio do livro é inegável dizer que não passa nem perto disso.
Enfim, não é o livro que eu recomendaria para algum aluno ou qualquer outra pessoa, não acho que aborde de maneira coesa e da forma que deveria ser este tema, além das diversas problemáticas que as evoluções sociais resolveram desde o ano em que o livro foi publicado, não sei se vou ler os outros dois livros da trilogia visto que esse era o mais comentado e ainda sim não me agradou, mas quem sabe um dia eu lerei.
comentários(0)comente



Nacrauds 19/10/2024

Impactante
Li esse livro quando ainda tinha 12 anos, foi um dos únicos livros que li na adolescência.
Me lembro que a história dele foi bem impactante para época, eu gostei da leitura e foi um livro que me marcou muito!
Fui uma das únicas da turma a ler.
Ele me fez ter um choque de realidade. Ótimo livro!!
comentários(0)comente



Rafael 17/08/2009

Li este livro pela primeira quando estava na setima serie do ensino fundamental. Era leitura obrigatoria para a prova de redação. Achei a ideia das partes AZUL e PRETA imensamente original. A história em si, embora verdadeira, é um baita clichê no refere às drogas. Os mais teimosos passam longe deste livro. Não foi o meu caso. Li. Gostei. E recomendo pra quem estar no fundamental. Os adultos pouco tem a "curtir" nesse livro.
comentários(0)comente



Ana Ferraz 05/11/2009

Os pais deveriam dar de presente aos seus filhos adolescentes.
fala do caminho sem volta que é o das drogas.
comentários(0)comente



Breno'' 22/06/2010

Li por ler !
Li mas não achei lá grande coisas não a história fica interessante e derrepente, acaba !
comentários(0)comente



Jeeh 31/07/2010

Perfeito.
Adorei o livro, pois mostra a realidade de muitas familias, o pesadelo das 'drogas'. Achei um excelente exemplo, e um ótimo livro para todas as idades, principalmente para jovens, pois é na juventude que aparece mais os famosos "convites". Pois mostra o sofrimento dos pais e do irmão de quem mexe com drogas, mostra tambem como uma pessoa pode se transformar por causa delas.O fato do pai ter matado o filho, foi a parte mais dolorosa, pois ele estava de mãos atadas, e não tinha outra saída, e sua depressão logo após a morte de seu filho foi cruel, pois todos nós que realmente lemos o livro sofremos junto com ele (eu pelo menos sofri, rs) . Adorei como a Adelaide Carraro aborda essa tese.

Aprendi; que é melhor se sair como o CARETA da turma do que acabar se auto destruindo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gigi 12/12/2012

Muito bom é baseado em uma história real. O tema principal desse livro é são as drogas, tema muito atual, e pelo visto algo que nunca vai sair dar história. Linda história e muito educativo, vale a pena!
comentários(0)comente



Ana Cláudia 13/04/2013

Opinião pessoal.
O Estudante foi um dos melhores livros que já li.
É um livro excelente!
comentários(0)comente



Jairo 22/05/2013

A verdade do livro.
O retrato da realidade de hoje, é como se nunca muda-se nossa vida, o rico se droga destrói sua família, choca a mídia com tragedia e com o passar do tempo cai em esquecimento,mais se todos fizessem uma reflexão do conteúdo do livro poderia ver a angustia passado pelo pai de Renato, ao tirar a vida do próprio filho, pra quem é pai e ama seu filho é difícil não se preocupar, mesmo que tenhamos sido educado, não podemos entender o que passa na cabeça dos nossos filhos, porque tudo mudo e evolui ao passar dos anos,e o acesso a tudo se torna mais fácil,a cada ano.
Que as pessoas leiam esse livro e se atentem para tudo ao seu redor, porque a maldade nos ronda a todo momento, no transito, no trabalho, em sala de aula, na rua, nas amizades em tudo, somos presos e não livres.
comentários(0)comente



Lilly 23/05/2013

Foi o meu primeiro livro que li,me emocionei demais com essa história,eu tinha apenas 8 aninhos quando li,depois disso iniciou minha paixão pela leitura.
O que eu aprendi foi sempre respeitar a familia acima de tudo pois elas sim são nossa amiga e quer o nosso bem,e evidentemente ficar distante das drogas,pois ela só nos leva a ruina.
comentários(0)comente



Anna Paula 16/01/2015

Sóbrio e claro
Das melhores abordagens que já li sobre drogas, em qualquer fase da vida e de todo tipo de envolvimento com elas. Recomendo para reflexões individuais e em família, amigos. Bastante tocante, mas com as devidas doses de realidade e ficção.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Silvana 14/06/2015

Um livro que marcou a minha adolescência!
Na época em que eu li esse livro fiquei muito chocada! Muito forte e triste.. O livro é dividido na parte azul e na parte negra. Na primeira parte, a azul, conta a vida do garoto Renato e seus familiares, antes do envolvimento com as drogas. Após, na parte negra, já é relatado o período tenso do envolvimento com as drogas e as suas consequências. Adelaide Carraro escreveu esse livro através dos relatos de Roberto, irmão mais novo de Renato, que resolveu extravasar toda a dor e que ele sentia pelo fato de seu irmão ter se envolvido com as drogas. Essa leitura realmente deveria ser obrigatória em todas as escolas e famílias! Pretendo reler ainda.
comentários(0)comente



Duda Ribeiro 06/11/2018

O Estudante.
Um excelente aluno que tinha tudo para ser possuidor de grande sucesso no futuro, um adolescente excepcional, de boa índole, um exemplo para todos e amado por uma grande quantidade de pessoas acaba caindo no posso mais profundo e obscuro que nossa sociedade atual já esteve. O mundo das drogas.
Esse livro nos mostra que até os mais fortes podem cair, que não podemos nos desequilibrar nem um momento si quer, pois estamos sempre a beira de um penhasco. Além de mostrar as terríveis consequências da entrada nesse mundo, nos revela ainda a complexa e ao mesmo tempo simples, mecânica por trás de um crime tão brutal e destrutivo.
Recomendo muito esse livro para os pais, mais principalmente para os adolescentes e professores, pois até mesmo nas escolas coisas assim podem acontecer e devemos estar sempre atentos.
comentários(0)comente



158 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11