Raquel Machado 03/03/2015Um livro extasiante que nos faz pensar sobre a vida.Sangue de Adão, foi um livro que me surpreendeu em muitos sentidos. Já nas primeiras páginas ficamos vidrados em acompanhar a história de Miguel e de sua família e somos levados a pensar no que realmente importa para nós. Estamos dando valor as coisas certas na vida? Ou somos levados pela multidão e esquecemos do que realmente importa? Gosto muito de livros assim, que nos fazem pensar e repensar nos trazendo uma perspectiva diferente de tudo.
Além disso, temos como pano de fundo a descoberta do novo vírus, que não é tão longe de nossa própria realidade. Gostei muito também desse quesito, pois torna a história mais factível. Seria um apocalipse final?
Somos levados a ver vários pontos de vista, o que realmente acontece quando algo assim aparece em nossa realidade. Me peguei pensando como me sentiria se estivesse no lugar dos personagens, realmente é uma situação delicada onde nos sentimos impotentes quanto ao verdadeiro sentido da vida.
O enredo conta ainda com uma boa dose de religião, mas calma isso não é ruim, não temos pregações ou somos levados a novas crenças, mas sim apenas sobre pensar sobre elas. Talvez por pensar semelhante ao autor essa parte me agradou, porém saliento que para os mais religiosos possa incomodar um pouquinho, pois somos levados a pensar no verdadeiro sentido da vida e na fé que carregamos todos os dias.
Sobre a capa como comentei anteriormente ela pode enganar a primeira vista, tendo em vista algo como um gênero terror ou sobrenatural, porém ao ler a história consegui entender perfeitamente a escolha da capa que para mim se encaixou como uma luva na história, pois para mim ela representa, Yama, a própria morte. O nome do livro também devo comentar foi muito bem escolhido, nunca poderia imaginar porque de tal título até ler a história, o autor acertou em cheio nesses quesitos.
Sobre a diagramação e revisão, não encontrei erros ortográficos no texto e a diagramação é muito boa, dou uma ênfase especial a primeira página de cada capítulo que tem uma cor diferente, um detalhe interessante para o livro.
Sobre os personagens, Miguel foi um personagem que ganhou meu respeito, a princípio o achei egoísta e arrogante, por certas atitudes, mas com o tempo fui entendendo e compreendendo suas ações, além do que o próprio personagem sofre uma evolução constante o que o torna mais humano. Patricia sua esposa, é realmente um personagem forte. Suas atitudes me levaram a pensar em uma mulher inabalável, de uma grande fé, seus filhos também me agradaram, principalmente Miguel que ganhou meu coração. Os personagens secundários também não deixam nada a desejar e nos vemos entrelaçados em suas vidas.
O final do livro foi extasiante, realmente me senti agonizada com tudo que aconteceu e a reviravolta que o autor deu, me surpreendeu muito, me vi de boca aberta com tudo que estava acontecendo, sem querer acreditar, rezando para tudo dar certo no final. A mensagem que o livro passa é linda e com certeza mexeu muito comigo.
site:
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/03/sangue-de-adao-de-marson-alquati.html