A intimação

A intimação John Grisham




Resenhas - A Intimação


42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Gustavo 07/06/2014

Dinheiro...
Dinheiro, e mais dinheiro. Coisas que o dinheiro nos proporciona, coisas que o dinheiro nos tira... Enfim, Dinheiro e suas verdades.
comentários(0)comente



Teo 07/06/2014

'A Intimação' demora a envolver, mas quando o faz mantém o leitor curioso para com sua resolução. Não se tratando de uma "obra de tribunal" (como a maioria das obras de John Grisham adaptadas para o cinema), percebe-se uma conotação mais pessoal neste 'A Intimação' e isto é um diferencial positivo. O desfecho pode até soar simplista, mas a jornada de leitura faz os possíveis equívocos da obra valerem a pena. Por fim, este foi um bom primeiro contato com a literatura de Grisham.
comentários(0)comente



Lucas 21/01/2024

Um bom passa tempo
Depois que o seu pai, o grande Juiz morre, Ray passa a ser o inventariante. Enquanto está na casa só seu pai descobre uma grande quantidade de dinheiro escondido que não faz parte do testamento, que beneficia ele e seu irmão.
Ele começa, então, una investigação para saber de onde veio aquele dinheiro. Seria algo ilegal? Tinha uma reputação a zelar do seu pai. Deveria adicionar ao testamento? Enquanto realiza sua investigação minuciosa e cuidadosa para que ninguém saiba a respeito, Ray está sendo perseguido e ameaçado.
De modo geral é uma boa história, mas a narrativa demora muito a se tornar atrativa, grande parte do texto se prende aos problemas que a família passou e a vaidade de Ray.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



danielsiqueira 06/09/2010

Esse livro não acaba
Enquanto lia este livro, apreciava muito a história e o mistério. Mas o seu ponto fraco, que põe tudo abaixo é o final. Ou falta dele.
comentários(0)comente



Fernanda 26/09/2013

A intimação - John Grisham
Inicialmente o enredo é fascinante, é envolvente e desperta curiosidade. Oque você faria se encontrasse 3 milhões de dólares do aparador da velha casa de seu pai, que acabara de falecer? Bom a história se desenrola a partir deste ponto. O motivo pelo qual classifiquei o livro com 3 estrelas, foi pelo fato que como uma brilhante história o livro desperta muitas incertezas e fatos pequenos podem despertar certo poder investigativo em nossas mentes. Mas não se mostrou tão surpreendente no decorrer da história, se tornando um pouco monótono. O final me surpreendeu, achei bem interessante a inversão que ocorre. John Grisham escreve com certo manuseio e isso faz com que nos viciamos.
comentários(0)comente



T 28/08/2013

o tema central do livro não conseguiu despertar tanto minha curiosidade. assim, ele parece se arrastar para chegar a um final.

o final, porém, é ótimo, pois nos faz pensar.
comentários(0)comente



Marlon Teske 27/10/2010

Três milhões de motivos pra ler.
A Intimação é um livro diferente do primeiro tomo que li do autor, tanto pelo fato de ser uma história de ficção e não verídica, quanto pelo próprio esquema narrativo. Esse é um romance. Ainda com advogados e causas jurídicas, mas ainda assim um romance. E eita que história bem contada.

Ray Atle é professor de direito em uma conceituada universidade, divorciado ( a mulher o trocou por outro mais rico ) que tem como hobby pilotar aviões nos fins de semana, alugando um velho aparelho para umas voltas. Ele e o irmão mais novo - viciado em drogas desde a adolescência - tiveram atritos com o pai, o Juiz Atle de uma cidadezinha fim de mundo, e cada qual foi viver sua vida.

Em dado momento, Ray recebe uma carta do velho pai pedindo que ele e o irmão comparessam até Maple Run ( Maple Ruin, de acordo com o protagonista ), a casa onde viveram por parte de suas vidas. Esta, datilografada pois o velho juiz não gostava de modernismos, especificava diretamente do que se tratava. Ambos deveriam comparecer para acertar os detalhes legais do testamento do velho juiz.

Ray pede alguns dias de folga do trabalho, entra em seu carro esporte e dirige oitocentos quilômetros até o ponto de encontro. Lá chegando, dá de cara com uma cena inusitada. Seu velho pai, vestido, de banho tomado e barbeado está sentado no centro do escritório, morto. As mãos cruzadas diante do peito.

E, embaixo da estante, perfeitamente acomodados e intocados dentro de caixas de papel de carta, três milhões de dólares em notas de cem e um testamento dizendo que tudo o que ele possuia deveria ser repartido meio a meio entre os dois filhos. O detalhe: o único que sabe da fortuna é o próprio Ray.

Dali pra frente a história avança. E, como já disse, que história bem contada. A tentação de ficar com todo o dinheiro, o dilema de entregar ou não um milhão e meio de dólares para um irmão viciado e descontrolado e por fim: de onde diabos saiu a grana se o juiz valentão nunca havia aceito suborno, nunca havia declarado uma fortuna como aquela e que jamais em toda sua vida chegou perto de ganhar um terço daquela quantia.

Vão correndo ler!

Lido em Fevereiro/2008
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patricia Peres 08/04/2013

Muito blá blá blá pra pouca história
Ainda bem que o livro é fino e consegui ler rápido, pois é muita enrolação. Se fosse retirar tudo que não agrega à história, sobraria menos de um terço do livro! É o primeiro livro que leio do autor. Achei que ele escreve bem, foi uma leitura fácil, porém na minha opinião a história foi fraquíssima.
comentários(0)comente



Renata CCS 20/02/2013

Uma desinteressante literatura policial
Em A INTIMAÇÃO o professor de Direito Ray Atlee, da Universidade da Virgínia, recebe uma intimação de seu pai, um juiz aposentado, pedindo que fosse até sua casa em Clanton, Mississipi. O pai está doente há algum tempo e Ray sabe que deve tratar deste assunto juntamente com seu irmão Forrest (a ovelha negra da família, sempre envolvido com drogas). Ao chegar à mansão, Ray encontra o pai já morto, no sofá, e ao lado dele um pacote de morfina e várias caixas com montes de notas de cem dólares, totalizando uma fortuna. Encontra ainda um testamento que o encarrega de fazer a divisão dos bens entre os dois irmãos. Sem saber a origem do dinheiro e que atitude tomar, Ray decide escondê-lo do irmão até que tudo possa ser esclarecido. A partir deste momento, sua vida dá uma reviravolta: ele passa a receber ameaças de alguém que sabe do dinheiro escondido e o quer para si. Dos três livros que li deste autor, este sem dúvida, é o mais fraco. O enredo não deslancha, os personagens não cativam e a história chega a ser forçada em alguns momentos, distancia-se demais de uma realidade que tentou demonstrar. O desfecho em nada foi surpreendente: eu diria que até previsível e desinteressante. O livro não empolga, é cansativo e monótono em quase sua totalidade. Há dramas melhores, inclusive deste mesmo autor. Honestamente, este eu não recomendo.
comentários(0)comente



Rita Nunes 26/10/2012

Esse é um livro bem adulto, digo isso porque costumo ler de tudo, inclusive livros infantojuvenis, e esse é o tipo de livro que os mais inexperientes achariam "parado demais". O livro trata de um homem diante de um dilema moral, e sua decisão acaba colocando em risco sua vida. É escrito com maestria, tanto que é quase inevitável pensar: e se eu estivesse no lugar dele? Quando o personagem, Ray, relaxa, mais alguma coisa acontece que o leva novamente ao estado de apreensão.
Só posso dizer que é um excelente livro. Leitura forte e envolvente.
comentários(0)comente



Matheus 28/11/2012

Esse livro me mostrou que John Grisham é um excelente escritor e que seu estilo me chama muita atenção. Esse livro me chamou atenção pelo fato de ser um livro lento, mas a história é deveras envolvente. Nesse ponto, Grisham me ganhou... A forma como é contado faz com que "A Intimação" seja uma excelente leitura, com um enredo muito interessante e bem construído, personagens muito bem caracterizado e com personalidades fiéis e, acima de tudo, um final surpreendente e uma história bem construída. Vale muito a pena lê-lo.
comentários(0)comente



kellen.suamy 12/02/2010

É um livro fácil de ler... te deixa um pouco curioso, mas, apesar de amar John Grisham, acho que faltou um pouco mais de envolvimento do personagem principal com os demais personagens... por isso dei 3 estrelas... na minha opnião faltou um "entrosamento" maior entre os personagens.
comentários(0)comente



Silva Júnior 27/06/2010

John Grisham é sempre um leitura agradável...
Com um final surpreendente, este livro serve como uma lição de moral e de como julgamos os outros pelas aparências.

Também segue a linha do autor ao mostrar os meandros da justiça com a corrupção de juízes e advogados.

Se comparado com os outros livros de John Grisham que já tivemos a oportunidade de ler, colocamos este em terceiro lugar. Mesmo assim vale a pena ler e por isso, EU RECOMENDO.
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR