Natalyreiss 23/09/2024O poder de ser útil.Este foi o primeiro livro que eu lido o autor?, e me surpreendi positivamente.
O livro, em si, é angustiante. Porém, a linguagem do autor é até relativamente simples, porém com palavras duras e difíceis de engolir.
A metamorfose que é descrita no livro me fez refletir sobre aquilo que somos x aquilo que fazemos. Após descobrir que havia se tornado um inseto gigantesco, a primeira preocupação do personagem principal é como que ele vai chegar no trabalho na hora certa, pois ele é único que trabalha dentro de casa e precisa sustentar a família. Com tempo, conforme ele percebe que não deixará de ser um inseto, ele passa a não ser ninguém, Pois sem trabalhar e sem sustentar a sua família, quem ele é?
Eu refleti muito sobre pessoas que, após um tempo, não podem mais trabalhar, ou quem passou por uma situação traumática. Para algumas famílias, essa pessoa se torna realmente um inseto. Em relação ao final do livro, considero extremamente angustiante, mas necessário para o nosso pensamento. O texto é bem curto, em torno de 60 páginas, porém é de uma complexidade muito grande. Recomendo muito a leitura.