Francieli.Triches 22/07/2024
Avaliar a aprendizagem
A leitura deste livro foi motivada pela minha necessidade de repensar o processo de avaliação, afinal como educadora/professora sou socialmente obrigada a avaliar os meus estudantes atribuindo notas de 0 a 10 para o quanto considero que eles conseguiram aprender do conteúdo que discuti com eles em aula.
O livro é uma coletânia de 9 artigos, nos quais o autor apresenta alguns pontos que deveriam ser considerados no processo de avaliação das aprendizagens de estudantes da educação básica, pontos esses que são por vezes ignorados pelos professores pela dificuldade de implementação dos mesmos nas avaliações, como por exemplo criar métodos avaliação individualizados, e situções nas quais os estudantes sejam confrontados pelos educadores ou por seus pares a defender sua forma de pensar.
Outro ponto levantado foi que a sociedade acabou se acostumando com avaliações em formas de notas a tal ponto, que os pais esperam receber estas notas comp confirmação do bom desempenho dos seus filhos ou como preparação para obter ao final o fracasso escolar, acaba que estas notas acabam sendo em muitos casos o único assunto sobre os acontecimentos escolares discutidos entre pais e filhos.
Perrenoud pontua também que o longo tempo que forçamos os estudantes a permanecerem em uma sala de aula, interagindo com outros estudantes e sendo constantemente observado e avaliado por um professor, pode ser considerado um crime contra a privacidade da criança e também contra a privacidade do professor que é permanentemente observado e avaliado por seus alunos.
A avaliação é uma forma muito cruel de segregação social, ela inevitavelmente separa as turmas entre os estudantes que tiraram boas notas e os que foram mal na avaliação. Mas resta a dúvida: qual desses dois grupos aprendeu mais sobre o assunto do momento em que ele foi discutido em aula até o momento da avaliação? Seria possível considerar isso na avaliação de alguma forma? Enfim... pensar sobre.
Foi uma leitura muito enriquecedora, recomendo a todos os educadores, afinal acho importante repensarmos os processos de avaliação.